05/02/2021

Pesar pelo falecimento do médico Kurt Christiano Heller, 97 anos de idade e 72 de formado

Formado em Porto Alegre, em 1949, seguiu para o interior do Paraná, sendo um dos médicos pioneiros de Alto Paraná; depois de duas décadas retornou à cidade natal, Montenegro (RS). Teve complicações pela Covid-19

O Conselho Regional de Medicina do Paraná registra com pesar o falecimento do médico Kurt Christiano Heller (CRM-PR 834 e CRM-RS 4.080), ocorrido na tarde desta quarta-feira, 3 de fevereiro, em decorrência de insuficiência respiratória e complicações pela Covid-19. Era um dos mais tradicionais e antigos médicos de Montenegro e do Vale do Caí (RS), onde ajudou a fundar a Unimed. Ele deixa a esposa, Alice Heller, seis filhos, doze netos e muitos amigos e pacientes que carregarão seu nome na memória.

clique para ampliarclique para ampliarDr. Kurt Heller atuou por 20 anos no interior do Paraná. (Foto: Arquivo)

Faleceu em Montenegro (RS), sua cidade natal e onde voltou a residir depois de passar mais de duas décadas no Paraná. O médico tinha 97 anos de idade e mais de 72 anos de formação pela Faculdade de Medicina de Porto Alegre. Até o ano passado ainda cumpria rotina atendendo em seu consultório, localizado na Rua das Flores, próximo da Catedral (Igreja Matriz), no Centro, tendo sempre a companhia da esposa. Era sempre atencioso e calmo, como o foi ao longo de sua jornada.

O médico recebeu inúmeras homenagens, em especial nas redes sociais, mostrando o quanto era conhecido e estimado. “Viveu uma vida digna, lutou por seus princípios, deixou um legado de bons ensinamentos, amou muito e foi muito amado! Sentiremos muito sua falta, mas estamos felizes por termos feito parte da sua bem vivida vida!”, postou a filha Claudia Beatriz Heller.

“Ele era realmente uma pessoa incrível em muitos aspectos”, lembra a neta Carine Würch. “Como ser humano, como médico; um excelente avô, pai; o tipo de pessoa que a gente gostaria de ser”.

O prefeito em exercício, Cristiano Braatz, também lamentou o falecimento, lembrando da dedicação profissional do médico que, mesmo já na terceira idade, ainda se dedicava a sua profissão. “O doutor Kurt foi uma pessoa dinâmica, mas de uma humanidade exemplar. Uma daquelas pessoas que fazem falta à cidade e a todos que o conheceram”, definiu.

Doutor Kurt estava internado há cerca de dez dias no Hospital Unimed Vale do Caí e, segundo a neta, já era considerado curado, mas acabou falecendo por complicações decorrentes da Covid-19. O velório foi restrito aos familiares e o sepultamento ocorreu às 10h30 de quinta-feira (4), no Cemitério de Montenegro.

O Doutor Kurt, como era conhecido, começou seus estudos médicos aos 21 anos, em Porto Alegre, tendo se formado em 1949. Logo após foi trabalhar no interior, em Três Passos, mudando depois para o Paraná. Foi um dos médicos pioneiros de Alto Paraná, cidade do Noroeste, onde foi responsável pela instalação do hospital.

Teve importante papel no desenvolvimento da região, onde ficou por 20 anos, quando decidiu voltar ao Estado de origem por questões de saúde. Sempre se manteve atualizado e contava com excelente memória. Na cidade do interior do Paraná também ocorreram homenagens ao médico pioneiro, que se registrou no CRM-PR em 28 de janeiro de 1960.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios