16/01/2021

Pesar pelo falecimento do médico Djalma Calil Fadel (CRM-PR 847), de 93 anos e 65 de formação

Vulto emérito de Jaguariaíva, sua cidade natal, ele foi homenageado em setembro de 2019 na passagem do 60º aniversário do Hospital Carolina Lupion, que dirigiu por 20 anos; era irmão do Dr. João Calil Fadel (767), falecido em 2015

 O Conselho Regional de Medicina do Paraná registra com pesar o falecimento do médico Djalma Calil Fadel (CRM-PR 847), ocorrido na noite de sexta-feira (15) no Hospital Pilar, em Curitiba, onde estava internado. Ele tinha 93 anos de idade e 65 de formação médica. Era vulto emérito de Jaguariaíva, cidade onde nasceu e onde dirigiu por mais de duas décadas o Hospital Municipal Carolina Lupion. Em setembro de 2019, em meio aos festejos dos 196 anos de emancipação do município e dos 60 anos do hospital, o Dr. Djalma esteve presente à solenidade como convidado de honra.

clique para ampliarclique para ampliarDr. Djalma, ao lado do deputado Pedro Lupion, na solenidade em Jaguariaíva. (Foto: Arquivo)

Formado em 1955 pela Universidade Federal do Paraná, o Dr. Djalma Calil Fadel seguiu os passos do irmão, Dr. João Calil Fadel (CRM-PR 767), que havia se formado dois anos antes pela mesma escola e que se especializou em Pneumologia no Rio de Janeiro. Atuou em vários serviços de saúde no Paraná e também no Tocantins, onde se registrou no CRM-TO em junho de a1997, sob o número 931, e em São Paulo, em 2005, obtendo o número 119.411. Depois, fixou residência definitiva em Curitiba, onde ainda continuou trabalhando até poucos anos atrás. Era casado com D. Rosalina Maria Sampaio Fadel. As condolências da classe médica aos familiares e amigos. A despedida ocorre às 17h deste sábado, em cerimônia restrita aos familiares.

Família Fadel

Merece reprodução o registro sobre os irmãos Fadel feito em 2009, no jornal Gazeta do Povo, pelo jornalista Wilson de Araújo Bueno, que expressa um pouco da trajetória de ambos na Medicina. O Dr. João Calil Fadel faleceu em 31 de outubro de 2015, em Curitiba, aos 91 anos.

“Com muito para contar, é sempre um prazer ouvir os vários casos da Medicina que renderiam livros, narrados pelos drs. Djalma e João Calil Fadel. Ambos hoje na casa dos 80 anos. João Calil Fadel, especializado em pneumologia no RJ, dirigiu por mais de 20 anos o hospital da Lapa e por outros tantos anos o Hospital Sanatório de Pinhais. O dr. João é pneumologista por excelência – comentário de amigo próximo em referência aos sem-números de casos de sucesso e sua dedicação à profissão. Djalma Calil Fadel, de 1953 a 1975 atendeu posto de saúde na antiga Fábrica de Papel, Imbrapel, da família Lupion, no município de Arapoti, enquanto Moysés Lupion foi governador de estado. Com a saída do governador, solidário, demitiu-se, tal a afinidade com aquela família. Generalista e anestesiologista de primeira linha, na sequência foi convidado para dirigir, ainda em 75, o Hospital Carolina Lupion, em Jaguariaíva, onde permaneceu até 1989. Consta no seu histórico campanha contra a lepra e luta pela discriminação da mesma. De 1990 até 2008, atendeu postos de saúde pelo Paraná afora e Tocantins e, mais recentemente, em Curitiba – sempre estudioso e pesquisador. Unidos por sangue e igualmente por ideal, a característica marcante de ambos sempre foi a de pautar sua conduta pela regra maior da medicina, muitas vezes esquecida – me perdoem as exceções - de dedicação e amor ao próximo. Seguiram à risca os conselhos da “Mãe Jesus” e do “Pai Miguel”, como eram conhecidos seus pais, carinhosamente por filhos, netos, bisnetos e pelos mais íntimos – de nunca cobrar dos menos favorecidos. O conceito Responsabilidade Social, tão difundido hoje, sempre foi praticado por eles, o que lhes confere, certamente, o maior crédito na expectativa de muitos profissionais: admiração e respeito.”

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios