05/06/2018

Pesar pelo falecimento do médico e artista plástico Carlos Eduardo Zimmermann

Mostra do artista, em 2004, marcou a inauguração do Espaço Cultural da Sede do CRM-PR. No último dia 24 de abril havia concedido entrevista para material jornalístico do Conselho na conjugação de Medicina e Arte

O Conselho Regional de Medicina do Paraná registra com pesar o falecimento do médico e artista plástico Carlos Eduardo Zimmermann (CRM-PR 5583), ocorrido em Curitiba, nessa segunda (4). Natural de Antonina (PR), ele tinha 66 anos. O corpo está sendo velado na capela do cemitério Comuna Evangélica Protestante, na Capital, onde será sepultado às 16h deste terça-feira (5).

Formado em Medicina pela Universidade Federal do Paraná em 1977, Carlos Eduardo atuou pouco na atividade, dedicando-se mais às artes, que se iniciou ainda em 1967 nos cursos de desenho e pintura com Guido Viaro. Fez curso de pós-graduação em desenho e pintura no Royal College of Art, em Londres, além de especialização de um ano na School of Visual Arts, em Nova York.

clique para ampliarclique para ampliarExposição de obras do artista. (Foto: Arquivo)

A primeira exposição individual de suas obras ocorreu em 1972, em Curitiba, e depois ganhou projeção mundial, com participações em coletivas nos Estados Unidos, México, Bélgica e Japão, dentre outros países. Apesar de se constituir num dos artistas mais respeitados do meio artístico paranaense e com renome internacional, ele sempre se manteve próximo dos colegas com quem estudou Medicina e do próprio Conselho de Medicina, mantendo-se com suas obrigações em dia.

Foi uma mostra de obras de Carlos Eduardo Zimmermann que o CRM-PR inaugurou o seu espaço cultural, em meio às comemorações do Dia do Médico de 2004, ficando aberta à visitação por 40 dias. A partir de então uma série de atividades culturais foi realizada na Sede do Conselho de Curitiba, muitas delas prestigiadas pelo próprio artista, como a Exposição Coletiva Internacional de Artes Plásticas Creativity, em novembro de 2008, quando representou o Paraná. Foram 33 artistas participantes, de vários estados e ainda de França, Itália, Canadá, Espanha e Portugal.

clique para ampliarclique para ampliarZimmermann, na inauguraação do Espaço Cultural do CRM, ao lado do então presidente, Donizetti Giamberadino Filho. (Foto: Arquivo)

 A vida e obra de Carlos Eduardo Zimmermann mereceram várias abordagens nos veículos de comunicação do CRM-PR, exaltando especialmente a relação estreita de arte e Medicina. Teve várias participações na revista Iátrico, como na edição 32, que recebeu o título “Sabor da Prosa”.

A última entrevista que ele concedeu a jornalista do Conselho ocorreu há apenas um mês em trabalho que envolvia depoimentos de outros médicos artistas e que ainda não tinha sido publicado, o que vai ocorrer nos próximos dias. Ele morava no Barigui, próximo ao principal parque de Curitiba, onde também mantinha o seu ateliê e uma verdadeira exposição permanente de obras.

Em sua última entrevista, o artista falou sobre o período bastante produtivo e fez a doação de novos exemplares do livro que fala sobre a sua trajetória. “Zimmermann, o objeto e sua aura” teve o lançamento há uma década e, nele, prestava homenagem à mãe, Ludi Azim Zimmermann, “que me mostrou o caminho”, como se refere.

Conselheiros do CRM-PR, incluindo o presidente Wilmar Mendonça Guimarães e o secretário-geral Luiz Ernesto Pujol lamentaram a morte do talentoso artista, de sensibilidade ímpar não só em sua obra mas no respeito às pessoas. Destacaram o fato de que algumas pinturas foram doadas pelo artista ao Conselho e hoje fazem parte do acervo cultural presente na Sede.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios