02/11/2022

Pesar pelo falecimento do médico João Ferreira Dias Filho (CRM-PR 1.689), de Curitiba

Também empresário, tinha 82 anos de idade e 57 de formação médica pela Católica do Paraná. Em 2015, quando completou 50 anos de atividade, recebeu do Conselho o Diploma de Mérito Ético

clique para ampliarclique para ampliarDr. João Filho e o Dr. Bruno Grillo. (Foto: Arquivo)

O Conselho Regional de Medicina do Paraná registra com pesar o falecimento do médico e empresário João Ferreira Dias Filho (CRM-PR 1.689), ocorrido durante a madrugada desta quarta-feira (2) no Hospital Nossa Senhora das Graças, em Curitiba. O Dr. João tinha 82 anos de idade e 57 de formação médica.

O corpo será velado na Capela do Cemitério Parque Iguaçu, em Curitiba. O sepultamento está marcado para 10h da manhã desta quinta-feira (3). O Dr. João Ferreira Dias Filho era casado com a Sra. Clea Aparecida Sicca Dias, falecida em abril de 2018, aos 75 anos. As condolências da classe médica aos familiares e amigos do Dr. João.

O Dr. João Ferreira Dias Filho formou-se em Medicina pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, em dezembro de 1965. No Jubileu de Ouro do exercício da profissão, em 2015, ele foi homenageado pelo Conselho de Medicina do Paraná, onde tinha se registrado em dezembro de 1965. Durante a solenidade do Dia do Médico ele foi distinguido com o Diploma de Mérito Ético. Na ocasião, coube ao então presidente da Academia Paranaense de Medicina, Dr. Bruno Maurizio Grillo, fazer a entrega da comenda.

O médico nasceu em Santo Antonio da Platina, em 1940. Tinha especial dedicação à cirurgia abdominal. Em 1967, logo depois de formado, escolheu a pequena cidade de Mallet, na região dos Campos Gerais, para morar e exercer sua carreira. De acordo com amigos, em pouco tempo transformou o hospital da cidade em uma referência para toda a região. Na época, sem contar com o SUS ou planos de saúde, o atendimento aos mais carentes muitas vezes era feito de forma gratuita. Na década de 1970, decidiu investir na compra de terras e no plantio de pinus. Tornou-se empresário, fundando a SEPAC, uma das maiores fabricantes de papéis sanitários do Brasil. Sempre tendo em mente a preservação da natureza e o bem-estar de funcionários e da comunidade vizinha, manteve por meio de sua empresa, vários projetos de responsabilidade social.

Em 2015, no mesmo ano em que foi homenageado pelo CRM, também recebeu especial deferência da Federação das Indústrias do Paraná. No Dia da Indústria, recebeu a Medalha de Mérito Industrial.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios