08/03/2021

Pesar pelo falecimento do médico, professor e escritor Roberto Antônio Carneiro

Natural de Franca (SP), ele tinha 88 anos e 63 de formado. Presidente da Sociedade Brasileira de Reumatologia de 1988 a 1990, ele integrava a Academia Paranaense de Medicina e Sociedade Brasileira de Médicos Escritores

O Conselho Regional de Medicina do Paraná, a Academia Paranaense de Medicina, a Sociedade Paranaense de Reumatologia e Associação Médica do Paraná comunicam com pesar o falecimento do médico, professor e escritor Dr. Roberto Antônio Carneiro (CRM-PR 22.555), ocorrido nesta segunda-feira (8) na Santa Casa de Misericórdia de Curitiba, cidade onde residia. O médico tinha 88 anos de idade e 63 de exercício profissional. As condolências da classe médica aos familiares e amigos. A despedida será restrita aos familiares na manhã desta terça-feira (9), no Crematório Jardim da Saudade, em Pinhais. A confirmar, a morte em decorrência de complicações pela Covid-19 seria a 47.ª entre médicos no Paraná.

clique para ampliarclique para ampliarDr. Roberto Antônio Carneiro. (Foto: Arquivo)

Natural de Franca (SP), onde nasceu em 6 de julho de 1932, ele se formou no final de 1957 pela Universidade do Brasil, hoje denominada Universidade Federal do Rio de Janeiro. Inscreveu-se inicialmente no Conselho de Medicina do Rio de Janeiro, em março de 1959, obtendo o número 19.264. Exerceu diversas atividades no Rio, entre elas e de médico-diretor do Instituto dos Bancários e integrante do Grupo de Estudos para Junção dos Institutos de Previdência. Ainda foi fundador da Clínica Pio XII, onde atuou como reumatologista e do Hospital da Lagoa, na qual desempenhou a chefia do serviço de medicina física e do arquivo médico e científico.

O Dr. Roberto Antônio Carneiro foi presidente da Academia Brasileira de Reumatologia (ABR), na gestão 1988/1990), onde atualmente ocupava a Cadeira 25, integrante da Sociedade Brasileira de Médicos Escritores (Cadeira 50) e ainda membro honorário da Academia Nacional de Medicina. O seu registro no Conselho de Medicina do Paraná ocorreu em 2005, tendo destacada atuação no Estado. Como membro da Associação Médica do Paraná, foi criador do programa para prevenção de osteoporose para leigos. Passou a compor a Sociedade Paranaense de Reumatologia, a partir de abril de 2012, e ainda da Academia Paranaense de Medicina, onde tinha presença contínua até a mudança de hábitos gerais com a pandemia.

Tornou-se escritor aos 70 anos, em Curitiba, com atuação destacada e que lhe rendeu vários prêmios literários, dentre eles o Prêmio Literário Dr. João Manuel Cardoso Martins, da SPR. Recebeu os títulos de Cidadania das Câmaras Municipais do Rio de Janeiro e de Curitiba. Em 2007 ele foi homenageado pelo CRM-PR na passagem do  Jubileu de Ouro, recebendo o Diploma de Mérito Ético-Profissional.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios