12/05/2022

Pesar: professor Dinarte José Giraldi e anestesiologista Maria Carmen Schetino de Lima, de Curitiba

Ex-chefe do Serviço de Clínica Pediátrica do HC/UFPR, o Dr. Dinarte tinha 88 anos de idade e quase 62 de formado; deixa uma filha médica. A Dra. Maria tinha 79 anos e 54 de formada pela Federal do Paraná

O Conselho Regional de Medicina do Paraná registra com pesar o falecimento dos médicos Dinarte José Giraldi (CRM-PR 1.037), professor aposentado da Universidade Federal do Paraná e ex-chefe do Serviço de Clínica Pediátrica do Hospital de Clínicas, e Maria Carmen Schetino de Lima (2.267), especialista em Anestesiologia. Ambos faleceram nesta quinta-feira (12) em Curitiba, onde residiam e concentraram suas carreiras profissionais. As condolências da classe médica aos familiares e amigos.

clique para ampliarclique para ampliarDr. Dinarte Giraldi com a filha médica, Dra. Susana.. (Foto: Arquivo)

O Prof. Dr. Dinarte José Giraldi tinha 88 anos de idade e 62 de formação médica pela Universidade Federal do Paraná, onde também longa carreira na docência. Era natural de Curitiba (PR), onde nasceu em 27 de dezembro de 1933. Formou-se em dezembro de 1960 e dedicou-se às atividades nas áreas de Clínica Médica e Pediatria. Inscreveu-se no Conselho de Medicina do Paraná em maio de 1961.

Em 2010, em meio às comemorações do Dia do Médico, ele foi homenageado pelo CRM, que lhe conferiu o Diploma de Mérito Ético-Profissional pelos 50 anos de atividades cumpridos de forma exemplar. A entrega da comenda foi feita pela filha médica, a Dra. Susana Giraldi (CRM-PR 11.313), especialista em Pediatria e Dermatologia. O médico e professor deixa extensa obra científica, com muitas publicações, como o livro “Terapia Intensiva e Reanimatologia Pediátrica”, em autoria com o também professor Izrail Cat.

Ainda em 2009, quando da conclusão das obras de reformas do Serviço de Clínica Pediátrica do HC/UFPR, o então chefe, Dr. Rubens Cat, prestou homenagem aos profissionais que participaram ativamente da história do Serviço, incluindo o Dr. Dinarte e ainda os professores Leide Parolin Marinoni, Luiz de Lacerda Filho, Rômulo Sandrini Neto, Orival Costa, Rosemari Siqueira Moscibroski e Isac Bruck. A mensagem inserida em dissertação de graduando de mestrado define quem era o Dr. Dinarte: “Uma referência de sabedoria e da arte de ensinar, pelas suas palavras de incentivo e por valorizar o melhor de cada aluno”.

O médico e professor Dinarte José Giraldi Faleceu durante a madrugada desta quinta-feira (12) no Hospital Nossa Senhora das Graças. O local do velório e horário de sepultamento ainda não foram definidos. Ele era casado com a Sra. Nathalia Semenow Girardi.

clique para ampliarclique para ampliarDra. Maria Carmen, com o conselheiro Dr. Victor, em 2018. (Foto: Arquivo)

Dra. Maria Carmen

A Dra. Maria Carmen Schetino de Lima, que tinha 79 anos de idade e quase 54 de formação médica, faleceu em sua residência, também na madrugada desta quinta-feira. O corpo será velado no período da tarde na Capela do Cemitério Pedro Fuss, em São José dos Pinhais. O sepultamento está marcado para 17 horas. A médica era casada com o Sr. José de Lima.

Natural de São José do Rio Preto (SP), onde nasceu em 24 de fevereiro de 1943, a Dra. Maria Carmen formou-se em dezembro de 1968 pela Universidade Federal do Paraná. Inscreveu-se no CRM-PR logo em seguida à formatura, tendo depois obtido o título de especialista em Anestesiologia, atuando em diversos serviços da Capital, incluindo a Maternidade Victor do Amaral e a Medclin. Ela estava aposentada há alguns anos. Em 2018, ela foi distinguida com o Diploma de Mérito Ético-Profissional pelo CRM-PR, na passagem do Jubileu de Ouro e pelo histórico ético. Coube ao conselheiro Victor Emmanuel Evangelista da Silva fazer a entrega da comenda.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios