31/03/2021

Pesar pelo falecimento do cirurgião plástico Jogi Sumi, de Ponta Grossa, também vítima da Covid-19

Médico concentrou carreira profissional nos Campos Gerais. Com 77 anos,foi homenageado em 2020 pelo CRM-PR na passagem do Jubileu de Ouro. Deixa esposa e quatro filhos, um médico

clique para ampliarclique para ampliarDr. Jogi com o filho médico. (Foto: Arquivo)

O cirurgião plástico e cirurgião geral Jogi Sumi, o Dr. Sumi, faleceu na noite de terça-feira (30) no Hospital Universitário Regional dos Campos Gerais, em Ponta Grossa, onde estava havia alguns dias devido a complicações decorrentes da Covid-19. O médico (CRM-PR 3.523) tinha 77 anos de idade e mais de 50 de formação profissional, sendo que na passagem do Dia do Médico de 2020 tinha sido homenageado pelo Conselho, recebendo o Diploma de Mérito Ético-Profissional pelo histórico exemplar. De acordo com dados atualizados, já são pelo menos 56 os médicos vitimados pela doença no Paraná, entre os mais de 1,5 mil que tiveram contaminações confirmadas.

Natural de Piracicaba (SP), onde nasceu em 4 de setembro de 1943, o Dr. Sumi formou-se em outubro de 1970 pela Universidade Federal de Pelotas, no Rio Grande do Sul. Inscreveu-se inicialmente no Conselho do RS (n.º 4914), tendo se transferido depois para São Paulo (18.891) e, depois, para o Paraná. Fez residências em cirurgia geral e cirurgia plástica e concentrou quase toda a sua carreira profissional em Ponta Grossa. Um de seus quatro filhos seguiram seus passos na Medicina, o Dr. Eigi Ricardo Sumi (CRM-PR 38.032), formado em 2017.

clique para ampliarclique para ampliarDr. Jogi com os familiares, em registro para solenidade do Dia do Médico. (Foto: Arquivo)

O Dr. Sumi era casado com a Sra. Alci Aparecida Sumi e deixa quatro filhos: Karine, Luciana e Kenji, além do Dr. Eigi. A despedida ocorre na Capela Princesa, com o sepultamento marcado para 16h desta quarta-feira (31), no cemitério Santa Luiza. As condolências da classe médica aos familiares e amigos. Quando da solenidade do Dia do Médico de 2020, realizada virtualmente, o Dr. Sumi fez questão de reunir os familiares para mostrar o diploma recebido e também ao lado do filho médico, enviando as fotos para o CRM-PR.

A Representação Regional do Conselho em Ponta Grossa também se manifestou lamentando a morte do conceituado profissional. Nas redes sociais ocorreram diversas manifestações. Uma pessoa registrou na terça: “Faleceu, nesta noite, o Dr Jogi Sumi, mais conhecido como Dr Sumi. Um grande profissional da saúde que nossa cidade teve. Nossos mais sinceros sentimentos aos familiares, amigos e colegas desta grande pessoa!”. Outra completou: “Que triste. Era uma pessoa tão atenciosa, um excelente médico. Que Deus também o receba com o mesmo carinho que ele tinha por seus pacientes.”

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios