13/10/2021

Pesar pelo falecimento do ortopedista Antonio Silvio Lopes (CRM-PR 1.972), de Londrina

Tinha 93 anos de idade e 63 de formado pela UFPR. Era irmão do professor Sebastião Avelino Lopes, falecido em junho de 2020, aos 100 anos, e deixa dois filhos também médicos, Os Drs. Ligia Lopes Ferrari e Paulo Vinicius Lopes

O Conselho Regional de Medicina do Paraná registra com pesar o falecimento do médico Antonio Silvio Lopes (CRM-PR 1.972), ocorrido na última segunda-feira (11) em Londrina, cidade onde residia e concentrou toda a sua carreira profissional. Especialista em ortopedia e traumatologia, ele tinha 93 anos de idade e 63 de formado pela Universidade Federal do Paraná. O velório e o sepultamento ocorreram na manhã de terça-feira (12) no Cemitério Parque das Oliveiras, em Londrina. As condolências da classe médica aos familiares e amigos.

clique para ampliarclique para ampliarDr. Antonio Silvio com os filhos médficos, Drs. Ligia e Paulo. (Foto: Arquivo)

Natural de Ibitinga (SP), onde nasceu em 13 de julho de 1928, o Dr. Antonio Silvio Lopes formou-se em dezembro de 1958 e estava registrado no CRM-PR desde 1967. Em 2008, na passagem do Dia do Médico, ele tinha sido homenageado pelo Conselho de Medicina, que lhe conferiu o Diploma de Mérito Ético-Profissional pelos 50 anos de formação que estava completando. Na ocasião, coube a dois filhos médicos fazer a entrega da comenda: a pediatra Ligia Silvana Lopes Ferrari (CRM-PR 9.743) e o ortopedista e traumatologista Paulo Vinicius Lopes (CRM-PR 10.083).

Um dos irmãos do Dr. Antonio Silvio Lopes também era médico e professor do curso de medicina da UFPR. O Dr. Sebastião Avelino Lopes (CRM-PR 166) faleceu em 14 de junho do ano passado, poucos meses depois de ter completado o centenário de nascimento. Um de seus filhos, a nora e ainda netas seguiram seus passos na medicina. Confira AQUI a notícia sobre falecimento do Dr. Sebastião.

clique para ampliarclique para ampliarDr. Antonio, com as irmãs, em foto de 2018. (Foto: Arquivo)

A família do Dr. Antonio Lopes tem a longevidade como característica. O pai faleceu aos 83 anos e a mãe aos 86 anos, isto há mais de três décadas, quando a expectativa de vida no País não chegava aos 65 anos. Em janeiro de 2018, o jornal Folha de Londrina publicou reportagem com o título “Uma família que vai longe...”. Contou um pouco da vida do Dr. Sebastião, que avançava para os 100 anos, do Dr. Antonio, então com 90, e ainda das irmãs Alzira Lopes Zitelli, que já tinha 96, Ediotilde, com 91, Maria de Lourdes, com 92, e Wanda, com 88.

Na passagem do Dia do Médico de 2019, o CRM-PR prestou homenagem ao Dr. Sebastião, conferindo-lhe um diploma especial pelos 71 anos de formado pela UFPR e pelo centenário de nascimento que se aproximava. Também produziu uma reportagem especial que pode ser conferida AQUI.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios