17/09/2021

Pesar pelo falecimento do médico Luiz Carlos de Lima, fundador do Hospital Dr. Lima, de Cascavel

Médico e dirigente hospitalar tinha 90 anos de idade e quase 60 de formação pela UFPR. Faleceu na manhã desta sexta-feira (17) depois de alguns dias internado. Deixa três filhos e netas

O Conselho Regional de Medicina do Paraná registra com pesar o falecimento do médico e dirigente hospitalar Luiz Carlos de Lima (CRM-PR 1.639), fundador da Casa de Saúde Dr. Lima, hoje Hospital Dr. Lima, de Cascavel, no Oeste do Estado. O médico tinha 90 anos e 59 de formação pela Universidade Federal do Paraná. Estava internado havia vários dias e faleceu na manhã desta sexta-feira (17). O velório ocorre a partir das 13h na Capela Master da Acesc (Administração de Cemitérios e Serviços Funerários de Cascavel), com sepultamento previsto para o final da tarde.

clique para ampliarclique para ampliarDr. Luiz com o filho, ao receber o Diploma de Mérito, em 2012. (Foto: CRM-PR)

As condolências da classe médica aos familiares e amigos do Doutor Lima. Ele foi casado com a Sra. Maria de Lourdes Ribeiro Lima, já falecida, e deixa três filhos (Carla, psicóloga; Keila, desenhista industrial; e Luiz, médico e bioquímico) e cinco netas (Sarah, Kiarah, Kiella, Keila e Lara).

Coube ao Dr. Luiz Carlos de Lima Filho (CRM-PR 18.546), na solenidade do Dia do Médico de 2012 no CRM-PR, fazer a entrega, ao pai, do Diploma de Mérito Ético-Profissional ao completar os 50 anos de atividade com histórico exemplar. O Dr. Luiz Filho tem mais de 20 anos de exercício da Medicina.

O Hospital Dr. Lima, onde também atuam como diretores alguns familiares do médico fundador, emitiu nota de pesar ainda na manhã desta sexta-feira (17). “Em nome de toda a família e instituição Dr. Lima, lamentamos imensamente esta perda”. Nas redes sociais, dezenas de manifestações de solidariedade foram registradas, como a de uma pessoa, que assinalou: “Tinha grande apreciação por este Ser! Um homem digno de aplausos. Meus sinceros sentimentos a todos os familiares e amigos. Homem de caráter”. Outra pessoa reforçou: "Meus sentimentos à família. Quantas vezes me ajudou e à minha família. Gratidão a esse grande médico".

clique para ampliarclique para ampliarDr. Luiz, em foto do Portal do Hospital. (Foto: Reprodução)

Natural de Ribeirão Preto (SP), onde nasceu em 4 de fevereiro de 1931, o Doutor Lima fez parte da turma de formandos de 1962 da UFPR, tendo entre os colegas os Drs. Affonso Coelho, Daebes Galatti Vieira, Renato Merolli, Ricardo Pasquini, Mauro Prieto, Saburo Sugisawa e Sanito Wilhelm Rocha, dentre outros. Logo após se formar, ele seguiu para o Oeste paranaense, onde se radicou e passou a atuar.

Em Cascavel, fundou a então Casa de Saúde Dr. Lima, que começou a funcionar ainda em 1971. Ao longo dos anos, a instituição foi se estruturando, conquistou o reconhecimento e passou a ser referência em vários segmentos da saúde, inclusive maternidade. Ganhou no decorrer dos anos o nome de Hospital Dr. Lima. O médico e dirigente hospitalar teve participação na fundação do Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Oeste, na década de 1990, contribuindo para a constituição da federação estadual (Fehospar).

Em reconhecimento ao histórico de trabalho do Dr. Luiz Carlos de Lima, inclusive por proporcionar oportunidades profissionais em seu hospital e pela dedicação a causas sociais, ele recebeu os títulos de Cidadão Honorário de Cascavel e do Paraná. Ainda foi condecorado pelo Exército Brasileiro com a Medalha Pacificador Duque de Caxias. Recebeu ainda por duas vezes o título de Amigo da Brigada.

O Dr. Lima também foi sócio-fundador da Associação Médica de Cascavel (que data de 30 de agosto de 1969), da Unimed Cascavel, do Rotary Cascavel e ainda da Federação Paranaense de Desportos Universitários (1956). Enquanto estudante, foi diretor do Centro Acadêmico Nilo Cairo (UFPR).

clique para ampliarclique para ampliarDr. Lima com os familiares, em homenagem que lhe foi conferida pela Associação Médica de Cascavel. (Foto: Arquivo)

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios