10/09/2021

Pesar pelo falecimento do pediatra Valduino Geraldini, um dos pioneiros de Jandaia do Sul

Teve a saúde agravada por causa da Covid-19, doença que já matou mais de 90 médicos no Paraná. Prestes a completar 77 anos de idade e 52 de formação, o Dr. Valduino deixa esposa e três filhos, dois deles também médicos

O Conselho Regional de Medicina do Paraná registra com pesar o falecimento do pediatra Valduino Geraldini (CRM-PR 2.632), que teve seu quadro de saúde agravado devido a complicações pela Covid-19, doença que já matou mais de 90 médicos no Paraná. Ele estava prestes a completar 77 anos de idade e 52 anos de formação em Medicina, profissão que exerceu quase todo o tempo em Jandaia do Sul, tendo ainda atendido a centenas de pacientes da região do Vale do Ivaí, onde era muito querido e respeitado. Era um dos pioneiros da especialidade em Jandaia.

clique para ampliarclique para ampliarDr. Valduino era pediatra e residia em Jandaia. (Foto: Arquivo)

O falecimento ocorreu na quinta-feira (9) e o corpo foi velado na Capela Municipal de Jandaia do Sul. A despedida foi marcada para está sexta-feira (10) em Maringá, onde o corpo será cremado. As condolências da classe médica aos familiares e amigos de um dos pediatras mais antigos de Jandaia do Sul, o qual em 2019, em meio às comemorações alusivas ao Dia do Médico, recebeu do CRM-PR o Diploma de Mérito Ético-Profissional pelo Jubileu de Ouro com histórico exemplar.

O Dr. Valduino Geraldini deixa a esposa, Sra. Ângela Geraldini e os filhos Paula, Daniela e Marcos Geraldini, os dois últimos também médicos. A Dra. Daniela (CRM-PR 20.678), inscrita em janeiro de 2004, também é pediatra e atua em Jandaia do Sul. O Dr. Marcos (CRM-PR 20.811), inscrito no mesmo ano de 2004, é pediatra e com atuação em alergia e imunologia e pneumologia pediátrica, com atividade em Curitiba.

Natural de Rolândia (PR), onde nasceu em 8 de outubro de 1944, o Dr. Valduino formou-se pela Universidade Federal de Santa Catarina em dezembro de 1969. Ele se registrou no Conselho de Medicina em março de 1970. Mantinha em Jandaia do Sul a clínica de pediatria que leva o seu nome e também compunha o corpo clínico do Hospital Nossa Senhora de Fátima. Ainda integrava o corpo clínico da Unimed Apucarana desde fevereiro de 1991.

A morte do pediatra teve grande repercussão na região, merecendo manifestações de pesar de vários organismos públicos e de saúde. A prefeitura de Jandaia lamentou a perda do ilustre médico, a exemplo da diretoria da Unimed Apucarana (ver abaixo) e do Hospital Nossa Senhora de Fátima, que assinalou: “É com imenso pesar que comunicamos o falecimento do Dr. Valduíno Geraldini. Grande médico pediatra que atendeu várias gerações de jandaienses e que tanto contribuiu para a saúde do município. O hospital se solidariza com os familiares e amigos por esta inestimável perda.”

Nas redes sociais, igualmente, muitas manifestações de solidariedade. Jornalista na região, Wellyngton Jhonis, registrou: “Jandaia do Sul ficou de luto nesta data (09) ao tomar conhecimento da morte do médico Dr. Valduino Geraldini, que estava enfrentando alguns problemas de saúde e infelizmente acabou não resistindo. Ele era médico pediatra e tratou de gerações jandaienses, mas bastante conhecido e querido em toda a região. Aos familiares e amigos nossas profundas condolências”.

Outra pessoa manifestou pesar pelo falecimento do Dr. Valduino, “que fez parte de nossas vidas. Obrigado pelo carinho, paciência, ensinamentos e por ter cuidado muito bem de nossa filha. Você ficará guardado em nossos corações eternamente. Nossos sentimentos aos familiares e amigos". Outra pessoa reforçou: "Era um médico muito bom. Foi meu médico e de meus filhos. Que Deus o receba em seus braços". Também uma ex-paciente registrou: "Que tristeza! O melhor médico que já conheci! Foi meu pediatra e era pediatra dos meus filhos. Um exemplo de profissional, muito atencioso, cuidadoso e extremamente sábio! Cumpriu com excelência sua missão aqui na terra. Descanse em paz Dr. Valduino e obrigada por tudo!"

Casado com Paula, filha do Dr. Valduino, Augusto Eduardo Paiva Farias publicou em sua rede social: "Hoje me despeço de uma das pessoas mais espetaculares que conheci nessa minha trajetória de vida. Um homem que com o seu jeito mais simples soube conquistar a todos. Um homem exemplar. Exemplo de pai. Exemplo de vô. Não consigo encontrar as palavras para expressar todo o meu sentimento por ele. Obrigado a Deus por ter me dado a oportunidade de tê-lo conhecido. Obrigado por ter me aceitado em sua família. Te amarei eternamente meu sogro. Descanse em paz. Nos encontraremos ainda. De alguma forma nos encontraremos. Obrigado seu Valduino Geraldini por tudo que o Sr. fez para mim".

MANIFESTAÇÕES

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios