27/07/2022

Pesar pelo falecimento do médico Orlando Sanchez (CRM-PR 1.654), um dos pioneiros de Ivaiporã

Tinha 86 anos e 58 de formado. Despedida ocorre nesta quarta (27) na cidade onde concentrou a carreira e foi dirigente hospitalar. Deixa esposa médica e três filhos, dois também médicos

O Conselho Regional de Medicina do Paraná registra com pesar o falecimento do médico Orlando Sanchez (CRM-PR 1.654), um dos pioneiros de Ivaiporã, onde fundou o hospital e maternidade local, hoje denominado Instituto de Saúde Lucena Sanchez. Ele faleceu na noite de terça-feira (26) no Hospital Marcelino Champagnat, em Curitiba, onde tinha sido internado por problemas cardíacos.

clique para ampliarclique para ampliarDr. Orlando com os familiares, na solenidade do Dia do Médico. (Foto: CRM-PR)

O médico tinha 86 anos de idade e 58 de formação em Medicina pela UFPR. Era casado com a também médica Dra. Neusa Ursulina Lucena Sanchez (CRM-PR 1.857), especialista em Pediatria, e deixa três filhos: Fernanda Sanchez e os também médicos Orlando Sanchez Junior (CRM-PR 13.457) e Luciana Lucena Sanchez (30.455), residentes e atuantes em Ivaiporã.

O corpo do médico foi trasladado para Ivaiporã, com velório iniciando na manhã desta quarta-feira (27) na Capela Aliança. O sepultamento está marcado para 17h desta quarta no Cemitério Municipal de Ivaiporã. As condolências da classe médica aos familiares e amigos do Dr. Orlando, que era nascido na cidade paulista de Nova Granada.

A notícia da morte do Dr. Orlando gerou grande comoção na cidade, onde ele e a família detêm grande prestígio e respeito. Além da atuação como médico e dirigente hospitalar, era agropecuarista e foi um dos fundadores da Sociedade Rural do Centro do Paraná (Sorcep). Foi ainda muito participativo no desenvolvimento político e econômico da cidade, tendo inclusive concorrido ao cargo de prefeito em 1992.

clique para ampliarclique para ampliarEm 2013, titulado Cidadão Honorário de Ivaiporã. (Foto: Arquivo)

Lideranças empresariais e políticas de Ivaiporã e região do Vale do Ivaí lamentaram a morte do eminente médico e destacaram o importante legado que deixou. Dentre as inúmeras condecorações que recebeu está o Diploma de Menção Honrosa da Assembleia Legislativa do Paraná, que recebeu em 2017 em reconhecimento à dedicação e ao trabalho para melhorar a saúde da população dos municípios do Vale do Ivaí. Ainda em reconhecimento da comunidade empresarial, recebeu o prêmio “Guerreiros do Comércio”, pela Fecomércio Paraná.

O Dr. Orlando também era cidadão honorário de Ivaiporã, honraria que recebeu em 2013. Também tinha recebido do Conselho de Medicina do Paraná, no ano seguinte, o Diploma de Mérito Ético-Profissional, na passagem dos 50 anos de formado com histórico exemplar. Em 2015, foi a esposa do Dr. Orlando quem foi diplomada pelos 50 anos de formada pela Universidade Federal do Paraná.

O Dr. Orlando Sanchez chegou em Ivaiporã em 1968, apenas quatro anos depois de se formar pela Universidade Federal do Paraná, onde também concluiu especializações em Clínca Médica e Cirurgia Geral. Começou trabalhando no Hospital Bom Jesus, a convite do então proprietário Akira Yamashita. Depois de estabelecido na região, construiu um hospital em Grandes Rios e adquiriu cotas do antigo Hospital Nossa Senhora Consoladora, que era de propriedade do médico Nelson Soberay.

clique para ampliarclique para ampliarDr. Orlando, em foto recente. (Foto: Arquivo)

Na sequência, transformou esse estabelecimento em Hospital e Maternidade Ivaiporã, que depois ganhou a denominação de Instituto de Saúde Lucena Sanchez, hoje administrado pelos filhos Dr. Orlando Junior, que tem 30 anos de formado e tem entre suas especialidades Medicina Interna, Cirurgia Geral e Cirurgia do Aparelho Digestivo, e Dra. Luciana Sanchez, especialista em Radiologia e Diagnóstico por Imagem e que teve registros ainda nos Conselhos de Medicina de São Paulo, Goiás, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

De acordo com publicações de meios de comunicação da região, o Dr. Orlando Sanchez também foi o primeiro chefe da 22ª Regional de Saúde de Ivaiporã e teve importante papel na consolidação da estrutura assistencial. Ainda atuou como médico do Instituto Médico Legal e trabalhou para instalação do INSS de Ivaiporã. Também teve destacada atuação em causas sociais.

Luto oficial

A Prefeitura de Ivaiporã decretou luto oficial por três dias por meio do Decreto 14.135, de 27 de julho de 2022. “O prefeito de Ivaiporã, Carlos Gil, vice-prefeito Marcelo Reis e demais servidores públicos, especialmente a equipe do Departamento de Saúde, reconhecem publicamente a dedicação à Medicina e às causas sociais do município, onde o médico Orlando Sanchez sempre se manteve atuante”, diz trecho da notícia publicada nos meios de comunicação da administração municipal. A nota ainda cita que o Instituto Lucena Sanchez foi reconhecido a partir de setembro de 2017, “atendendo pacientes dos 16 municípios da 22ª Regional de Saúde e a Central de Leitos do Estado”.

“Lamento muito a morte do pioneiro da Medicina. O Dr. Orlando Sanchez contribuiu muito com a saúde da população. Homem dedicado, simples, integro e preocupado com o desenvolvimento do município de Ivaiporã. Aos familiares os meus sinceros pêsames”, declarou o prefeito Carlos Gil. 

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios