08/12/2023

Pesar pelo falecimento do cirurgião geral Celso Paulo DallOglio, de família pioneira de Toledo

Nascido na cidade, tinha 75 anos de idade e 50 de graduação em Medicina. Era filho do primeiro médico e primeiro prefeito toledano e de origem de tradicional família de médicos. Despedida ocorre nesta sexta (8)

 O Conselho Regional de Medicina do trabalho registra com pesar o falecimento do médico, Celso Paulo Mariani Dall’Oglio (CRM-PR 3.678), de tradicional família pioneira de Toledo e com destacada atuação na área da Medicina. Especialista em cirurgia geral e medicina do trabalho, ele tinha 75 anos de idade e 50 de graduação em Medicina pela Universidade Católica do Paraná, Campus de Curitiba.

clique para ampliarclique para ampliarDr. Celso, em imagem da Câmara Municipal de Toledo. (Foto: Arquivo)

Nascido em Toledo, em 23 de julho de 1948, o Dr. Celso Paulo era filho do também médico Ernesto Dall’Oglio (CRM-PR 748), o primeiro prefeito da cidade do Oeste paranaense, e que faleceu em março de 2006. O Dr. Celso chegou a ser eleito vereador no período de 1989 a 1992, sendo presidente da Câmara Municipal nos dois últimos anos de mandato.

O médico estava afastado das atividades médicas devido a problemas de saúde. Devido ao Mal de Parkinson, passou os últimos tempos residindo na fazenda da família, na região Oeste e onde veio a falecer na tarde de quinta-feira (7). O corpo está sendo velado na Cripta da Catedral de Toledo nesta sexta-feira (8), sendo que o sepultamento está marcado para 15h no Cemitério do município. As condolências da classe médica aos familiares e amigos.

O Dr. Celso Paulo Mariani Dall’Oglio deixa a esposa, dois filhos e dois netos. Um dos filhos é o cardiologista Fernando Luiz Dall’Oglio (CRM-PR 25.136), formado no início de 2006 na Evangélica-Mackenzie. Também era sobrinho dos também médicos Adolpho Dall’Oglio (CRM-PR 382), irmão de seu pai, e de Ivo Dall’Oglio (CRM-PR 2.891), já falecidos. Contava ainda com vários outros familiares ligados à Medicina.

clique para ampliarclique para ampliarNota de pesar da AMT. (Foto: Divulgação)

A Representação Regional do CCRM-PR em Toledo e a Associação Médica de Toledo manifestaram pesar pelo falecimento do médico. A prefeitura de Toledo decretou luto oficial de três dias e emitiu nota de pesar.

Nota Oficial

A Prefeitura de Toledo decretou luto oficial de três dias pelo falecimento do médico e ex-vereador Celso Paulo Mariani Dall’Óglio, ocorrido nesta quinta-feira (07), por conta de complicações da Doença de Parkinson. 

O Decreto Nº 1.006/2023 enaltece as qualidades do cidadão que em vida honrou “os mais dignos sentimentos de pessoa dedicada às causas da comunidade toledana, seja no exercício do mandato de vereador, na legislatura 1989-1992, quando, inclusive, presidiu a Câmara Municipal de Toledo no biênio 1991-1992, seja como servidor público, na condição de secretário da Saúde, seja como profissional da medicina, funções que sempre desempenhou com grande profissionalismo, competência”. 

O texto ainda destaca a “dedicação e o trabalho desenvolvido por Celso Paulo Mariani Dall’Óglio em prol das causas da coletividade tornam-no integrante da História de nosso Município e transformam-no em membro da grande família toledana”. 

Diante de toda a contribuição do ex-vereador para o desenvolvimento de Toledo, o prefeito Beto Lunitti e o vice Ademar Dorfschmidt, em nome de toda a administração municipal e a população toledana, emite condolência aos familiares e amigos. Sobre os atos fúnebres, estão sendo aguardadas informações.“

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios