19/06/2022

Pesar pelo falecimento do cirurgião oncológico e professor Luiz Antonio Negrão Dias

Sócio-fundador do IOP e diretor geral do Oncoville, ele foi vice-presidente da Sociedade Brasileira de Cancerologia e da Cirurgia Oncológica. Tinha 58 anos e 34 de formado. Missa de 7° dia será realizada sábado (25)

O Conselho Regional de Medicina do Paraná registra com pesar o falecimento do médico e professor Luiz Antonio Negrão Dias (CRM-PR 11.280), sócio-fundador do Instituto de Oncologia do Paraná (IOP) e diretor geral do Oncoville, foi vice-presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica e da Sociedade Brasileira de Cancerologia, da qual vinha ocupando o cargo de secretário-geral.

Natural de Andirá (PR), o Dr. Luiz Antonio tinha 58 anos de idade e 34 de formação médica pela Universidade Federal do Paraná. Faleceu na madrugada deste domingo (19) no Hospital Erasto Gaertner, onde teve destacada atuação ao longo de sua carreira profissional. O corpo foi velado na capela do Cemitério Parque Iguaçu e o sepultamento ocorreu às 17 horas deste domingo (19). O serviço funerário de Curitiba corrigiu a informação inicial de que a despedida ocorreria na segunda-feira (20). A Missa de Sétimo Dia será realizada no sábado (25), às 18h, na Paróquia Nossa Senhora das Dores (Igreja dos Passarinhos), na Alameda Princesa Izabel, 1840, Bigorrilho.

clique para ampliarclique para ampliarDr. Luiz Antonio Negrão Dias. (Foto: Arquivo)

Registrado no Conselho de Medicina do Paraná desde setembro de 1988, logo depois de se formar, o Dr. Luiz Antonio Negrão Dias tinha especialização em Cirurgia Oncológica pelo Hospital Erasto Gaertner (1989/1992) e fez mestrado em Oncologia pela USP (1997 a 1999). Foi professor da disciplina de Oncologia da Universidade Positivo (UP), além de professor de pós-graduação na mesma universidade e ainda na Tuiuti do Paraná. Foi presidente do Concan2009 ‑ XVIII Congresso Brasileiro de Cancerologia, realizado em outubro de 2009 em Curitiba.

Entre os muitos cargos que ocupou ainda estão os de secretário da Federação das Santas Casas de Misericórdia e Hospitais Beneficentes do Paraná (Femipa); membro do Conselho Consultivo do Instituto Nacional de Câncer; membro do Comitê de Ética e Pesquisa do Hospital Erasto Gaertner; presidente do Conselho de Administração do Hospital Erasto Gaertner; e titular do Serviço de Cirurgia Abdominal do Hospital Erasto Gaertner. Também fez parte da diretoria da Federação dos Hospitais do Paraná.

A morte do médico e professor causou grande comoção nas redes sociais, com inúmeras manifestações de pesar e solidariedade. “Devemos muito como família às mãos abençoadas deste ser humano e profissional incrível. Assim, tenho certeza, como muitas outras famílias atendidas. Descanse em Paz”, publicou uma pessoa.

O amigo Dado Dantas, produtor de eventos, registrou: “Hoje o céu está em festa. Retorna um anjo maravilhoso Luiz Antonio Negrão Dias para continuar emanando todas as energias e amor que sempre emanou aqui neste plano. Excelente médico, administrador e grande amigo. Brilha grande aí no plano em que está. Aprendi que quando completamos todos os objetivos nesta vida deveremos partir para continuar nosso trabalho em outro plano. Boa passagem meu anjo de luz. Aprendi muito com você”. Outra pessoa manifestou: “Uma grande pessoa que nos deixa, infelizmente. Que Deus o tenha querido dr. Luiz Antonio Negrão Dias. Descanse em paz”. Outra completou: “Não! Que perda irreparável! Que pessoa linda! Que Deus ilumine seu caminho e o receba em paz.

O jornalista José Aparecido Fiori publicou: “O câncer venceu. Vai com Deus Dr. Luiz Antonio, que morre aos 58 anos. Gratidão de mim e de todos os pacientes que você tratou e curou no Erasto. Lamento muito. Dr. Luiz Antonio Negrão Dias, um médico por excelência, vai embora e nos deixa muitas saudades. Cirurgião renomado dos melhores. Alma generosa. Homem de fé. Lembro dele, além de médico, um homem humanitário e sempre cercado de pacientes humildes no hospital Erasto Gaertner. Vi-o, há uns três domingos na Feirinha da Ordem, enquanto eu subia a São Francisco, ele descia. Gratidão por tudo Dr. Luiz Antonio. Segura na mão de Deus e vai.”

Luto oficial em Curitiba

O prefeito de Curitiba, Rafael Greca, publicou nas redes sociais: “Decretamos luto oficial em Curitiba. O Paraná e o Brasil perderam hoje o médico humanitário Luiz Antônio Negrão Dias (58 anos). Formado pela Universidade Federal do Paraná, era doutor e mestre em Oncologia pela USP. Alma do Hospital de Câncer Erasto Gaertner de Curitiba, foi incansável colaborador e presidente do Conselho de Administração. Luiz era nosso amigo misericordioso e sempre solícito em acolher pacientes desvalidos através do SUS e da Casa dos Pobres São João Batista. Era conselheiro do Instituto Nacional de Câncer, além de fundador e dirigente do Instituto de Oncologia do Paraná (IOP), moderno Centro de Inovação Clínica na colina do Barigui. Orgulho de Curitiba. Possam os Anjos velar seu repouso com cânticos de Glória. Seja recebido na Casa do Senhor pelo muito que Luiz Antônio amou a humanidade e trabalhou pelos doentes de câncer. Grande perda para o SUS curitibano e todo nosso Sistema Único de Saúde. Descanse em paz.“

Registro do IOP

"É com imenso pesar que o Instituto de Oncologia do Paraná – IOP informa o falecimento do cirurgião oncológico Luiz Antonio Negrão Dias. O médico também era presidente do Conselho do Grupo Med4U, do qual o IOP faz parte. Em sua trajetória, Dr. Luiz Antonio dedicou-se incansavelmente à oncologia. Seu legado é inspirador e entra para a história. Nossa solidariedade aos familiares e amigos. A família Med4U agradece por ter feito parte da sua história."

Dr. Phebo Túlio de Souza

O Conselho Regional de Medicina do Paraná também registra com pesar o falecimento do médico Phebo Túlio de Souza, ocorrido em Curitiba na noite de terça-feira (14 de junho). Ele estava internado no Hospital da Cruz Vermelha. Tinha 93 anos de idade e mais de 64 de formação médica, tendo concentrado toda a sua carreira profissional no Rio de Janeiro, onde era servidor público. Tinha registro apenas no CRM do Rio (Cremerj n.° 63.029). A inscrição ocorreu novembro de 1960. O médico estava residindo em Curitiba. O corpo dele foi velado na Capela Jade, da Vaticano, com o sepultamento ocorrendo às 16h30 de quarta-feira (15) no Cemitério Parque Iguaçu.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios