14/06/2020

Pesar pelo falecimento do médico e professor Dr. Sebastião Avelino Lopes, aos 100 anos

Tinha comemorado o centenário de nascimento em abril e se constituía no médico com mais idade em vida no Paraná. Formado em 1948 pela UFPR, tinha irmão, filho, netas e sobrinhos que seguiram seus passos na Medicina

O Conselho Regional de Medicina do Paraná registra com profundo pesar o falecimento do médico e professor Sebastião Avelino Lopes, ocorrido na madrugada deste domingo (14) em sua residência no bairro Alto da Glória, em Curitiba. Ele tinha 100 anos de idade, completados em 16 de abril último, e se constituía atualmente no médico com mais idade em vida no Paraná. Ele era viúvo. Tinha um irmão, um filho, duas netos e ainda sobrinhos que seguiram seus passos na Medicina. As condolências da classe médica aos familiares e amigos do Dr. Sebastião (CRM-PR 166), que no ano passado, na passagem do Dia do Médico, foi mais uma vez homenageado pelo CRM-PR e mereceu ampla reportagem jornalística sobre a sua vida e trajetória profissional.

CONFIRA AQUI A REPORTAGEM ESPECIAL.

O corpo do médico e professor está sendo velado na capela 1 do Cemitério Municipal São Francisco de Paula, em Curitiba, com a despedida ocorrendo às 17h deste domingo (14).

clique para ampliarclique para ampliarEm abril último, com a família, na comemoração do centenário de nascimento. (Foto: Álbum familiar)

“Seu sonho de criança: ser médico e construir uma família unida e feliz. Com sua firmeza de caráter e persistência, foi muito além. Edificou uma história de vida como modelo para seus descendentes – os filhos, netos e bisnetos. Vindo de uma família longeva, teve um dos cinco irmãos que seguiu seus passos firmes na Medicina. O caminho trilhado pelo mestre também foi o escolhido por um dos filhos, uma nora e duas netas, além de sobrinhos”.

Este é o trecho de abertura da reportagem sobre o Dr. Sebastião, veiculada em 18 de outubro. Um Diploma de Honra ao Mérito deveria ser entregue na celebração de seu centenário de nascimento, mas a pandemia e seus riscos tinham deixado em suspense a deferência ao ilustre médico, que se formou em 1948 pela Universidade Federal do Paraná, onde também foi professor.

Um dos filhos registrou nas redes sociais: “Com muita tristeza comunico o falecimento de Sebastião Avelino Lopes, após 100 anos recém completados de muita dedicação, integridade, amor a esposa, filhos, netos, bisneta, família e também a sua profissão de médico e professor universitário.”

O presidente do CRM-PR, Roberto Yosida, lamentou a perda do médico, mas destacou que seu legado deve ser observado por aqueles que exercem ou se iniciam na profissão. O presidente do Conselho ainda lembrou que em 1999 o Dr. Sebastião já tinha sido homenageado, recebendo o Diploma de Mérito Ético-Profissional ao completar 50 anos de atividade com histórico exemplar.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios