24/04/2020

Pesar pelo falecimento do pediatra Gastão Dias Junior, vítima de coronavírus em SC

Formado pela UFPR em 1992, atuou no Paraná e depois no Amazonas antes de se transferir para Santa Catarina, onde atuava como médico e professor; seria o primeiro profissional de saúde a morrer no Estado devido a Covid-19

O Conselho Regional de Medicina do Paraná registra com pesar o falecimento do pediatra Gastão Dias Junior (CRM-PR 13.359) ocorrido na última quarta-feira (22) no Hospital da Unimed, em Balneário Camboriú, litoral Norte de Santa Catarina. O médico tinha 51 anos e chegou a atuar na linha frente contra a Covid-19 em SC, estado onde atuava nos últimos anos e tinha o registro nº 19.781. Tinha residência em Itapema e atuava em serviços de saúde da região e também era professor do curso de medicina na Univali. Esta seria a primeira morte de um profissional de saúde em Santa Catarina devido à pandemia.

clique para ampliarclique para ampliarDr. Gastão Dias Junior formou-se pela UFPR em 1992. (Foto: Arquivo)

De acordo com a direção da unidade e do Conselho de Medicina do Estado, o médico morreu em decorrência do coronavírus, mas ainda não tinha sido incluído nas estatísticas das vítimas até quarta, quando Santa Catarina já tinha mais de 1,1 mil casos e quase 40 mortes. O pediatra tinha sido internado no dia 29 de março e transferido para a UTI no dia seguinte. Tinha como único fator de risco o sobrepeso, como indicado pelo diretor do hospital, Mário Gonçalves da Silva.

O Dr. Gastão Dias Junior formou-se pela Universidade Federal do Paraná em meados de 1992. Depois de atuar no Paraná, seguiu para o Amazonas e depois se transferiu para Santa Catarina. Em Balneário Camboriú, o pediatra trabalhava no Hospital Municipal Ruth Cardoso. Ele também atuava em Itapema e Itajaí e era professor do curso de medicina da Universidade do Vale do Itajaí (Univali).

A prefeitura de Itapema, cidade onde ele morava, disse que o médico já tinha sido afastado do trabalho no início da quarentena, quando foi determinada a suspensão das consultas eletivas. O Poder Executivo afirmou ainda que a morte do médico pediatra é a primeira do município por coronavírus.

As prefeituras dos municípios onde o médico trabalhava emitiram notas oficiais lamentando a morte do profissional, assim como o Conselho Regional de Medicina (CRM-SC), o Sindicato dos Médicos (Simesc) e a Fundação Univali.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios