23/09/2019

Pesar pelo falecimento do cirurgião geral e escritor Edson Ferreira Sampaio (CRM-PR 1.295)

Tinha 83 anos de idade e 58 de formação pela UFPR. Concentrou praticamente toda a sua carreira profissional em Rebouças e Irati, onde estava residindo e onde faleceu

O Conselho Regional de Medicina do Paraná registra com pesar o falecimento do médico Edson Ferreira Sampaio (CRM-PR 1.295). ocorrido na madrugada de 20 de setembro. Ele tinha 83 anos de idade e 58 de formação. Era especialista em Cirurgia Geral e exerceu sua profissão em Maringá, Rebouças e Irati, onde residia e foi sepultado. O corpo foi velado na Capela Santa Rita, em Irati. Além da atividade médica, foi colaborador de várias publicações, incluindo a revista Iátrico, e escreveu livros, como "O enigma da homeopatia" e "Vivências".

clique para ampliarclique para ampliarDr. Edson, recebendo o prêmio Colmeia de Ouro. (Foto: Arquivo)

As condolências da classe médica aos familiares e amigos do Dr. Edson, que em 2011 havia sido homenageado pelo CRM-PR, que lhe conferiu o Diploma de Mérito Ético-Profissional ao completar 50 anos de atividade cumpridos de forma exemplar. O Hospital de Caridade Dona Darcy Vargas, onde o médico atuou por aproximadamente quatro décadas, também emitiu nota de pesar e onde exaltou as qualidades do Dr. Edson enquanto pessoa e profissional.

Natural de Lins (SP), o Dr. Edson formou-se pela Universidade Federal do Paraná em 1961. Inscreveu-se no CRM-PR em 30 de abril de 1963. No final de novembro de 2010, o Dr. Edson foi condecorado na Câmara Municipal de Irati, sendo distinguido com o Prêmio Colmeia de Ouro, que visa homenagear personagens destacadas nas artes, ciências ou letras. A comenda foi idealizada pela Academia de Letras, Artes e Ciências do Centro Sul do Paraná (Alacs).

Mereceu leitura o texto jornalístico elaborado na ocasião por Marina Lukavy, que contou com Adriana Souza na elaboração de material fotográfico.

“Currículo de ouro

Edson Ferreira Sampaio nasceu na cidade de Lins (SP). Aos 18 anos se transferiu para Curitiba, foi aprovado no vestibular em 1955 e começou assim, o curso de Medicina na Universidade Federal do Paraná. Em 1957 foi admitido via concurso público no Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores Públicos do Estado, do qual se demitiu depois a conclusão da faculdade.

clique para ampliarclique para ampliarDr. Edson Sampaio. (Foto: Arquivo)

Sua vida profissional começou em Maringá, mas algumas circunstâncias o levaram para a cidade de Rebouças em 1963, onde trabalhou como clínico geral, cirurgião e médico da Secretaria Estadual de Saúde até 1970. Neste ano sentindo necessidade de aperfeiçoar-se em cirurgia, transferiu-se para Curitiba, onde foi trabalhar no Centro de Saúde. Simultaneamente, Sampaio era assistente da clínica cirúrgica da Faculdade Evangélica de Medicina. Logo depois, foi colocado à disposição da Secretaria de Segurança Pública e prestou serviços no Manicômio Judiciário do Estado, como médico e cirurgião.

Nesse período, mediante concurso público foi admitido no Instituto Nacional de Previdência Social (INPS), matriz do atual Sistema Único de Saúde (SUS). No Rio de Janeiro, recebeu o título de especialista em cirurgia geral, concedido pelo Colégio Brasileiro de Cirurgiões. Em 1975, transferiu-se para Irati onde permaneceu por 15 anos. Sampaio atuou como cirurgião do Hospital de Caridade de Irati, hoje Santa Casa, e como médico do Posto de Saúde do INPS e do Posto de Saúde da Secretaria de Saúde Pública do Estado do Paraná, do qual se demitiu posteriormente por indisponibilidade de horários. Ainda na região, ocupou o cargo de diretor da Regional de Saúde de Irati por três anos.

Em meados da década de 80, o médico começou a frequentar cursos de homeopatia. Mediante provas escritas recebeu o título de especialista em Homeopatia, concedido pela Associação Médico-Homeopática Brasileira. Em 1991, transferiu-se para Rebouças onde permaneceu por 16 anos, como médico do SUS. Seu registro na previdência constata três especialidades: clínica médica, cirurgia geral e obstetrícia.

Desde então, Sampaio fez vários cursos de especialização no exterior. Fazem parte da obra do médico enquanto escritor o livro “O Enigma da Homeopatia”, no qual festeja os 200 anos da Homeopatia e relata vivências e cogitações em torno da vida profissional. Também traduziu e publicou sete volumes, estes, livros técnicos sobre a homeopatia e destinados a comunidade de médicos homeopatas.

clique para ampliarclique para ampliarCentro cirúrgico do hospital de Rebouças recebeu nome do ilustre médico. (Foto: Reprodução)

Reconhecimento

“Este prêmio me deixa de mão fria e me sentindo importante”. Foi assim que o homenageado Edson Ferreira Sampaio definiu a sensação de receber o Prêmio Colmeia de Ouro. “O que esperar de uma reunião de uma academia de letras? O que se pretende é um banquete intelectual, a busca do alimento para o espírito e para a mente. Afinal nem só de pão vive o homem”, considera o médico. Sampaio também fez uma explanação bem-humorada sobre um texto encontrado na internet que fala dos dez mandamentos da terceira idade, e disse que já pode se qualificar como.

Representando todos os reboucenses, a acadêmica da Alacs, Luiza Semkiw Andrade, ressalta que o Prêmio Colmeia de Ouro traduz a vida do médico. “Colmeia não é uma vida isolada, e sim em comunidade, e é assim que o senhor nos representa e sempre exerceu a sua profissão. Um profissional exemplar que vivia em prol dos outros, e sempre vai exercer com muito empenho e dedicação a profissão de médico. O ouro representa o brilho e o valor de um homem honesto, honrado e muito dedicado a nós reboucenses e com certeza a toda região”, considera Luiza.

Em seu discurso, a então presidente da Alacs, Luiza Nelma Fillus, destacou a simplicidade de Sampaio e lembrou Guimarães Rosa, que é considerado um dos maiores escritores brasileiros e que também era médico. “O Dr. Edson é uma pessoa que sempre esteve procurando aperfeiçoamento e sempre teve credibilidade. Além de médico é escritor, foi colaborador de várias revistas e escreveu vários livros. Seus textos sempre tiveram uma veia humorística”, ressalta a presidente.

A importância de homenagear as pessoas ainda em vida foi salientada pelo presidente da Câmara. Sidnei Jorge ainda observou que precisamos valorizar mais do que a escrita de livros, aquelas pessoas que escrevem a sua própria vida. “O que é que estamos fazendo neste mundo? Estamos construindo a história da nossa vida? Seremos mais lembrados que os livros, que são importantes e necessários, mas seremos lembrados como exemplo de vida, de dedicação ao ser humano, como o Dr. Edson faz há tantos anos? Talvez os livros possam até ser esquecidos, por mais belas que sejam as palavras, as linhas e as concordâncias. Mas o exemplo, jamais será esquecido”, acrescentou Sidnei Jorge.

O presidente também frisou os anos de dedicação do médico ao atendimento da população dentro do sistema público, do qual muitos profissionais se esquivam devido à baixa remuneração se comparado ao sistema privado. “Esta é uma clara demonstração de que o senhor realmente cumpriu com o seu juramento de fazer da profissão um verdadeiro sacerdócio, muito poucos assim fazem”, observa Sidnei Jorge.

O prefeito Sergio Stoklos falou do trabalho de Sampaio dentro das três especialidades médicas: clínica médica, cirurgia e homeopatia. “Poucos profissionais conseguem ter tantas especialidades, principalmente num setor em que a ciência se faz presente, e urge que se aprenda e se renovem os aprendizados. Ele conseguiu se aprofundar nestes três setores e consegue fazer algo que une clínica, cirurgia e ainda outro setor totalmente diferente que é a homeopatia. Tudo isso só se faz através de uma cabeça muito pronta para aprender e com pessoas que tem o dom para isso. Ter o dom para algo todos temos, mas descobrir esse dom e colocar em prática, é algo que por si só faz com que o Dr. Edson mereça esta homenagem”, conclui Stoklos.”

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios