22/06/2020

Pesar pelo falecimento do médico Caio Martins Guedes (CRM-PR 40.079)

Residente de ortopedia no Hospital Angelina Caron, ele é o quarto médico a perder a vida por causa da Covid-19, mas o primeiro na linha de frente na atividade

O Conselho Regional de Medicina do Paraná expressa seu pesar pelo falecimento do Dr. Caio Martins Guedes (CRM-PR 40.079), o quarto médico a perder a vida por causa da Covid-19 no Estado, mas o primeiro que estava no exercício da atividade. O médico era residente de ortopedia e traumatologia no Hospital Angelina Caron, em Campina Grande do Sul, região metropolitana. Tinha 33 anos e estava internado no Hospital Pilar, em Curitiba, sendo que seu estado de saúde se agravou nos últimos dias e ele faleceu durante a madrugada desta segunda-feira (22).

clique para ampliarclique para ampliarMédico Caio Guedes, em imagem de seu facebook. (Foto: Reprodução)

“O CRM-PR e a classe médica estão enlutados. Reforçamos para que todos tenham comprometimento na luta contra a pandemia. Nosso sacrifício não será em vão. Juntos venceremos!”. A manifestação é do presidente do Conselho, Roberto Yosida, dirigindo condolências aos familiares e amigos do médico, que teve a cerimônia de despedida no fim da manhã,  no Crematório Vaticano, em Almirante Tamandaré. Tinha se formado no final de 2014 e se registrado inicialmente no CRM de Goiás (19.180), tendo se transferido em janeiro de 2017 para Santa Catarina (CRM-SC 24.349) e, em maio de 2018, para o Paraná, para fazer residência médica.

O Hospital Angelina Caron também se manifestou por nota, indicando ter recebido com pesar a notícia sobre a morte precoce do médico residente Caio Martins Guedes. "Era residente de ortopedia do hospital e também trabalhava como plantonista em uma instituição de saúde em Bocaiúva do Sul. O hospital se solidariza com familiares e amigos nesse momento".

Nota oficial do CRM-PR

Desde o final de janeiro acompanhamos o esforço das autoridades em obter EPIs em todo o mundo. Aqui no Paraná, principalmente na Grande Curitiba, fiscalizamos vários serviços e, em especial, onde houve apontamentos de médicos. Não evidenciamos falta de EPIs.

Nossa posição é clara sobre médicos no exercício da atividade para enfrentamento da pandemia: somente os habilitados (com CRM) e com o necessário uso de EPIs.

Somos solidários às famílias dos médicos que pereceram pela doença, dentro ou fora do exercício profissional.

Importante destacar que não temos poder de determinar medidas sanitárias. Contudo, dentro das atribuições do CRM-PR, podemos assegurar que tudo faremos.

Nosso portal de emissão de documentos já gerou mais de 200 mil entre certidões, atestados, receitas e pedidos de exames, poupando pacientes de deslocamentos e aumentando a sua segurança. Ainda, realizamos uma série de encontros com todas as especialidades médicas e lançamos a campanha para doenças que não podem esperar.

Nossos funcionários estão em trabalho remoto, mas realizamos uma série de orientações sobre a Covid 19 desde 20 de março de 2020, com 22 videos que estão no YouTube. Respondemos a mais de 900 indagações e pedidos de pareceres de médicos no Paraná, ao mesmo tempo em que fizemos o registro de 654 profissionais médicos.

Precisamos de união para sair dessa pandemia.

Conselho Regional de Medicina do Paraná

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios