15/12/2021

Pesar pelo falecimento do médico Otacílio Conceição Bittencourt, que tinha 87 anos e 59 de formado

Concentrou quase toda a sua vida profissional em Pitanga, onde foi prefeito e vice. Residia atualmente em Curitiba. Três dos quatro filhos seguiram seus passos na Medicina

O Conselho Regional de Medicina do Paraná registra com pesar o falecimento do médico Otacílio Conceição Bittencourt (CRM-PR 1.498) ocorrido na terça-feira (14) em sua residência, em Curitiba. Ele tinha 87 anos de idade e 59 de formação médica pela Universidade Federal do Paraná, tendo concentrado grande parte de sua carreira profissional em Pitanga, município do Centro-Oeste paranaense onde residiu por quatro décadas e meia e onde exerceu cargos de prefeito e vice, muito contribuindo para o desenvolvimento da região. A despedida do Dr. Otacílio ocorreu nesta quarta-feira (15), na Capela Vaticano. As condolências da classe médica aos familiares e amigos.

clique para ampliarclique para ampliarDr. Otacílio com os três filhos médicos, quando da solenidade do Dia do Médico de 2012. (Foto: Arquivo)

Natural de Concórdia (SC), onde nasceu em 18 de janeiro de 1934, ele teve sua graduação em Medicina em 19 de dezembro de 1962, tendo se registrado no Conselho de Medicina em novembro de 1964. Era casado com a Sra. Ivete Badotti Bittencourt e três dos quatro filhos seguiram seus passos na Medicina: Otacílio Alessandro Bittencourt (CRM-PR 20.130), com atuação em Pitanga, onde ocupou cargo legislativo; Adriano Ricardo Badotti Bittencourt (CRM-PR 16.141), com atuação em Curitiba; e Juliano Ricardo Badotti Bittencourt (CRM-PR 12.190), especialista em ginecologia e obstetrícia e medicina do tráfego, que atuava em Pinhais e faleceu em novembro de 2015.

O quarto filho, Luciano Ricardo Badotti Bittencourt, é administrador e empresário do ramo imobiliário, tendo sido braço-direito em atividades empresariais do pai. Deixou ainda netos e bisnetos. Um dos netos é o Dr. Otacílio Conceição Bittencourt Neto (CRM-PR 30.071), que seguiu a Medicina e tem atuação na cidade onde a família se radicou, Pitanga.

Em outubro de 2012, em meio às comemorações do Dia do Médico, o Dr. Otacílio Bittencourt foi homenageado pelo Conselho de Medicina na passagem do Jubileu de Ouro. Na ocasião, recebeu o Diploma de Mérito Ético-Profissional pelas mãos dos três filhos médicos, presentes à solenidade ocorrida na sede do CRM-PR. Outros colegas formandos naquele ano receberam a honraria pelo histórico ético, dentre eles os Drs. Bruno Maurizio Grillo, Luiz Carlos de Lima, Mauro Prietto, Ricardo Pasquini e Paulo Zelter Grupenmacher.

A notícia da morte do médico e ex-prefeito teve grande repercussão junto à população pitanguense, em respeito ao seu histórico profissional e como político. Tinha sido eleito vice-prefeito em 1979, para cumprir mandato até 1983, e em 1989 foi eleito prefeito, ficando na função até 1992. O Dr. Otacílio também foi diretor do Hospital São Vicente de Paula, de Pitanga.

Além da atividade médica e política, o Dr. Otacílio foi empreendedor imobiliário, tendo constituído, em 1984, a pessoa jurídica O. C. Bittencourt Ltda, que viria a ser a empresa-mãe da Habitten Loteamentos. O primeiro grande empreendimento foi em Araucária, tendo depois se estendido para Fazenda Rio Grande, Guarapuava, Londrina e Campo Mourão, além de alcançar os municípios catarinenses de Camboriú, Itajaí e Penha. Diretor da Habitten, o filho Luciano Bittencourt sempre foi o braço-direito do Dr. Otacílio nos negócios imobiliários.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios