21/06/2021

Pesar pelo falecimento do gineco-obstetra e médico do trabalho Angelo Wilson Vasco, de Pato Branco

Um dos diretores da Policlínica e fundador e presidente da Unimed Pato Branco, ele tinha 72 anos e 48 anos de profissão. Sua morte eleva a pelo menos 77 o total de médicos vitimados pela Covid-19 no Paraná

O Conselho Regional de Medicina do Paraná registra com pesar o falecimento do médico Angelo Wilson Vasco (CRM-PR 3.753) ocorrido na manhã desta segunda-feira (21) no Hospital Policlínica, em Pato Branco, onde tinha sido internado no sábado (19) devido a complicações pela Covid-19. Tinha 72 anos de idade e 48 de profissão, sendo especialista em Ginecologia e Obstetrícia e Medicina do Trabalho. Por causa das medidas sanitárias, não haverá velório. Conforme seu desejo, o corpo será cremado. As condolências da classe médica aos familiares e amigos.

clique para ampliarclique para ampliarDr. Angelo, em alguns registros. (Foto: Arquivo)

A morte do Dr. Angelo Vasco, que eleva para 77 o total de médicos vitimados pela doença no Paraná, teve grande repercussão em toda a região, com manifestações de muitas pessoas que foram atendidas por ele ao longo de todos estes anos. Além de responsável por incontável número de nascimentos, o Dr. Angelo ainda era pastor e pessoa engajada em causas sociais. Era um dos sócios da Policlínica, atuou em outros hospitais e dirigia a Clínica de Medicina que leva o seu nome. Foi ainda fundador e presidente da Unimed Pato Branco e por muitos anos representante no Sudoeste da Associação Paranaense de Ginecologia e Obstetrícia (Sogipa).

Formado pela UFPR

Natural do distrito de Guaraúna, Texeira Soares (PR), onde nasceu em 22 de setembro de 1948, o Dr. Angelo formou-se em Medicina pela Universidade Federal do Paraná, em 1973. No começo do ano seguinte registrou-se no CRM-PR e, após completar a especialidade, radicou-se no interior do Estado para exercer a atividade. De acordo com familiares, o médico estava saindo da quarentena quando teve seu quadro agravado pela doença e precisou ser internado.

O filho Angelo Vinicius Vasco registrou nas redes sociais a notícia na manhã , Angelo Wulsion Vasco, desta segunda: “A todos nossos queridos irmãos, amigos e conhecidos, meu pai veio a falecer hoje pela manhã no Hospital Policlínica, em Pato Branco. Infelizmente, pelas questões sanitárias Não haverá velório. Seu desejo era que ele fosse cremado. Na quarta-feira (23) avisaremos a todos, pois faremos algum tipo de Culto virtual para homenagear este grande homem, que combateu o bom combate, guardou sua fé e honrou seu compromisso com Deus.  Não temos como agradecer a tantas mensagens de carinho e amor que estamos recebendo. Meu pai era muito amado e querido por todos.”

O Instituto Policlínica e o Hospital Policlínica emitiram nota conjunta lamentando a perda, em nome dos diretores, dos médicos e dos colaboradores. “O ginecologista e obstetra Angelo Wilson Vasco faleceu na manhã desta segunda, aos 72 anos, em decorrência da Covid-19. Angelo Wilson Vasco fazia parte do Serviço de Ginecologia e Obstetrícia e era sócio da Policlínica Pato Branco S/A, tendo contribuído enormemente para a consolidação e fortalecimento do sistema de Saúde do munícipio. O médico também foi fundador e presidente da Unimed Pato Branco e, por muitos anos, foi o representante da região na Sociedade de Ginecologia”.

Nas redes sociais, uma pessoa registrou: “ O que dizer nesse momento de tristeza para nós? Vai com Deus meu amigo de tantas visitas no seu consultório de diversas vezes eu te ligando desesperado que minha esposa estava mal devido a gravidez de risco e das outras operações que o senhor realizou nela; você com toda a tua calma... Não importava se era fim de semana ou feriado, nunca nos deixou na mão. Obrigado por ter feito parte de nossa família. Você foi mais que um pai para nós; obrigado por ter trazido nossa bebê ao mundo.”

Outra pessoa reforçou: “Nosso dia amanheceu triste, cinzento, trazendo a chuva, que se mistura a nossas lágrimas numa triste despedida! Nosso querido amigo, Dr. Angelo Vasco, que recebeu e acolheu uma das mais belas profissões do mundo, hoje volta para a casa do Pai. Por suas mãos centenas e centenas de crianças vieram ao mundo. Sua grande missão foi a de propagar a Palavra de Deus através de suas mãos e suas palavras! Quantas e quantas visitas, conversas, conselhos e orações recebi do senhor, meu querido e grande amigo, principalmente nos momentos que mais precisei. Sempre tinha uma palavra de carinho. Quanto amor e dedicação por tudo o que fazia. Sereno, discreto, fazia tanto por todos. Um verdadeiro homem de Deus! Gratidão Dr. Vasco, por tudo o que fez por nós. Que Deus conforte o coração de todos nós, familiares e amigos.”

Em outra mensagem, um internauta acentuou o legado deixado pelo médico. “Estamos muito tristes, mas em paz, pois sabemos que ele está onde sempre sonhou. Homem íntegro, referência de ser humano, pai, esposo, amigo, pastor. Sua paixão era o reino de Deus e como ele me enviou no WhatsApp, amava Jesus mais que tudo. Agora ele pode desfrutar dos braços do Pai. Obrigado Deus pelo privilégio de convivermos todos esses anos com o teu servo (bom e fiel). Obrigado por tudo Pastor e amigo. Sentiremos sua falta! Que Deus dê consolo e paz Cleusa Vasco, Renata Vasco Amaral, Angelo Marcelo Vasco e Angelo Vinicius Vasco”.

Em abril de 2020, na passagem das comemorações dos 30 anos de fundação da Unimed Pato Branco, foi gravado documentário com depoimento do Dr. Angelo que pode ser conferido aqui.

Homenagem da Unimed

 

 

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios