19/05/2023

Pesar pelo falecimento do médico Akira Yamasita, também ex-prefeito de Ivaiporã

Tinha 91 anos de idade e mais de 66 anos de formação pela Universidade Federal do Paraná. Deixa quatro filhos, incluindo os médicos Rubia e João Ricardo Yamasita, atuantes em Foz do Iguaçu

clique para ampliarclique para ampliarDr. Akira com familiares, em 2019, quando lançou seu livro e recebeu título de cidadania honorária de Ivaiporã. (Foto: Arquivo)

O Conselho Regional de Medicina do Paraná registra com pesar o falecimento do médico Akira Yamasita (CRM-PR 1.738), ocorrido na quinta-feira (18), de causas naturais, em Foz do Iguaçu (PR), cidade onde estava residindo e onde dois dos filhos, também médicos. Ele tinha 91 anos de idade e mais de 66 anos de graduação em Medicina pela Universidade Federal do Paraná. O corpo foi velado a partir das 19h30 de quinta-feira na capela 2 do Cemitério Parque das Oliveiras, em Londrina, com o sepultamento ocorrendo às 11h desta sexta-feira.

O Dr. Akira Yamasita era filho de imigrantes japoneses. Nasceu em Monte Alto (SP), em 4 de março de 1932. Era viúvo da Sra. Tizue Yamasita, falecida em 2010. Deixou quatro filhos: os médicos Rubia Akemi Yamasita (CRM-PR 9.144), especialista em ginecologia e obstetrícia e medicina do tráfego, e João Ricardo Yamasita (CRM-PR 16.063), especialista em homeopatia, acupuntura e medicina do tráfego, ambos residentes e atuantes em Foz do Iguaçu; e ainda o zootecnista Roberto Yamasita e o médico veterinário Renato Yamasita. As condolências da classe médica aos familiares e amigos.

clique para ampliarclique para ampliarDr. Akira em 2006, recebendo o Diploma de Mérito Ético pelas mãos do conselheiro Hélcio Bertolozzi. (Foto: Arquivo)

Formado em dezembro de 1056 pela UFPR, o Dr. Akira seguiu para a região Norte do Paraná, tendo concentrado grande parte de sua carreira profissional em Ivaiporã, onde foi prefeito (de 1965 a 1969, sendo o segundo da história política da cidade) e também fundador do Hospital Bom Jesus, também chamado de “Hospital do Akira”. A comunidade local o tinha como “o médico de todos, dos ricos e dos pobres”. Também atuou no município de Reserva, sendo muito respeitado pela comunidade local.

Em 2006, em meio aos festejos do Dia do Médico, o Conselho de Medicina do Paraná homenageou o Dr. Akira. Pelos 50 anos de exercício da atividade de forma exemplar, ele recebeu o Diploma de Mérito Ético-Profissional. Em maio de 2019, o ilustre médico também recebeu o título de Cidadão Honorário de Ivaiporã. Na ocasião, lançou o livro “Um médico nissei em Ivaiporã”, contando para isso com a presença de todos os familiares.

clique para ampliarclique para ampliarDr. Akira, formado pela UFPR em 1956. (Foto: Arquivo)

A publicação relata boa parte dos 40 anos que o Dr. Akira Yamashita viveu em Ivaiporã, desde a compra do hospital, que pouco tempo depois pegou fogo, a construção de um novo hospital, a eleição como prefeito, entre outras situações. “Meu pai era um homem muito humilde, até hoje ouvimos relatos de pessoas de vários lugares do Paraná, que foram muito bem atendidas por ele e que reconhecem a grandeza do trabalho e de tudo que ele fez em prol da cidade”, cita um dos filhos do ex-prefeito, destacando ainda a passagem importante que teve pelo município de Reserva.

O prefeito daquela cidade do Norte, Carlos Gil, decretou luto oficial de três dias, em consideração “aos preciosos trabalhos dedicados à comunidade de Ivaiporã no decorrer da vida como médico”. Inúmeras manifestações de solidariedade foram divulgadas, como da vereadora Sueli Justino, que referiu: “Nos deixará saudade. Um grande homem que, no pouco tempo em que convivemos, me ensino muito sobre a doação aos mais necessitados e o amor a Deus. Descanse em paz querido amigo e afilhados Dr. Akira Yamasita”.

Em 2020, na passagem dos festejos natalinos., o Dr. João Ricardo postou nas redes sociais um depoimento do pai, Dr. Akira. Confira AQUI.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios