10/12/2020

Pesar pelo falecimento do neurocirurgião e professor Paulo Eduardo Carneiro da Silva

Com 59 anos e 33 de profissão, ele estava na linha de frente de combate à Covid-19; passou 21 dias internado. É o 23.º médico paranaense vitimado pela doença

O Conselho Regional de Medicina do Paraná registra com pesar no falecimento do médico neurocirurgião e professor Paulo Eduardo Carneiro da Silva (CRM-PR 11.009) ocorrido na noite de quarta-feira (9) no Hospital Evangélico Mackenzie, onde estava internado havia alguns dias em decorrência de complicações por causa da Covid-19. O Dr. Paulo Eduardo, de 59 anos e 33 de atividade profissional, é o 23.º médico a morrer no Paraná por causa da doença. Ele fazia parte do grupo de linha de frente do combate à pandemia que vinha atuando em serviços médico-hospitalares da Grande Curitiba.

clique para ampliarclique para ampliarProf. Paulo Eduardo, do Evangélico. (Foto: Arquivo)

A morte do neurocirurgião gerou grande comoção nas redes sociais, com centenas de manifestações exaltando o seu profissionalismo, companheirismo, zelo ético e ser humano sensível e solidário. Natural de Curitiba, onde nasceu em 14 de abril de 1961, o Dr. Paulo Eduardo formou-se em dezembro de 1987 pela Evangélica do Paraná e se inscreveu no CRM no início de 1988. Obteve depois o título de neurocirurgião, sendo professor e chefe do Departamento no Hospital Evangélico Mackenzie. Era casado com Roselia Furman Carneiro da Silva e deixa uma filha, JUlinha. A cerimônia de despedida ocorre às 14h desta quinta-feira (10) no Cemitério Parque Iguaçu, em Curitiba. As condolências da classe médica aos familiares e amigos.

Colega de turma, de trabalho e na docência da Mackenzie, o conselheiro do CRM-PR Maurício Marcondes Ribas manifestou o seu profundo pesar pela morte do Dr. Paulo Eduardo, o que entristece e deixa grande vazio na Medicina brasileira. O presidente do Conselho, Roberto Yosida, também lamentou a perda do eminente professor e profissional, tendo acentuado o quanto a traiçoeira doença tem sido impactante entre os médicos e demais profissionais de saúde, sobretudo àqueles que todos os dias se lançam na missão de salvar vidas. De acordo com ele, 11.774 profissionais de saúde tiveram confirmação até agora de contágio pela doença, incluindo 978 médicos.

clique para ampliarclique para ampliarMédico estava atuando na linha de frente de combate à Covid-19. (Foto: Arquivo)

Nota oficial do Evangélico

"A direção geral do HUEM lamenta profundamente a perda do colega neurocirurgião Paulo Eduardo Carneiro, que resistiu por 21 dias, mas sucumbiu pelo Covid.  Paulo foi um membro valoroso deste hospital por 35 anos, sempre disposto, dedicado e que tinha os mais altos valores cristãos. A direção se solidariza com sua esposa e familiares neste momento de dor, clamando pelo consolo do Espírito Santo. O Paulo era um homem de fé em Cristo Jesus. Portanto, temos a certeza que, neste momento, já está acolhido pelos braços do nosso Senhor. Aos colegas que conviveram com o Dr. Paulo, nossa solidariedade, às equipes que o atenderam nossa gratidão, e que o seu exemplo persista como símbolo de fé e esperança para todos nós. O Dr. Paulo está com Cristo; nossa missão continua, salvando vidas e prestando o melhor para os pacientes. Que Deus nos proteja. Fp 1.21,23:'Porquanto para mim, o viver é Cristo, e o morrer é lucro. Ora, se de um e outro lado, estou constrangido, tendo o deseja de partir e estar com Cristo, o que é incomparavelmente melhor`.” Dr. Rogerio Kampa, diretor geral.

Comoção nas redes sociais

A esposa do médico fez o anúncio da triste perda: “O nosso herói subiu morar com Jesus. Informo a todos vocês, queridos amigos, que o meu esposo, Paulo Eduardo C. Silva, venceu a luta, e guardou firme a fé. Venceu o mundo e está nos braços de Jesus! Meu eterno amor! Uma estrela no céu! Um exemplo na terra!”

Em seguida, multiplicaram-se as manifestações de solidariedade à família. Um amigo desejou muita força e acentuou que  o médico “deixou seu legado, cumpriu sua missão e está ano descanso eterno. Meus sentimentos. Que Deus, através do Espírito Santo, conforte os corações. Aos amigos e familiares, receba nosso abraço, nossa solidariedade e carinho”. Outro registrou: “Hoje é um dia muito triste. Perdemos nosso amigo Paulo para a Covid-19. Estava lutando contra essa doença sorrateira faz alguns dias, mas não resistiu. Ele também estava na linha de frente e cumpriu sua missão com muita dignidade... Relembro o dia em que, com sua característica alegria e simplicidade, compareceu na EJE do TER-PR para prestigiar o lançamento de um livro que participei com outros colegas. Nossos sentimentos e muita força para nossa amiga Roselia e Julinha.”

Outra mensagem: “Mais um guerreiro da Saúde Pública de São José dos Pinhais perde a batalha contra o Covid! É com grande pesar que sofremos a dor da perda desse grande profissional da medicina, Dr. Paulo Eduardo, um competente neurocirurgião da Secretaria de Saúde, que atendia no CAM São José dos Pinhais! Que Deus, na sua infinita bondade, receba esse homem especial, guerreiro, e conforte o coração dos amigos, companheiros de trabalho, Que Deus dê forças para todos aguentar a dor do momento! Um homem médico que dedicou sua vida para cuidar do próximo! Nossos sentimentos, gratidão ,respeito e admiração eterna! De volta ao reino de Deus!”

Outro amigo manifestou: “A cada dia que passa perdemos mais e mais pessoas! Que triste perder uma pessoa maravilhosa e extremamente dedicado a medicina e aos cuidados humanos como o Paulo! Jamais esqueceremos uma pessoa como você. Um pai, marido, amigo e supermédico!”

E outro reforçou: “Oramos para que nosso Deus console e sustente você, a Julinha e a todos nós, que estamos de coração partido Dr. Paulo era um querido. Deixou um legado de ética, cuidado, honra, amor, respeito e profissionalismo. Um testemunho fiel de homem, segundo o coração de Deus! O Senhor já o recebeu e está na sua morada celestial ao lado do Seu Criador! Receba nossos sinceros sentimentos”.

Mais um colega registrou: “Que grande perda! Covid ceifou a vida de um grande amigo e colega, parceiro de tantas cirurgias de coluna! E que tantas vidas salvou! Dr. Paulo Eduardo, estou com o coração partido e nesse momento peço a Deus que ampare sua esposa, filha e familiares”. Outro completou: “Paulinho foi um grande homem, um grande amigo, um grande médico! Sempre com um sorriso no rosto e pronto a ajudar! Rogo a Deus que o receba em Seus braços. Fica uma saudade imensa e uma gratidão por ter conhecido e convivido com alguém tão especial! Até breve, meu grande amigo! Fico com essa imagem que retrata o seu dia a dia o qual desempenhava com tanta alegria e felicidade!”

Secretário de Justiça

O secretário de Justiça e Trabalho, Ney Leprevost, se manifestou: "A medicina paranaense acaba de sofrer uma perda irreparável. Faleceu na noite desta quarta feira, vítima da Covid 19, o nosso querido amigo Dr. Paulo Eduardo Carneiro da Silva, conceituado médico neurologista e neurocirurgião. Cristão dedicado, pai amoroso, amigo leal, profissional competente, homem de coração muito generoso; o dr. Paulo deixa um legado de ética e humanismo nesta heroica profissão. A sua filha Julinha e a sua esposa Roselia, nossa solidariedade. Que Deus o receba com seu infinito amor!"

 

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios