18/03/2020

Pesar pelo falecimento do médico Maurílio de Oliveira, um dos pioneiros de Maringá

Tinha 95 anos de idade e 66 de formação pela UFPR, tendo dirigido hospital infantil na Cidade Canção. Contraiu pneumonia depois de mês e meio hospitalizado em decorrência de queda que sofreu em casa

O Conselho Regional de Medicina do Paraná registra com pesar o falecimento do médico Maurílio de Oliveira (CRM-657), um dos pioneiros de Maringá e que era especialista em Alergia e Imunologia. A morte do médico de 95 anos de idade e mais de 66 de formação foi registrada em 16 de março último, na Cidade Canção, onde ele havia fundado o Hospital Infantil São Lucas.

Há 48 dias ele havia sofrido uma queda em casa e fraturou uma costela e a sétima vértebra, tendo sido hospitalizado e contraindo pneumonia. O corpo foi cremado no Crematório Angelus, no Cemitério Parque. As condolências da classe médica aos familiares e amigos do Dr. Maurílio, que foi um dos primeiros profissionais fora da Capital a se registrar no CRM-PR, em outubro de 1958.

clique para ampliarclique para ampliarDr. Maurílio (detalhe) e prédio antigo do hospital que dirigiu. (Foto: Arquivo)

O Dr. Maurílio de Oliveira nasceu em 13 de novembro de 1924 em Jaboti, então distrito de Tomazina, no Norte Pioneiro. Na infância, morou em Japira, próximo de sua terra natal. Com 15 anos já trabalhava como balconista na farmácia do primo, onde encontrou inspiração para atuar na área de saúde. Em 1944, Maurílio decidiu mudar-se para Curitiba, onde continuou seus estudos. Em 1949, iniciou o curso de Medicina na Universidade Federal do Paraná, colando grau em 1954.

Atuou como médico em Uraí, cidade onde conheceu Terezinha, com quem se casou em 1956. O casal teve quatro filhos. Em 1958, investiu na compra de um hospital em Paraíso do Norte. No início da década de 1960, vendeu o hospital e passou a fazer estágios no Rio de Janeiro e Curitiba. Em 1963 mudou-se para Maringá. Em sociedade com o médico Itizo Nishimura, comprou o Pronto-Socorro Infantil São Lucas, então instalado numa casa de madeira na Avenida Paraná, nº 504.

Pouco tempo depois, os sócios construíram um novo prédio, na Rua Néo Alves Martins, nº 3190, onde instalaram o Hospital e Pronto-Socorro Infantil São Lucas, com 25 leitos. Preocupado com questões sociais, Maurílio trabalhou como voluntário na Santa Casa de Maringá. Em 1988, especializou-se em alergologia, após estágio no Rio de Janeiro. Em 1992, o Hospital São Lucas encerrou atividades e suas instalações foram alugadas para a prefeitura, que implementou no local a sede da Secretaria Municipal de Saúde.

O Dr. Maurílio passou, então, a trabalhar em sua antiga residência, onde instalou consultório, à Rua Luiz Gama, nº 354, junto com seu genro, o médico Sérgio Tadeu Bersani (CRM-PR 7.186), especialista em pediatria e otorrinolaringologia. Em 2004, o Dr. Maurílio recebeu do Conselho o Diploma de Mérito Ético-Profissional por ter completado 50 anos de formado com histórico exemplar. Encerrou as atividades depois de sofrer AVC.

O ex-sócio do Dr. Maurílio, Dr. Itizo Nishimura (CRM-PR 1.242), especialista em pediatria e medicina do trabalho e também um dos pioneiros de Maringá, viria a faleceu em 5 de agosto de 2021, aos 89 anos de idade e 59 de formação. Natural de Jataizinho (PR), o Dr. Itizo recebeu em 2012 o Diploma de Mérito Ético.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios