10/01/2022

Pesar pelo falecimento do médico Jaime Burgos Claros Paz, mais uma vítima da Covid-19

Natural da Bolívia, tinha 61 anos e mais de 30 de exercício da Medicina no Brasil. Atuava em unidade de saúde de Nova Londrina. Prefeitura e população prestaram homenagem. Sepultamento foi realizado em Primavera (SP)

O Conselho Regional de Medicina do Paraná registra com pesar o falecimento do médico Jaime Burgos Claros Paz (CRM-PR 21.177), que estava atuando em Nova Londrina e foi mais uma vítima da Covid-19, a 34ª a morrer naquela cidade, que fica quase na divisa com São Paulo. Nascido em Cochabamba, Bolívia, e naturalizado brasileiro, ele tinha 61 anos de idade e mais de 30 de formação médica. O falecimento ocorreu na madrugada de quinta-feira passada (6) e o sepultamento ocorreu no mesmo dia em Primavera, distrito de Rosana (SP).

clique para ampliarclique para ampliarDr. Jaime Paz, mais uma vítima da Covid-19. (Foto: Arquivo)

O médico atuava desde 2018 em Nova Londrina, fazendo parte do Programa Estratégia Saúde da Família, atendendo na Unidade Básica de Saúde Clínica da Mulher. A prefeitura e a população do município prestaram homenagem ao Dr. Jaime. Vários veículos oficiais e particulares acompanharam o cortejo, que saiu do CTG Três Fronteiras às 14h de quinta, percorrendo as principais vias da cidade e depois seguindo para Primavera, onde ocorreu o sepultamento.

As condolências da classe médica aos familiares e amigos do Dr. Jaime, que era irmão do também médico Miguel Angel Claros Paz (CRM-MT 2.671), especialista em ginecologia e obstetrícia, geriatria e medicina da família e comunidade, com atuação em Várzea Grande (MT), e tio de Miguel Paz Junior (CRM-MT 12.755).

Nascido em 22 de agosto de 1960, o Dr. Jaime Burgos Claros Paz formou-se pela Faculdade de Medicina Aurelio Melean, da Universidad Mayor de San Simón (Bolívia). Seu primeiro registro no Brasil data de dezembro de 1989, quando revalidou seu diploma pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Inscreveu-se inicialmente no Conselho do Rio de Janeiro (CRM-RJ 673366), Depois, registrou-se no Mato Grosso (3.496), em São Paulo (111.085) e, finalmente, no Paraná, em março de 2004. Antes de chegar a Nova Londrina, exerceu a profissão em Rosana (SP) e Itaúna do Sul (PR).

O único irmão, o Dr. Miguel, muito abalado com a morte, fez desabafo: “A gente que lida com pacientes de Covid, além de pegar às vezes cepa muito virulenta, a carga viral é muito grande devido ao contato com muitos pacientes infectados”. Atuante na linha de frente no combate à pandemia, o Dr. Miguel reforçou o apelo à população para que mantenha os cuidados preventivos.

De acordo com estatísticas da Secretaria Estadual de Saúde do Paraná, até 30 de setembro de 2021 pelo menos 95 médicos tinham perdido a vida por causa da Covid-19. O total de profissionais de saúde chegava a 741. Estimativas atuais indicam que mais de 100 médicos faleceram no Paraná em decorrência da doença.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios