09/08/2021

Pesar pelo falecimento dos médicos José Maria Sá Peixoto e Ewaldo do Carmo Wendler

Tinham 54 anos de formados e receberam em 2017 o Diploma de Mérito Ético. O Dr. José era especialista em Clínica Médica e Geriatria e Gerontologia; o Dr. Ewaldo, que tinha dois filhos médicos, era especialista em Anestesiologia e Medicina do Trabalho

O Conselho Regional de Medicina do Paraná registra com pesar os falecimentos dos médicos José Maria Sá Peixoto (CRM-PR 2.096) e Ewaldo do Carmo Wendler (CRM-PR 2.178), ocorridos no último fim de semana em hospitais de Curitiba, cidade onde residiam e concentraram toda a sua carreira profissional. Ambos se formaram em 1967 e tinham sido homenageados pelo CRM em 2017, que lhes conferiu o Diploma de Mérito Ético-Profissional na passagem do Jubileu de Ouro e histórico exemplar na atividade.
clique para ampliarclique para ampliarDr, José Peixoto, com o conselheiro Mauro Monteiro. (Foto: Arquivo)
O Dr. José Maria tinha 80 anos de idade e era especialista em Clínica Médica e Geriatria e Gerontologia. Faleceu no sábado (7) no Hospital Marcelino Champagnat. O corpo foi velado na Capela Unilutus e a despedida ocorreu domingo (8), às 19h, no Crematório Perpétuo Socorro, em Campo Largo. Especialista em Anestesiologia e Medicina do Trabalho, o Dr. Ewaldo Wendler tinha 81 anos de idade e faleceu também no sábado no Hospital Sugisawa. O corpo foi velado no Jardim da Saudade I, onde foi sepultado às 14h de domingo. As  condolências da classe médica aos familiares e amigos.

Natural de Curitiba (PR), onde nasceu em 3 de julho de 1941, o Dr. José Maria Sá Peixoto formou-se em dezembro de 1967 pela Universidade Federal do Paraná. Registrou-se no Conselho logo após obter seu título. Atuou em vários serviços médicos da Capital em suas especialidades, incluindo Hospital da Cruz Vermelha e Uropar. Era casado com a Sra. Cleonice Saboia Ribas e deixou filho e filhas.
clique para ampliarclique para ampliarDr. Ewaldo com um dos filhos médicos, Dr. Jim, na entrega do Diploma de Mérito Ético. (Foto: Arquivo)

Natural de Ponta Grossa (PR), onde nasceu em 22 de maio de 1940, o Dr. Ewaldo do Carmo Wendler formou-se em dezembro de 1967 pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Registrou-se no CRM-PR em janeiro de 1968. Era um dos anestesiologistas pediátricos pioneiros do Hospital Pequeno Príncipe, tendo sido também professor. Era casado com a Sra. Miriam Wendler e fazia parte de uma família com vários médicos, incluindo os filhos Jim Wendler (CRM-PR 16.274) e Gil Wendler (CRM-PR 15.486), especialista em Oftalmologia. Também o irmão Dr. Izidoro Antonio Wendler (CRM-PR 659), já falecido, e sobrinhos são médicos.

Em meio a muitas manifestações de solidariedade nas redes sociais, uma das sobrinhas do Dr. Ewaldo, também médica, registrou: "Luto pelo meu amado tio, de quem eu tinha muito orgulho em dizer que era sobrinha, um dos irmãos mais novos de minha amada mãezinha. Aquele que me incentivou também, junto com meu outro tio Dr. Isidoro, a amar a minha profissão, a repensar se queria ou não ser uma anestesiologista pediátrica, como ele foi, que marcou a vida de crianças do Hospital Pequeno Príncipe, em Curitiba! Vai em paz, meu amado tio. Com a certeza de que sua missão foi cumprida em sua vida e se encontra com meus amados avós, mãezinha e tios que retornaram à Pátria Espiritual! Saudades eternas!"

O Conselho de Medicina do Paraná registra com pesar, também, o falecimento do médico José Lázaro Machado, de 88 anos, ocorrido em sua residência na noite de sexta-feira (6). Ele estava aposentado e residindo em Curitiba. Era casado com a Sra. Icléia Cesar Dornelles Machado. O sepultamento ocorreu às 11h de sábado no Cemitério Parque Iguaçu, na Capital. O Dr. José Machado tinha registro somente no Conselho de São Paulo, sob o número 10.372, que foi confirmado em julho de 1963. Foi um dos médicos fundadores da Unimed Bauru, cooperativa que em julho último completou 50 anos.


Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios