08/07/2020

Pesar pelo falecimento do médico Jorge Karigyo, o 5º pela Covid-19 no Paraná

Tinha 62 anos e estava há menos de duas semanas internado em Maringá, onde atuava; cidade teve outros quatro óbitos pela doença nas últimas horas

O Conselho Regional de Medicina do Paraná registra com pesar o falecimento do médico Jorge Karigyo (CRM-PR 13.729) ocorrido nesta quarta-feira (8) em Maringá, onde estava internado havia duas semanas depois de agravamento pela Covid-19. Ele tinha 62 anos e foi uma das cinco vítimas fatais registradas nas últimas horas pelas autoridades sanitárias de Maringá. Também foi o quinto médico a morrer pelo coronavírus no Paraná. As condolências da classe médica aos familiares e amigos.

O Dr. Jorge Karigyo era natural de Assaí, mas iniciou a sua profissão em Várzea Grande, no Mato Grosso, onde se registrou no Conselho de Medicina local em 28 de janeiro de 1987. Tinha o registro número 1.857 e titulação em Ginecologia e Obstetrícia. Ele retornou ao Paraná em abril de 1993. Era médico do município de Maringá e estava vinculado à UPA da Zona Sul.

clique para ampliarclique para ampliarDr. Jorge, o quinto médico a morrer de Covid-19 no Paraná. (Foto: Arquivo)

O médico era diabético e tinha sido internado no dia 29 de junho. Na terça-feira (7) ele teve seu quadro agravado e seguiu para UTI, não resistindo. Conhecido como “Doutor Jorge”, era reconhecido como profissional humano, caridoso e carismático. Nas redes sociais, a morte do médico gerou grande repercussão. “Que.falta fará para classe médica/; tive o prazer de trabalha com ele, pois excelente pessoa e ser humano”, declarou um ex-colega.

“Salvou muitas vidas. Um médico espetacular. Com uma história de vida excepcional”, manifestou-se uma internauta, com outra destacando que “infelizmente nosso amigo se torna mais uma vítima da Covid-19¨. “Após alguns dias internado na UTI do Hospital Paraná, o médico veio a faleceu na tarde desta quarta-feira. As nossas condolências à família”, disse outra pessoa. “Muito triste, era um excelente médico, humilde atencioso generoso, ele me atendeu e atendeu fez a minha cirurgia e de minha mãe. Deixou uma lacuna grande na família dele e na vida dos amigos, é na área médica de Maringá. A nossa oração é para que Deus console a família enlutada”, registrou outra mensagem, em meio a dezenas de comentários e compartilhamentos da notícia.

As outras quatro pessoas que faleceram em Maringá foram uma mulher de 71 anos e três homens com idades entre 82 e 87 anos. Eleva-se o número de mortes para 25. Maringá ainda teve 64 novos casos de coronavírus.

clique para ampliarclique para ampliarDr. Jorge. (Foto: Arquivo)

Antes do Dr. Jorge, outros quatro já tinham perdido a vida por causa da doença, um deles o Dr. Caio Martins Guedes (CRM-PR 40.079), que tinha 33 anos e o único que estava na linha de frente de combate à pandemia. Antes dele faleceram os Drs. Clóvis Górski (CRM-PR 4.263), de Guarapuava; Nelson Martins Schiavinatto (2.279), de Cianorte, e Milton Luiz Ciappina (5.482), de Fazenda Rio Grande.

Outro falecimento

Ainda nesta quarta-feira (8), faleceu no Hospital Nossa Senhora das Graças, em Curitiba, o médico Carlos Alberto de Arruda Ferreira (CRM-PR 21.480), que tinha residência em Itapirapuã Paulista (SP) e também no Paraná. A causa da morte não foi divulgada. Ele se registrou pela primeira vez no Conselho de Medicina do Paraná em novembro de 2004. Depois, no do Amazonas (6.895) em junho de 2010, transferindo-se em março de 2011 para São Paulo (81.415). O corpo seguiu para sepultamento em Araçatuba (SP). As condolências aos familiares e amigos.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios