19/02/2026

Pesar pelo falecimento do médico Hamilton Júnior

O Dr. Hamilton tinha 86 anos e faleceu nesta quinta-feira (19), em Curitiba. Formado pela UFPR, era especialista em Ginecologia e Obstetrícia e em Diagnóstico Por Imagem

clique para ampliarclique para ampliarDr. Hamilton tinha 86 anos. Em 2014, recebeu do CRM-PR o Diploma de Mérito Ético-Profissional. (Foto: CRM-PR)
O Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR) comunica com pesar o falecimento do médico Hamilton Júnior (CRM-PR 1.669), ocorrido na nesta quinta-feira (19), no Hospital Sugisawa, em Curitiba. O sepultamento será realizado na sexta-feira (20), às 11h, no Crematório Vaticano em Almirante Tamandaré. As condolências da classe médica aos familiares e amigos.

Natural de Curitiba (PR), nasceu no dia 18 de agosto de 1939, estava com 86 anos e era filho de Elias Junior e Maria Clara Julio. Formou-se pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) em 1964. Era especialista em Ginecologia e Obstetrícia (RQE 219), declarado pela Associação Médica Brasileira, em 1983; e em Diagnóstico Por Imagem, com atuação em Ultrassonografia Geral (RQE 2.065), conferido pelo Colégio Brasileiro de Radiologia, em 2008.

Em 2014, recebeu do CRM-PR o Diploma de Mérito Ético-Profissional e o símbolo da Medicina, em reconhecimento aos 50 anos de formatura e ao histórico ético exemplar na profissão.

No ano de 1998, fundou a Escola Paranaense de Aperfeiçoamento Médico (EPAM), iniciativa do Dr. Hamilton Júlio, que esteve à frente do projeto por 20 anos. Em 1974 foi apresentado a ele a Ultrassonografia quando fez um estágio em Valência, Espanha, para se especializar na área. Ao aplicar o conhecimento com a especialidade de Ginecologia e Obstetrícia, o Dr. Hamilton começou a ensinar o método para os médicos residentes da Universidade Federal do Paraná (UFPR), além de colegas de profissão. O objetivo da EPAM, segundo o Dr., era de difundir o uso da ultrassonografia no meio médico, sendo ele um dos primeiros médicos a realizar este tipo de exame no Brasil. "A medicina, principalmente a Obstetrícia, pode ser dividida em antes e depois do ultrassom, pois este método nos levou a mares nunca antes navegados", afirmou.

Em 2018, no 22° Congresso Brasileiro de Ultrassonografia, da Sociedade Brasileira de Ultrassonografia (SBUS), o Dr. Hamilton, então comendador da SBUS, recebeu a Comenda Ordem do Mérito pela associação, pelo desempenho em prol da vida acadêmica e defesa profissional de excelência junto à Ultrassonografia do Brasil. Durante seu discurso, ponderou estar sempre em busca por aprendizado. “Em Medicina, quando se pensa que se sabe de tudo, você cai do cavalo. O conhecimento requer aprendizado contínuo, ao longo da vida, por meio de um aprendizado constante, conseguimos melhorar os conhecimentos sobre a aplicação do ultrassom nas doenças.”

Em nota, a Associação de Obstetrícia e Ginecologia do Paraná (Sogipa), instituição da qual o médico foi presidente por duas gestões, prestou condolências: "A ginecologia e obstetrícia brasileira, em especial a ultrassonografia perdeu hoje um de seus mais ilustres representantes, Dr. Hamilton Júlio. Professor dedicado e humano da UFPR durante toda sua vida, é reconhecido como um os precursores da ultrassonografia no Brasil, na década de 70, sendo um ícone e exemplo para gerações." Nas redes sociais, familiares, amigos, colegas de profissão e pacientes também prestaram condolências ao Dr. Hamilton.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios