09/12/2022

Pesar pelo falecimento do médico Aguimário Pereira Lafaiete, um dos pioneiros de São Pedro do Ivaí

Tinha 78 anos e 51 de formação pela Faculdade de Pernambuco, tendo recebido em 2021 o Diploma de Mérito Ético. Chegou ao norte paranaense em 1972 e nos últimos anos residia em Londrina. Deixa esposa e dois filhos, um médico

clique para ampliarclique para ampliarDr. Aguimário, recebendo o diploma do CRM-PR pelas mãos da esposa. (Foto: Arquivo)

O Conselho Regional de Medicina do Paraná registra com pesar o falecimento do médico Aguimário Pereira Lafaiete (CRM-PR 3.168) ocorrido na manhã de 6 de dezembro, em Londrina, cidade onde estava residindo nas últimas três décadas. Tinha 78 anos de idade e 51 de formação em Medicina. Deixa esposa Cidinha Secco Lafaiette, dois filhos – Kelly Cristine e o médico Kleper Alessandro ‑ e netos.

O corpo foi velado na capela 6 do Cemitério Parque das Allamandas, em Londrina, onde ocorreu o sepultamento às 15h de 7 de dezembro. As condolências da classe médica aos familiares e amigos do Dr. Aguimário, que em 2021, quando completou o Jubileu de Ouro na profissão, foi homenageado pelo Conselho de Medicina, recebendo o Diploma de Mérito Ético-Profissional. A cerimônia foi remota, com a esposa Cidinha fazendo a entrega do título no ambiente familiar.

O Dr. Aguimário nasceu em Floresta (PE) no dia 3 de junho de 1944. Cursou Medicina na Faculdade de Pernambuco, em Recife, formando-se em 1971. Já no ano seguinte chegou ao Paraná, inscrevendo-se no CRM-PR e indo trabalhar em São Pedro do Ivaí, cidade do Norte paranaense onde foi um dos médicos pioneiros. Durante duas décadas trabalhou na Santa Casa de Misericórdia Maria Santíssima.

clique para ampliarclique para ampliarHomenagem prestada ao médico. (Foto: Arquivo)

Em 1992, o médico se mudou com a família para Londrina, mas manteve sua casa e propriedade rural no município de São Pedro do Ivaí, além de ter continuado trabalhando na cidade e cuidando da saúde dos são-pedrenses por mais 15 anos.

A prefeita da cidade, Maria Regina Della Rosa Magri, emitiu nota de pesar e registrou: “Não existem palavras para expressar nossa tristeza e solidariedade à família Lafaiete neste momento de profunda dor, pela perda de Aguimário Pereira Lafaiete, o Dr. Lafaiete, como sempre será lembrado carinhosamente por seus pacientes, amigos e pela população de São Pedro do Ivaí. Ele fazia questão de sempre visitar a cidade, lugar em que amava e se sentia bem com a família e amigos. Em nossas memórias, ficam guardadas as recordações de um homem atencioso, cuidadoso, amoroso e com uma conduta exemplar. Nossos sinceros sentimentos à família”.

clique para ampliarclique para ampliarDr. Lafaiete, em álbum da família. (Foto: Arquivo)

O filho médico, Dr. Kleper Alessandro Secco Lafayette, inscrito no Conselho do Paraná desde fevereiro de 2002 (CRM-PR 19.317), mas atualmente residindo em Santos (SP), deixou uma mensagem registrada em sua redes sociais, que teve grande repercussão e inúmeras mensagens de solidariedade, em especial de pacientes, familiares de pacientes e amigos da família. Confira a mensagem:

“Oi pai. Como o senhor está? Eu sei que bem que o senhor está num lugar lindo e em paz, descansando dessa jornada e perto de Deus e ficamos mais calmos por isso. Vamos nos ver ainda, tá. Me espera aí. Não é o fim da nossa caminhada juntos. Conhecendo o senhor, sei que já está preparando tudo aí no céu para um dia receber todos nós. Assim como sempre cuidou e preparou tudo aqui na terra pra minimizar nossas dificuldades, tirando as pedras da nossa frente. Mesmo assim, hoje foi o dia mais triste da minha vida, pai. A perda de um pai, um ídolo, um herói, um orgulho, uma inspiração, um alicerce. Dói demais. O senhor é fonte de valores, sabedoria, conhecimento e cultura que absorvemos e usamos diariamente a todo momento, mesmo sem perceber. O senhor é uma luz que emana amor. Amor pela família, minha mãe, sua esposa querida; amor pelos filhos e netos, nora, genro, pelos irmãos, sobrinhos e amigos. Amor pela profissão e aos milhares de pacientes que passaram pelas suas mãos e nas quais o senhor fez a diferença. Não há dor maior do que dizer adeus a quem amamos. De não sentir mais o toque, o beijo, o abraço, um cafuné. Não poder conversar e ouvir o senhor responder. Não aqui nesse plano terreno. Mas eu e a Kelly continuaremos conversando com o senhor sempre, pedindo sua ajuda pra todas as dificuldades futuras e sei que o senhor estará ali nos guiando e nos iluminando. O senhor está vivo na mãe, em mim, na Kelly, e nos seus netos. A saudade vai apertar muito, tem horas que vou chorar, pai. Nesse momento pedirei a Deus pra me dar força pra continuar. Ficarão as lembranças dos momentos felizes juntos, e isso acalentará nosso coração. O livro da vida do senhor é um livro muito bonito, uma história de superação das dificuldades até a felicidade profissional e pessoal. E nem a doença derradeira, a qual o senhor enfrentou como um guerreiro, apaga o final feliz desse livro. Fica em paz, meu pai querido. Aqui embaixo seguiremos batalhando como sempre o senhor nos ensinou. Manteremos vivo seu legado. Sempre. Tentarei não falar em tempos passados, pai. Te amamos e continuaremos amando pois o senhor continua vivo aqui dentro da gente. Um abraço bem apertado e um beijão de seus filhos Kleper e Fumê Kelly Lafayette, e de sua esposa Cidinha Secco Lafaiete, que te amam demais.”

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios