29/03/2021

Pesar pelo falecimento do pediatra João Techy Filho, o 56.º médico vitimado pela Covid-19 no Paraná

Ex-deputado estadual e ex-vice-prefeito de Prudentópolis, sua cidade natal, ele tinha 72 anos e mais de 45 de formado. Há apenas duas semanas havia falecido pela doença um dos três irmãos médicos, o Dr. José Techy

O Conselho Regional de Medicina do Paraná registra com pesar o falecimento do médico pediatra João Techy Filho (CRM-PR 4.676), ocorrido na manhã desta segunda-feira (29) no Hospital São Vicente, em Guarapuava, onde estava internado desde 16 de março devido a complicações pela Covid-19. Ex-deputado estadual e ex-vice-prefeito de Prudentópolis, ele tinha 72 anos de idade e mais de 45 de formação médica. No último dia 18, tinha falecido pela doença outro dos três irmãos médicos do Dr. João Filho, o Dr. José Techy (CRM-PR 1.485), com 86 anos e 60 de formação (confira notícia aqui).

clique para ampliarclique para ampliarDr. João Techy Filho. (Foto: Arquivo)

As condolências aos familiares e amigos do Dr. João Techy Filho, que eleva para 56 o total de médicos falecidos em decorrência da Covid-19 no Paraná. De uma família numerosa de profissionais da Medicina, o Dr. João terá sua despedida às 10h da manhã desta terça-feira (30), no Cemitério Municipal de Prudentópolis. Não haverá velório. Era casado com a Sra. Vera Lúcia Angelo Techy e tinha três filhos, dentre eles as médicas Carolina Techy Canteri (CRM-PR 28.141) e Catarina Techy (34.067).

Nascido em 18 de dezembro de 1948 em Prudentópolis, o médico teve atuação em várias cidades da região, incluindo Ponta Grossa, Ivaí, Guarapuava e Imbituva, onde estava residindo. Ele também foi fundador da Rádio Copas Verdes FM, de Prudentópolis, que iniciou as atividades em 1989. Foi deputado estadual no período de 1995 a 1998 e, na legislatura seguinte, foi suplente e assumiu a chefia da Coordenadoria de Saneamento e Vigilância Sanitária.

Além do Dr. José, falecido de Covid, o Dr. João Techy Filho tinha mais dois irmãos médicos: os Drs. Pedro Techy (CRM-PR 5.330) e Dionísio Techy (CRM-PR 5.064). Dentre os muitos familiares médicos, era primo do Dr. Mario Techy (CRM-PR 1.631 e CRM-SC-779), um dos pioneiros da ortopedia e traumatologia em Joinville (SC) e que faleceu no dia 3 de março, aos 80 anos, devido a complicações pela Covid-19. Miriam, a esposa do Dr. Mario, também faleceu pela doença. Ele foi o 25.º médico catarinense a morrer pela doença.

Pesar pelas vidas perdidas

A Associação Paranaense de Medicina do Trabalho (APAMT) emitiu nota de pesar pelas vidas perdidas pela Covid-19 ao longo da pandemia. Confira abaixo:

"A Associação Paranaense de Medicina do Trabalho vem manifestar imenso pesar pelas vidas que se perdem e se solidarizar com as famílias que sofrem na maior tragédia já enfrentada pela humanidade.

O Brasil vive uma grave crise humanitária pela pandemia da Covid-19, é importante que as autoridades públicas sigam a ciência e não meçam esforços para que a pandemia seja combatida de forma decisiva.

Conclamamos a população sobre a necessidade de respeitar medidas de proteção, uso de máscaras, higienização de mãos e distanciamento social, até que todos possam ser vacinados.

Nossa solidariedade a todos os profissionais de saúde, coragem, força e serenidade para que possamos vencer esta pandemia."

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios