05/08/2021

Pesar pelo falecimento do pediatra e médico do trabalho Itizo Nishimura (CRM-PR 1.242)

Um dos pioneiros de suas especialidades em Maringá, onde concentrou sua carreira profissional, faleceu em Curitiba, onde estava residindo. Tinha 83 anos de idade e 59 de formação

O Conselho Regional de Medicina do Paraná registra com pesar o falecimento do pediatra e médico do trabalho Dr. Itizo Nishimura (CRM-PR 1.242), um dos pioneiros de suas especialidades em Maringá, cidade onde concentrou praticamente toda a sua carreira profissional. Ele faleceu nesta quinta-feira (5) em sua residência, em Curitiba, onde se radicou depois da aposentadoria. Tinha 83 anos de idade e 59 anos de formação médica. O corpo será velado na Capela do Cemitério Parque Iguaçu nesta sexta-feira (6), onde será sepultado às 17h. As condolências da classe médica aos familiares e amigos.

clique para ampliarclique para ampliarDr. Itizo, em 2012, recebendo o Diploma de Mérito Ético pelas mãos do Dr. Maurício Ribas. (Foto: Arquivo)
Natural da cidade de Jataizinho (PR), onde nasceu em 22 de abril de 1938, o Dr. Itizo Formou-se em Medicina pela Universidade Federal do Paraná em 1962. Registrou-se no Conselho de Medicina em janeiro de 1963 e logo começou a atuar em Maringá, onde adquiriu o Pronto-Socorro Infantil São Lucas, juntamente com o Dr. Maurílio de Oliveira, formado em 1954 e que já tinha sido dono de hospital em Paraíso do Norte.

Da pequena casa de madeira instalada na Avenida Paraná, 504, passaram pouco tempo depois para um novo prédio na Rua Néo Alves Martins, 3190, que com seus 25 leitos ganharia o status de hospital e PS. Em 1992 o hospital encerrou suas atividades e o prédio e as instalações foram alugados à Prefeitura de Maringá para acolher a Secretaria Municipal de Saúde.

clique para ampliarclique para ampliarServiço de saúde infantil, em Maringá. (Foto: Arquivo)
Os dois médicos passaram a trabalhar em consultórios próprios e também no serviço público e com atividades de voluntariado. O Dr. Maurílio, que passou a atuar com o genro médico Sérgio Tadeu Bersani, acabou se aposentando em 2011 por causa de problemas de saúde e faleceu em março do ano passado.

Ainda em plena atividade, o Dr. Itizo Nishimura foi homenageado pelo CRM-PR na passagem do Dia do Médico de 2012, quando completou 50 anos de formação com histórico ético exemplar e recebeu o Diploma de Mérito Ético-Profissional. Na ocasião, recebeu a comenda pelas mãos do conselheiro Maurício Marcondes Ribas, então vice-presidente do Conselho.

Depois de encerrar suas atividades e passar a residir na Capital, o médico dedicou-se a ações sociais e de lazer. Um de seus hobbies preferidos era o golfe, com o que costumava viajar para São Paulo para acompanhar a prática do esporte no San Fernando Golf Club.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios