11/02/2022

Pesar pelo falecimento do médico Theodoro Busso Beck, pioneiro de Araruna

Tinha 93 anos de idade e 63 de formação pela UFPR. Dois dos filhos, uma nora e três netos também são médicos. Cidade do Noroeste decretou luto de três dias em respeito ao Dr. Beck, que era ainda dirigente hospitalar e agropecuarista

O Conselho Regional de Medicina do Paraná registra com pesar o falecimento do médico Theodoro Busso Beck (CRM-PR 1.428), ocorrido na tarde de quinta-feira (10) em Araruna, cidade do Noroeste paranaense onde estava radicado desde o começo da segunda metade do século passado. O pioneiro tinha completado 93 anos de idade no dia 20 de janeiro último e também 63 de graduação em Medicina pela Universidade Federal do Paraná. O corpo foi velado na capela mortuária de Araruna, de onde partiu o cortejo na manhã desta sexta-feira (11) para o sepultamento no cemitério municipal, às 9h.

clique para ampliarclique para ampliarDr. Theodoro em seu hospital, no final de 2019. (Foto: CRM-PR)

O prefeito de Araruna, Leandro Cesar Oliveira, decretou luto de três dias pela morte do Dr. Theodoro Beck, que gerou grande comoção entre os moradores da região. O médico atendeu até recentemente, inclusive no hospital local, a Casa de Saúde Araruna, da qual foi o fundador e que há pouco passou à gestão municipal. Ele deixa a esposa Hildegard, três filhos – dentre eles os médicos Drs. Ricardo Theodoro Beck e Roberto Teodoro Beck ‑, noras e ainda cinco netos, três deles que também seguiram a Medicina. As condolências da classe médica aos familiares e amigos.

Filho de imigrantes alemães, o Dr. Theodoro nasceu em Curitiba em 20 de janeiro de 1929, tendo se formado em 1958, quando decidiu seguir para o interior para cumprir a sua missão assistencial. Acabou exercendo não só a atividade médica como de dirigente hospitalar, agropecuarista e cooperativista, pois foi um dos pioneiros da Coamo Agroindustrial Cooperativa, nascida em Campo Mourão e hoje entre as 40 maiores organizações empresariais do Brasil. Ainda membro da Unimed Campo Mourão e sócio da Maternidade Curitiba, continuava dirigindo e visitando suas propriedades rurais, bem como curtindo seus hobbies: a leitura e a música – gostava de tocar violino.

clique para ampliarclique para ampliarDr. Theodoro com o Dr. Romildo e o diploma, na frente do hospital e a fachada do prédio inicial. (Foto: CRM-PR)

Em 2008, quando completou 50 anos de formado, o Dr. Theodoro recebeu do CRM-PR o Diploma de Mérito Ético-Profissional, pelo histórico exemplar. Coube a um dos filhos, Ricardo, a entrega da comenda. Em 2019, o Dr. Theodoro foi mais uma vez homenageado pelo Conselho ao completar 61 anos de formado. Na ocasião, foi inserido na série especial “Medicina que é vida, vida que é Medicina”, material jornalístico voltado a apresentar a trajetória destacada de médicos que estavam na faixa etária dos “noventinha”. Estava em plena atividade em seu hospital quando recepcionou o representante do CRM-PR para receber o seu novo diploma.

Na ocasião, ele concedeu entrevista que pode ser conferida AQUI. “Amor e prazer ao que se faz”. Esta foi a explicação curta e grossa que o Dr. Theodoro deu ao falar da longevidade e da disposição ímpar que o movia todos os dias, desdobrando-se em múltiplas tarefas que o envolviam. Para tanta energia, contou, a alimentação saudável e a genética, eis que a mãe dele faleceu aos 105 anos. O médico foi responsável por várias centenas de nascimentos em Araruna, cidade hoje com 14 mil habitantes. Um dos partos que realizou foi de um dos filhos de D. Maria Adilia Rodrigues Hanel, cidadã ararunense e esposa do cirurgião-dentista Irineu Hanel. Isto ocorreu em junho de 1973 e a criança, batizada Ricardo Alexandre Hanel, é hoje o diretor do Serviço de Neurologia e Neurocirurgia do Hospital Baptist Health, em Jacksonville, Flórida, centro de referência da especialidade nos Estados Unidos. Dr. Hanel, formado pela UFPR, está inserido em outra série do Conselho: “Médicos paranaenses pelo Mundo”. Confira AQUI.

FAMÍLIA

Dois dos três filhos do Dr. Theodoro seguiram seus passos na Medicina. O Dr. Ricardo Theodoro Beck (CRM-PR 9906), nascido na Capital, formou-se pela Evangélica do Paraná em 1985 e é gineco-obstetra. Ele é casado com a Dra. Dionete Aparecida Beck (CRM-PR 12.045), que também se formou pela Evangélica, mas em 1989. O outro filho médico é o Dr. Roberto Teodoro Beck (CRM-PR 11.709 e SC 5886), formado pela mesma Fepar, em 1988. Ele é especialista em cirurgia geral, cirurgia vascular e com área de atuação em angiorradiologia e cirurgia endovascular. Reside em Joinville (SC). O terceiro filho é formado em engenharia mecânica.

Três dos netos também seguiram os passos na Medicina. O Dr. Theodoro Busso Beck Neto (CRM-PR 39.226), nascido em Curitiba, formou-se em 2017 pela Universidade Positivo. Ele é filho do Dr. Ricardo e da Dra. Dionete. O Dr. Eduardo Teodoro Döhler Beck (CRM-SC 22.399) formou-se em 2015 e atua no mesmo estado que o pai, Roberto. O irmão do Dr. Eduardo, Alexandre Teodoro Döhler Beck (CRM-PR 44.392), formou-se pela Evangélica-Mackenzie em 2020.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios