16/08/2021

Pesar pelo falecimento do geriatra Luiz Bodachne e do anestesiologista Luiz Caires de Souza

O Dr. Bodachne, de 80 anos de idade e 54 de formação médica, era irmão do pediatra José Roberto Bodachne. Irmão e pai de médicos, o Dr. Caires tinha 76 anos e 47 de formado pela Evangélica. Teve complicações pela Covid-19

O Conselho Regional de Medicina do Paraná registra com pesar o falecimento dos médicos Luiz Bodachne (CRM-PR 2.108) e Luiz Caires de Souza (CRM-PR 4.293), que residiam e atuavam em Curitiba. Ambos faleceram na sexta-feira (13) e tiveram sua despedida no sábado (14). O Dr. Luiz Bodachne tinha 80 anos e 54 de formado e era especialista em geriatria e gerontologia. O Dr. Luiz Caires tinha 76 anos e 47 de formação, sendo especialista em anestesiologia. As condolências da classe médica aos familiares e amigos.

Dr. Luiz Bodachne

clique para ampliarclique para ampliarDr. Bodachne, em 2017, ao receber o Diploma pelas mãos do conselheiro Carlos Goytacaz Rocha. (Foto: Arquivo)

Natural de Curitiba, onde nasceu em 26 de novembro de 1940, o Dr. Luiz Bodachne formou-se em dezembro de 1967 pela Universidade Federal do Paraná. Na solenidade do Dia do Médico de 2017, ele foi homenageado pelo Conselho de Medicina, que lhe conferiu, o Diploma de Mérito Ético-Profissional pelo histórico exemplar ao longo de 50 anos de atividade. Ele era irmão do também médico Dr. José Roberto Bodachne, pediatra com 45 anos de atuação. O Dr. Luiz faleceu em sua residência. O velório ocorreu na Capela Mortuária da Luz e o sepultamento foi realizado às 11h de sábado no Cemitério Municipal São Francisco de Paula. Deixa viúva a Sra. Natália Batiuk Bodachne.

Nas redes sociais, muitas manifestações de solidariedade à família do Luiz Bodachne, que fez parte dos quadros da prefeitura de Curitiba, tendo atuado no Centro de Referência em Doença de Alzheimer, da Unidade de Saúde Ouvidor Pardinho. Era autor de várias publicações de orientações a familiares e cuidados de pacientes. O Santuário de Fátima, do qual o médico era muito ligado, emitiu nota de pesar assinalando ter deixado “exemplar e marcante legado no exercício da medicina. Grande devoto de Nossa Senhora de Fátima, a quem sempre se confiava. Nossos sentimentos à esposa Natália e familiares. Descanse em paz Dr. Luiz. Jamais o esqueceremos”.

Em outra postagem é referido como “grande médico e um coração cheio de bondade”. Outra pessoa amiga registrou: “Bem no dia 13, não por coincidência, ou por acaso, mas sim pela devoção que sempre teve. Nossa Mãezinha de Fátima o receba. Deus conceda a ele o descanso e a luz eterna e conforte o coração da Natália, Dra. Cristiane e família. Dr Bodachne sempre foi muito especial, muito atencioso. Há poucos dias conversamos e estava bem. Ficam agora as boas lembranças e a gratidão por sua amizade e cuidados comigo e com meus pais. Descanse em paz, meu bom amigo.”

Outra postagem destacou que “esta notícia nos pegou de muita surpresa, pois ele era muito amigo do meu marido (...) e foi seu grande parceiro na produção da cartilha Atenção ao Idoso, com mais de 18 mil exemplares distribuídas gratuitamente. Nossos sentimentos aos seus familiares. Foi médico dos meus avós.”

Dr. Luiz Caires de Souza

clique para ampliarclique para ampliarDr. Luiz Caires de Souza, pai e irmão de médicos. (Foto: Arquivo)

Natural de Bebedouro (SP), onde nasceu em 14 de fevereiro de 1945, o Dr. Luiz Caires de Souza formou-se em dezembro de 1974, fazendo parte da segunda turma da Faculdade Evangélica do Paraná. Especializou-se em Anestesiologia. Era casado com a Sra. Aparecida Norma Bonacin, pai do também anestesiologista Rodrigo Caires de Souza (CRM-PR 22.023) e irmão do médico José Caires de Souza (CRM-PR 4.025, com atuação em Foz do Iguaçu.

O Dr. Luiz Caires faleceu no Hospital Nossa Senhora do Rocio, de Campo Largo, onde tinha sido internado devido a complicações pela Covid-19, doença que já matou pelo menos 85 médicos no Paraná. Não houve velório e o sepultamento do médico ocorreu às 11h de sábado (14) no Cemitério Parque Iguaçu, em Curitiba.

Uma filha do Dr. Luiz, a cirurgiã-dentista Juliana Pontarola, registrou nas redes sociais: “Cheguei a acreditar que passaríamos por essa pandemia sem perder nenhum dos nossos. Hoje ele se foi. Meu pai. Meu guerreiro, meu exemplo, meu rei. Homem de fé e um anjo na terra. Deixou um imenso legado. ‘Combati o bom combate, terminei a carreira, guardei a fé’. Assim será conosco. Descanse em paz, na Glória do Nosso Senhor. Te amo além da vida. Um dia nos encontraremos na eternidade. Outra manifestação de pesar: “Ficamos muito tristes quando um dos nossos que amamos tanto passa pela morte, mas temos descanso em nosso coração que não é um adeus. É um até breve, porque cremos que o mesmo Jesus que ressuscitou dos mortos também nos ressuscitará juntamente com Ele e estaremos com Ele para toda Eternidade, amém.”

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios