30/11/2021

Pesar pelo falecimento do médico Adolpho Dall'Oglio, um dos pioneiros de Toledo

Tinha 93 anos de idade e 65 de formação em Medicina. Faleceu em sua residência. Era irmão do também médico e político Ernesto Dall"Oglio, fundador do primeiro hospital da cidade do Oeste

O Conselho Regional de Medicina do Paraná registra com pesar o falecimento do médico Adolpho Dall’Oglio (CRM-PR 382), um dos pioneiros de Toledo, Oeste paranaense. Faleceu durante a madrugada deste 30 de novembro em sua residência. Tinha 93 anos de idade e 65 de formação médica. O velório ocorreu na Cripta e o sepultamento às 16h no Cemitério Cristo Rei, em Toledo. Deixa três filhos, quatro netos e três bisnetos. As condolências da classe médica aos familiares e amigos.

Nascido em 11 de dezembro de 1928, no Rio Grande do Sul, o Dr. Adolpho formou-se em dezembro de 1954, tendo sido homenageado pelo CRM-PR em 2004, quando completou 50 anos de formado e recebeu o Diploma de Mérito Ético-Profissional. Era irmão do também médico e agropecuarista Ernesto Dall’Oglio (CRM-PR 748), formado pela Federal de Porto Alegre, em 1947. O Dr. Ernesto foi vereador, prefeito por dois mandatos em Toledo, deputado estadual e deputado federal.

O Hospital São Paulo, o primeiro de Toledo, foi fundado em maio de 1950 pelo Dr. Ernesto, tido como pioneiro da Medicina na cidade. A administração do estabelecimento era de seu irmão Porfírio e, algum tempo depois, o atendimento tem o reforço com a chegada do terceiro irmão, Dr. Adolpho, que recém se formara. No início funcionava em parte do escritório da Colonizadora Maripá, passando depois para um hotel da cidade, chegando a contar com 24 leitos e ganhando depois uma nova organização, a Casa de Saúde e Maternidade Toledo. No final dos anos 1950 os irmãos Dall’Oglio deixaram a sociedade para fundar a Clínica Dall’Oglio.

O Dr. Adolpho, a exemplo do irmão, já falecido, se constituía em referência na região e detinha grande respeito dos colegas. O pediatra Raul Xavier registrou: “Eu definiria o Dr. Adolpho Dall’Oglio como o maior gentleman da Medicina, que nos deu o prazer e orgulho de conviver por 45 anos juntos. Profissional com formação ampla, o que chamaríamos hoje de médico de família e cirurgião geral de extrema habilidade. Inteligência acima da média, aliada a uma capacidade de transmitir ao paciente extrema confiança, dedicado e amoroso. Sinto-me orgulhoso em dizer que sou seu colega de trabalho e amigo pessoal. Sim, digo sou porque essas coisas são eternas em nossos corações e continua seu legado nos seus filhos e netos. Deus o receba de braços abertos.”

A Associação Médica de Toledo (AMT) também se manifestou, em mensagem em que o presidente Nilson Fabris enalte “a vida do grande colega Dr. Adolpho Dall’Oglio. Ele foi parte importante da história da Medicina de Toledo, participando entre tantas obras da fundação da AMT e da construção do Hospital Dall’Oglio, atual HGU, estrutura que ainda hoje serve tão bem a comunidade de Toledo. Trabalhou no cuidado de pacientes com dedicação e competência até onde a sua própria saúde permitiu. Um exemplo de pessoa e médico que serve de inspiração a todos nós.”

“A medicina de Toledo está de luto. Perdemos hoje um dos pioneiros da nossa cidade, um grande médico, pessoa extremamente afável, deixa um legado de honradez, competência profissional e serve de exemplo para todos nós e para os futuros médicos que virão. Nossa homenagem a esse grande profissional e ser humano como poucos” afirmou o Dr. Hilário Schaedler, que tem quase 50 anos de exercício da Medicina.

Fontes: CRM-PR e Jornal do Oeste.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios