26/08/2021

Pesar pelo falecimento do médico e professor Vagner Marcolin Trautwein, que estava atuando em SC

Cirurgião geral e do aparelho digestivo, estava internado no Hospital Sugisawa, em Curitiba, devido a complicações pela Covid-19, logo depois de luta contra câncer agressivo. Tinha 52 anos de idade e quase 28 de formado

Os Conselhos Regionais de Medicina do Paraná, de Santa Catarina e do Amazonas registram com pesar o falecimento do médico, professor e escritor Vagner Marcolin Trautwein, ocorrido na noite de quarta-feira (25) no Hospital Sugisawa, em Curitiba, onde se encontrava internado na UTI havia mais de uma semana. Teve complicações pela Covid-19. A doença veio quando o médico, de 52 anos de idade e 28 de formado, comemorava o fato de ter resistido a um câncer bastante agressivo no sistema linfático.

clique para ampliarclique para ampliarDr. Vagner, em foto recente em meio ao tratamento do câncer. (Foto: Arquivo)

Em 2 de julho último, às vésperas do aniversário, havia postado um vídeo no qual compartilhava a última viagem à capital paranaense para fazer quimioterapia. No clipe, ele entrega flores à equipe que o atendeu e comemora ao final o término dos seis meses de tratamento. “As dificuldades sempre existem, mas é preciso ser positivo”, fechou a mensagem o médico, que era cirurgião geral e cirurgião do aparelho digestivo.

Radicado em Canoinhas, cidade catarinense onde cumpriu mandato de vereador, o Dr. Vagner Marcolin Trautwein era atualmente o responsável técnico pelo Hospital de Três Barras, no Planalto Norte Catarinense. Em 2020, havia assumido a coordenação do curso de Medicina da Universidade do Contestado (UnC), de Mafra, cargo do qual se afastou para tratar o câncer. A despedida do médico ocorre nesta quinta-feira (26), em Curitiba, em cerimônia restrita aos familiares. O corpo será cremado. Era casado com a Sra. Sandra Inês Breve Porto Trautwein, com quem tinha casal de filhos. As condolências da classe médica aos familiares e amigos.

Natural de Cambará (PR), onde nasceu em 24 de julho de 1969, o Dr. Vagner formou-se em 6 de janeiro de 1994 pela Faculdade Evangélica Mackenzie do Paraná. Registrou-se inicialmente no Conselho de Medicina do Amazonas (CRM-AM 2.711), estado onde exerceu a atividade até o início de 1995, quando retornou a Curitiba para fazer especialização. Obteve do CRM-PR o número 14.829. Fez residência médica em Cirurgia Geral e Cirurgia do Aparelho Digestivo, além de Mestrado e Doutorado em Princípios da Cirurgia pela Evangélica.

clique para ampliarclique para ampliarDR. Vagner, em 2020, ao assumir coordenação de curso de Medicina. (Foto: Arquivo)

A partir de 1998, o médico concentrou suas atividades em Santa Catarina (CRM-SC 8.303). Em Canoinhas, no ano de 2004, foi eleito vereador pelo PSDB, desistindo da reeleição por se declarar desiludido com a política. Em 2017 estreou na carreira de escritor, com o lançamento de Amor e Morte, romance com toques policiais que contava a história de uma moça pobre lutando para viver um amor com um jovem estudante de medicina rico. Ele preparava o segundo livro, que deveria ser lançado nos próximos meses.

A última instituição em que o Dr. Vagner trabalhou emitiu nota de pesar na manhã desta quinta-feira (26): “A Fundação Hospitalar de Três Barras amanheceu de luto e muita tristeza! Poucas palavras fazem jus a essa pessoa amiga e profissional responsável! Inigualável e inspirador, ele foi um médico incrível, e temos muita sorte por tê-lo tido em nossas vidas. Ele será sempre lembrado com muito respeito e carinho. Hoje nos despedimos do nosso querido Dr. Vagner Marcolin Trautwein, amigo, cirurgião e responsável técnico do Hospital. Que Deus console a todos e traga conforto a família.”

O prefeito da cidade, Beto Passos, lamentou a morte do médico em suas redes sociais. “Médico dedicado, amigo e um ser humano extraordinário. Nos últimos meses travou uma luta contra o câncer e, mesmo atravessando a doença, fazia seus vídeos contando como era o tratamento e deixava mais leve a doença, trazendo mais força e coragem para outros pacientes oncológicos. Que nosso Deus conceda força e conforto para a família, e o descanso para o amigo Vagner”.

A colega médica Jaqueline Chaves, que chefia o Pronto Atendimento de Canoinhas, registrou: “Que ironia do destino não é mesmo?! Lembro-me bem, que logo no início da pandemia o senhor se prontificou para nos dar um curso de intubação e manejo de pacientes graves na emergência para a UPA24h de Canoinhas. Falávamos tanto da covid e, no final, olha o que aconteceu. Meu professor, meu colega e meu amigo, obrigada por sua passagem neste mundo, e por ter deixado o melhor que um ser humano pode deixar: lições de humanização, respeito, comprometimento, compaixão com o próximo. Obrigada por me ensinar sobre a medicina, e como deve ser um médico de verdade! Obrigada pelo apoio, pelos conselhos e pela amizade”.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios