09/08/2021

Pesar pelo falecimento do médico Robson José da Silva Souza, primeiro patologista de Maringá

Tinha 80 anos de idade e 52 de formação médica pela Universidade Federal da Bahia. Estava radicado na cidade paranaense desde 1973. Foi um dos fundadores do Plantão Musical, grupo que nasceu na Sociedade Médica de Maringá

O Conselho Regional de Medicina do Paraná registra com pesar o falecimento do médico Robson José da Silva Souza (CRM-PR 3.595), que foi o primeiro patologista de Maringá, onde continuava residindo e trabalhando. Ele tinha 80 anos de idade e 52 de formado. Faleceu em casa na manhã de domingo (8) em sua residência. O corpo foi velado na Capela Prever, do Cemitério Parque, com a despedida ocorrendo ainda na noite de domingo no Crematório Angelus. As condolências da classe médica aos familiares e amigos do Dr. Robson, que era detentor de privilegiada cultura e amante da música, tendo sido um dos fundadores do Plantão Musical, grupo formado por associados da Sociedade Médica de Maringá.
clique para ampliarclique para ampliarDr. Robson José da Silva Souza. (Foto: Arquivo)

A morte do Dr. Robson Souza foi a quarta entre prestigiados médicos de Maringá em menos de duas semanas. No dia 27 de julho faleceu o cirurgião pediátrico Dagmar Roque Sotier (CRM-PR 6.162), que tinha 69 anos de idade e 43 de profissão. Foi vítima da Covid-19. No dia 2 de agosto faleceu o otorrinolaringologista Sérgio Doveinis (CRM-PR 1.339), que tinha anos e 61 de formado. No dia 5 de agosto faleceu o pediatra e médico do trabalho Itizo Nishimura (CRM-PR 1.242), que tinha 83 anos e 59 de formação. 

Natural de Salvador (BA), onde nasceu em 25 de março de 1941, o Dr. Robson formou-se pela Universidade Federal da Bahia em dezembro de 1969. Registrou-se inicialmente no Conselho de Medicina do Rio de Janeiro (número 138.572), onde foi concluir seus estudos, obtendo o título de especialista. Chegou a Maringá em 1973. Durante três décadas atuou no Laboratório Santo Antonio, Em 2003, fundou o Souza Laboratório de Patologia, na Avenida Carlos Borges. Em 2019 ele recebeu do CRM-PR o Diploma de Mérito Ético-Profissional, ao completar 50 anos de atividade com histórico exemplar. Ele foi presidente da Sociedade Médica de Maringá de 1978 a 1980.

Música

O grupo Plantão Musical é formado por médicos e suas esposas. Teve seu início com "batucadas" informais entre amigos, apreciadores da Música Popular Brasileira. Isso foi há mais de duas décadas, sendo que com om passar do tempo o grupo ganhou características profissionais e, hoje, propicia ao espectador "a apreciação de uma arte que mostra a pluralidade da cultura brasileira, promovendo a perfeita harmonia entre elementos cênicos e a diversidade de ritmos e estilos que integram o universo da música", aponta a apresentação no portal da Sociedade Médica de Maringá. Ao longo do tempo, o Plantão Musical homenageou inúmeros compositores brasileiros.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios