17/10/2022

Pesar pelo falecimento do médico Adilson Marino, gineco-obstetra de Curitiba

Tinha 83 anos de idade e 57 de formado pela UFPR, tendo sido também professor. Em 2015, quando completou o Jubileu de Ouro, recebeu do CRM-PR o Diploma de Mérito Ético-Profissional pelo histórico exemplar

clique para ampliarclique para ampliarDr. Adilson Marino (dir) recebendo o Diploma de Mérito pelas mãos do conselheiro Carlos Goytacaz Rocha, em 2015. (Foto: Arquivo)

O Conselho Regional de Medicina do Paraná registra com pesar o falecimento do médico Adilson Marino (CRM-PR 1.760), ocorrido na noite de sexta-feira (14), no Hospital Nossa Senhora das Graças, em Curitiba. Tinha 83 anos de idade e 57 de formação médica pela Universidade Federal do Paraná. Era especialista em Ginecologia e Obstetrícia e concentrou toda a sua carreira profissional na capital paranaense.

O velório ocorreu no sábado (15) na Capela Jade da Vaticano e a despedida ocorreu no período da tarde no Crematório Vaticano, em Almirante Tamandaré. O Dr. Adilson era casado com a Sra. Neide Idian Buskei Marino, deixando as filhas Andreia, Simone e Juliana e os netos Gabriela, Mayah e Henrique. As condolências da classe médica aos familiares e amigos do médico.

Natural de Monte Santo de Minas (MG), o Dr. Adilson formou-se em dezembro de 1965 pela UFPR, permanecendo em Curitiba para o exercício da atividade e tendo se casado em 1968. Dedicando-se mais à obstetrícia, ele fez parte do corpo clínico da Maternidade Nossa Senhora de Fátima e de outros serviços hospitalares da Capital. Atuou por determinado período como professor em curso de Medicina, tendo contribuído para a formação de muitos médicos.

Em 2015, em meio às atividades comemorativas do Dia do Médico, o CRM-PR conferiu o Diploma de Mérito Ético-Profissional ao Dr. Adilson Marino, na passagem de seu Jubileu de Ouro e pelo histórico exemplar. Na ocasião, coube ao conselheiro Carlos Roberto Goytacaz Rocha fazer a entrega do diploma ao Dr. Adilson.

O Dr. Emerson Kooji Nihi, também gineco-obstetra, foi um dos “discípulos” do Dr. Adilson Marino. Expressando seu pesar pela perda do professor, ele registrou: "Foi um dos precursores na consolidação do Hospital e Maternidade Nossa Senhora de Fátima. Respeitado e admirado por colegas de trabalho, sempre demonstrou um elevado respeito humanitário e de amor aos pacientes. Durante anos foi um professor e orientador dedicado de dezenas de médico, hoje especialistas na área de ginecologia e obstetrícia. Vocacionado com retidão e consciência à família, aos amigos e aos pacientes. Agora desejamos a ele paz que tanto lutou com uma mente recheada de conhecimento a serviços dos pacientes."

Abaixo, nas imagens, o Dr. Adilson em três momentos, dois deles na época em que se formou, e outro no exercício de seu mister como obstetra.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios