04/06/2023

Pesar pelo falecimento do pediatra Luiz Ernesto Pujol, ex-presidente e atual secretário do CRM-PR

Tinha 76 anos de idade e 50 de graduação em Medicina. Missa do Sétimo Dia será no Santuário Cristo Rei e São Judas Tadeu (Pe Germano Mayer, 410) na sexta-feira, 09/06, às 19h

O Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR) comunica, com grande pesar, o falecimento do seu conselheiro Luiz Ernesto Pujol, presidente no período de junho de 2015 a janeiro de 2017 e atual secretário-geral. Pediatra, ele tinha 76 anos de idade e ia completar 50 anos de graduação em Medicina, fazendo parte da primeira turma da Evangélica-Mackenzie. Em 2022, recebeu a Medalha de Lucas – Tributo ao Mérito Médico, honraria concedida pelo CRM-PR aos profissionais com destacada atuação social e humanitária. As condolências da classe médica aos familiares e amigos.

A Missa do Sétimo Dia será no Santuário Cristo Rei e São Judas Tadeu (Rua Padre Germano Mayer, 410) no dia 9 de junho, sexta-feira, às 19h.

clique para ampliarclique para ampliarDr. Pujol em 2022, ao receber a Medalha de Lucas. (Foto: CRM-PR)

O médico (CRM-PR 3.856), natural de Curitiba, era casado com a Sra. Beatriz Pujol e deixa dois filhos. Há algum tempo lutava contra câncer e estava internado há alguns dias no Hospital São Vicente, em Curitiba, onde faleceu ao final da noite do dia 3 de junho.

A notícia do falecimento do renomado pediatra teve grande repercussão no meio médico, eis que ele teve uma marcante trajetória em prol dos valores maiores da Medicina ética. Foi por muitos anos diretor da Sociedade Paranaense de Pediatria e também da Associação Médica do Paraná, tendo dirigido por bastante tempo o Departamento de Defesa Profissional. Fez parte do corpo de conselheiros do CRM-PR nos últimos 20 anos.

No início de julho de 2022, ao ter conhecimento de que seria o médico a ser homenageado no ano com a Medalha de Lucas, honraria que até então tinha alcançado somente outros 18 ilustres médicos, o Dr. Luiz Ernesto Pujol deu uma entrevista em que contou um pouco de sua carreira profissional. Merece leitura a sua fala. Confira AQUI. O médico integrou a primeira turma de médicos da Evangélica e este ano completaria 50 anos de formado e iria receber o Diploma de Mérito Ético-Profissional. No início de sua carreira profissional ele atuou na região de Irati, cidade que reconheceu o seu histórico de dedicação e trabalho conferindo-lhe, ano passado, o título de Cidadão Honorário.

O presidente do CRM-PR, Roberto Issamu Yosida, lamentou a morte do antecessor e assinalou ser um dia triste para a Medicina paranaense, agora enlutada. "O Dr. Pujol tem meu respeito, admiração e consideração como pessoa exemplar e conselheira".

Confira AQUI solenidade do Dia do Médico de 2022, que teve homenagem ao pediatra Luiz Ernesto Pujol. Acesse a galeria de fotos em memória do Dr. Pujol AQUI.

Manifestações

Confira outras manifestações de colegas médicos pelas redes sociais.

clique para ampliarclique para ampliarDr. Pujol foi o 21º presidente do CRM-PR, tendo atuado na autarquia durante duas décadas (Foto: CRM-PR)

“Dia triste. Dr. Pujol, um grande ser humano e dedicado profissional. Tive a oportunidade de trabalhar juntos em alguns hospitais da região metropolitana. Sempre admirava sua sensatez e seu tirocínio; grande mestre. Foi também pediatra do meu filho. Descanse em paz Dr. Pujol. Sua luta pela Medicina foi coroada de brilho e majestade. Que o senhor Jesus te receba de braços abertos. Meus sentimentos a todos os familiares.”

“Um dia triste. A Medicina perde mais um defensor implacável das boas práticas médicas. Mas deixou um legado imenso de ensinamento e reflexões, cabe a cada um de nós levar esse espírito a frente, sobretudo o com o bom senso e justiça que lhe era característico. Obrigado sempre Dr. Pujol!”

“Meus mais sinceros sentimentos à família e aos amigos. Dr. Pujol, exemplo de profissional e pessoa. Sou grata aos ensinamentos e apoio recebido. O Grande Arquiteto reservou a ele um lugar especial.”

“Muito triste esta notícia. Que Deus o tenha e possa consolar os corações dos familiares e amigos enlutados.  Descanse em paz grande exemplo Dr. Pujol!”

“Que Deus conforte a todos familiares e amigos. Exemplo de pessoa e médico para a sociedade.”

“Sentimentos de pesar aos familiares. Descanse em paz; admirável e exemplar.”

“Despertei deparando-me com esta notícia dilacerante. O afastamento do querido Dr. Pujol deixará um vazio perene e uma cicatriz marcada na alma de todos nós. Um profissional revestido de humanidade e retidão e plenamente ciente do propósito dignificante, difícil e nobre da arte de ser Médico. Um ser humano dotado de profundo senso de respeito e amorosidade que acalentava em consolo e sabedoria os acometidos de doença e dor, os aflitos, os desesperançados. Sua voz trazia a força da motivação, da inspiração, do convencimento. A dignidade do Dr. Pujol não quebrantou nem mesmo diante do adoecimento e, em seus tempos derradeiros, o nobre colega fez jus a mais aplausos e admiração pela exemplaridade referenciada. Estou muito triste, mas nutrido pelo legado vivo.”

“Dia triste hoje. Dr. Pujol foi um amigo ímpar nos meus anos de Conselho!! Sentimentos à família!”

“Que grande perda. Um dia muito triste, um profissional médico ético e humano que nos ensinou com o exemplo. Sentimentos à família”.

"Estou muito triste, Mas, como ele mesmo dizia, para os que ficam, ele continuará vivo pois quem o conheceu teve sua vida tocada e inspirada para ser feliz e sempre procurar ser sua melhor versão". (Dra. Fabíola Menegoti Tasca, diretora da Representação Regional do CRM em Maringá).

"Recebo com muita tristeza esta notícia. Dr. Pujol foi um grande exemplo em sua luta por melhores condições e ética no exercício da profissão. Sempre esteve presente nas discussões necessárias e sempre com muita sabedoria e discernimento. Perdemos uma grande pessoa e um grande médico. Meus sentimentos à família e amigos". (Dra. Elizabete Mitiko Kobayashi, professora titular da Universidade Estadual de Maringá).

"É com muito pesar que recebi a triste notícia da perda deste grande médico, Dr. Luiz Ernesto Pujol. Um homem excepcional e médico no verdadeiro sentido de exercer a Medicina. Emprestou seus conhecimentos ao Conselho Regional de Medicina do Paraná, entre outras tantas atividades. Estive com ele há cerca de um mês numa comemoração da Unimed Curitiba. Sempre o recordarei com as melhores palavras e os melhores incentivos. Que Deus o acolha na sua infinita bondade!" (médico Beto Preto, secretário estadual da Saúde).

"Minha passagem pelo CRM trouxe modelos importantes para minha condução de vida e o Dr. Pujol foi um destes modelos impactantes e transformadores. Arte, história, literatura, Direito, Medicina, luta social, enfim um homem com muitas vivências e que tinha a capacidade de transformar tudo em posicionamentos claros e direcionadores para aqueles que com ele trabalhavam. Alguém muito especial!" (médica Lisete Benzoni, ex-conselheira do CRM-PR e do CFM).

"A Medicina paranaense perdeu um dos seus maiores ícones. O doutor Pujol era pediatra. Atendeu mais de 40 mil pacientes. Jamais perguntou a uma mãe desesperada com a doença da sua criança se ela tinha ou não condições de pagar a consulta. Era membro ativo do meio acadêmico, da Associação Médica do Paraná e do Conselho Regional de Medicina, onde prestou inestimáveis contribuições. Foi um incentivador dos jovens e tornou-se meu grande amigo e eleitor, o que para mim foi sempre motivo de imensa honra. Felizmente, tive o privilégio de prestar homenagem a ele em vida. Como presidente da Frente Parlamentar da Medicina, vou protocolar esta semana um projeto de Lei para que seu nome seja emprestado a um logradouro público de saúde do Paraná, pois assim os seus exemplos dignificantes serão sempre lembrados pela nova geração de médicos. Aos seus familiares, amigos, colegas de trabalho e pacientes, o meu abraço de solidariedade neste momento de despedida da vida material". (Deputado estadual Ney Leprevost, presidente da Frente Parlamentar da Medicina).

* Notícia atualizada no dia 7 de junho às 8h25.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios