06/12/2021

Pesar pelo falecimento do médico Federico Nemesio Cabredo Lizano, um dos pioneiros de Dois Vizinhos

Natural do Peru, era especialista em cirurgia geral e medicina do trabalho; tinha 84 anos e 58 de formação médica pela UFPR, concentrando toda a sua carreira no município do Sudoeste paranaense, onde foi sepultado sábado

O Conselho Regional de Medicina dom Paraná registra com pesar o falecimento do médico Federico Nemesio Cabredo Lizano (CRM-PR 2.254), especialista em cirurgia geral e medicina do trabalho, um dos pioneiros de Dois Vizinhos, cidade do Sudoeste paranaense onde chegou no início de 1964, logo depois de se formar pela Universidade Federal do Paraná. O médico tinha 84 anos de idade e faleceu sexta-feira (3) no Hospital Marcelino Champagnat, em Curitiba, onde estava internado. Após velório na capela da Unifas, o sepultamento ocorreu às 17h no cemitério da Norte, em Dois Vizinhos.

As condolências da classe médica aos familiares e amigos do Dr. Federico Lizano, que em abril de 2016 foi homenageado pelo CRM-PR, que lhe outorgou o Diploma de Honra ao Mérito Ético na passagem dos 52 anos de formado com histórico exemplar. A homenagem ocorreu no auditório da Unimed de Francisco Beltrão e, além de médicos da região, teve a participação de alunos de 3°e do 4°ano do curso de Medicina da Unioeste, campus daquela cidade.

clique para ampliarclique para ampliarDr. Federico com os familiares, na homenagem que recebeu do Conselho em 2016. (Foto: CRM-PR)

Natural do Peru, onde nasceu em 18 de julho de 1937, o Dr. Federico deixou a esposa Olides Maria Sandri Cabredo, cinco filhos (Liliane, Márcia, Silvania, Roseane e Rodrigo), além de sete netos. Estudante de Medicina em intercâmbio de seu país com o Brasil, ele se formou e logo depois, em janeiro de 1964, foi se estabelecer em Dois Vizinhos, cidade que havia sido emancipada havia apenas dois anos e tinha apenas os médicos Guajara Gazzalle e Jader Farah.

O médico teve participação ativa no desenvolvimento da cidade, onde fundou o Hospital e Maternidade São Lucas, que em 2004 acabaria desapropriado pela administração pública e depois passaria a se chamar Hospital Pró-Vida. O Dr. Federico foi ainda um dos idealizadores da Unimed de Francisco Beltrão e fundador e presidente do Lions Club de Dois Vizinhos.

Presidente do CRM-PR quando da homenagem ao pioneiro de Dois Vizinhos, o conselheiro Luiz Ernesto Pujol proferiu o seguinte discurso, rememorando parte da trajetória do médico:

"Nosso ilustre homenageado desta noite, o Dr. Federico Nemesio Cabredo Lizano merece que todos venhamos a conhecer um breve relato de sua vida e trajetória profissional.

Carrega ele, como a maioria dos seus contemporâneos, uma história de perseverança e amor à Medicina. Nascido no Peru, há quase 79 anos (o aniversário será em julho), foi através de convênio cultural de seu país com o Brasil que ele e vários concidadãos vieram estudar na Universidade Federal do Paraná no final dos anos cinquentas. Ele se formou em dezembro de 1963, num período em que o Paraná experimentava a colonização de várias regiões e as dificuldades na atenção à saúde eram muitas. Não que não sejam hoje, mas o médico da época tinha que ser multifacetado.

Dois Vizinhos, cidade do Sudoeste que se emancipara em 1961, tinha apenas dois médicos quando o Dr. Federico estava se formando: os Drs. Guajara Jesus da Cruz Gazzalle e Jader Farah, este dono de um pequeno hospital de madeira e que convidou o então acadêmico em final do curso a conhecer a comunidade duovizinhense e se preparar para sucedê-lo no posto. Recém-formado e pronta para trabalhar, o Dr. Federico ali chegou com seus sonhos, ideais e energia em 15 de janeiro de 1964. O colega deixou a cidade logo depois, mas o Dr. Federico encantou-se pela cidade e por sua gente e decidiu encarar os muitos desafios. Sua abnegação levou-o a construir na cidade o seu próprio hospital-maternidade, o São Lucas – primeiro de madeira e depois de alvenaria. Nesse projeto, contou com a parceria e também dedicação da esposa, D. Olides Maria Sandri Cabredo, na condução da parte administrativa. Afinal, a vida de médico naqueles tempos exigia trabalho diuturno e andanças pelos rincões.

clique para ampliarclique para ampliarDr. Federico e o conselheiro Luiz Ernesto Pujol. (Foto: CRM-PR)

Por dois anos, de 1977 a 1978, contou com o conterrâneo e colega de turma Artidoro Balarezo Moral para cuidar de seu hospital, enquanto concluía especialização na Federal do Paraná em Cirurgia Geral e Medicina do Trabalho. Foi pioneiro em suas especialidades em Dois Vizinhos, ajudando no aprimoramento de muitos médicos, e também contribuiu para incontável número de nascimentos e atendimentos de gerações nestes mais de meio século. Que o digam os cinco filhos, Liliane, Márcia, Silvania, Roseane e Rodrigo, criados nesse mundo fantástico de dedicação à vida e que foram conscienciosos pela importância do trabalho do pai, provavelmente retirado do carinho do lar inúmeras vezes. Brincadeira à parte, talvez tenham ficado assustados na hora da escolha de suas profissões, pois preferiram outras áreas de atuação, como Direito, Economia e Administração.

À D. Olides e aos cinco filhos, a solidariedade e a extensão dos cumprimentos e desta homenagem, pois foram o alicerce para que o Dr. Federico seguisse perseverante no exercício da Medicina que, aliás, decidiu retomar recentemente, aos poucos, colocando fim a um curto período de férias que usou para recarregar a bateria. Como ele mesmo disse à família, não é de fugir à luta e, assim, ser médico é a sua vida.

É importante destacar o respeito da comunidade da região ao Dr. Federico por suas inserções sociais e defesa da profissão e da ética médica. Foi um dos idealizadores também da Unimed Francisco Beltrão e um dos fundadores do Lions Clube de Dois Vizinhos, tendo inclusive sido seu presidente e merecido especial homenagem em outubro de 2011.

Fica claro que, nesse caminhar, estamos diante de um médico que viveu de forma singular, incapaz de retrocesso ou hesitação; que não chegou ao momento atual por atalhos ou desvios, sempre se mantendo em rota segura para que se beneficiasse a comunidade por ele atendida, insensível a estorvos e fadigas que a vida nos impõe.

Assim sendo, meu prezado Dr. Federico Nemésio Cabredo Lizano, o Conselho Regional de Medicina do Paraná e os seus colegas médicos que fazem parte da Delegacia Regional de Francisco Beltrão têm o orgulho de conceder-lhe o DIPLOMA DE HONRA AO MÉRITO ÉTICO pelo que o Senhor representa como exemplo de profissional aos demais médicos e aos futuros profissionais aqui presentes."

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios