10/11/2023

Pesar: professora Leide Parolin Marinoni, inspiradora de várias gerações de pediatras

Tinha visão de vanguarda. Formou-se em 1955 pela UFPR. Era apaixonada pela Medicina, pelas crianças e o futebol; foi a primeira mulher sócia e diretora do Athletico Paranaense. Despedida neste sábado (11)

O Conselho Regional de Medicina do Paraná registra com pesar o falecimento da médica Leide Parolin Marinoni (CRM-PR 376), a Professora Leide, como era carinhosamente chamada e que ajudou a formar gerações de pediatras em nosso Estado. Faleceu nesta sexta-feira (10) no Hospital Nossa Senhora das Graças, em Curitiba. Tinha 92 anos de idade e 68 de formação em Medicina pela Universidade Federal do Paraná. Apaixonada pela família, pela profissão e pelo futebol, era torcedora do Clube Athletico Paranaense, do qual foi a primeira mulher sócia e chegou a ocupar inclusive cargo na diretoria do time.

clique para ampliarclique para ampliarDra. Leide e o discípulo Prof. Marcos, na homenagem em 2022. (Foto: CRM-PR)

As condolências da classe médica aos familiares, amigos, pacientes, discípulos e admiradores desta destacada expoente da Medicina paranaense, que em 2005 recebeu o Diploma de Mérito Ético-Profissional do CRM-PR ao completar 50 anos de atividade com histórico exemplar e que em 2022, na nova solenidade do Dia do Médico do Conselho, no Teatro Positivo, esteve presente e fez questão de entregar idêntico Diploma de Jubileu de Ouro ao sobrinho, o pediatra e professor Marcos Parolim Cecatto, formado pela mesma UFPR em 1972.

O corpo da médica e professora Leide Parolin Marinoni será velado a partir da manhã deste sábado (11) na Capela 1 do Cemitério Municipal São Francisco de Assis, em Curitiba, onde ocorrerá o sepultamento às 15h. Filha de Italo Carlos Marinoni e Elvira Parolin Marinoni, a Dra. Leide nasceu em Curitiba no dia 15 de setembro de 1931. Formou-se pela UFPR em 1955, tendo recebido o prêmio Pravaz e bolsa para realizar a Residência de Pediatria no Hospital de Clínicas da USP e, posteriormente, bolsa para o Curso de Aperfeiçoamento em Pediatria. Registrou-se no CRM-PR em outubro de 1958, compondo o primeiro grupo de mulheres a se inscrever na autarquia.

clique para ampliarclique para ampliarDra. Leide, no primeiro registro e mais recentemente no Athletico. (Foto: Arquivo)

Professora do Departamento de Pediatria desde 1960, nos últimos anos era bolsista técnica da Universidade Federal do Paraná. Dra. Leide era médica pediatra pioneira e autodidata na Dermatopediatria, tendo fundado o Curso de Especialização em Dermatologia Pediátrica da UFPR. Ajudou a  formar diversos médicos que atuam no Brasil e no Exterior e por várias décadas atuou no HC atendendo crianças e suas famílias com doenças de pele de forma solidária e humanitária.

Era membro honorário da Academia Paranaense de Medicina e membro efetivo da Academia Paranaense de Pediatria. Ministrou cursos e palestras em congressos em várias cidades do Paraná e de outros estados, sendo ainda autora e coautora de inúmeros trabalhos científicos publicados em revistas nacionais e internacionais. Por várias vezes esteve indicada para a honraria Medalha de Lucas – Tributo ao Mérito Médico do CRM-PR.

clique para ampliarclique para ampliarProfessora Leide Parolin. (Foto: CRM-PR)

Manifestações

A morte da Dra. Leide gerou inúmeras manifestações de pesar e solidariedade nas redes sociais. O médico e professor Eduardo Kaehler Meister, pediatra do HC/UFPR, aluno e admirador da Dra Leila, registrou: “Uma triste, tristíssima notícia. A Dra. Leide, a maior lenda da Dermatologia Pediátrica mundial, uma das maiores pediatras que já se viu, uma professora fora de série e, acima de tudo, uma médica desbravadora, faleceu hoje. Quem a conheceu, levará seus conhecimentos para sempre. Não apenas a Pediatria do HC está de luto, mas a Pediatria mundial. Se vai um exemplo. Que sigamos a sua luz.”

A Sociedade Paranaense de Pediatria registrou “com profundo pesar o falecimento da Dra. Leide Parolin Marinoni, formadora de várias gerações de Pediatras. Ela estava internada no Hospital Nossa Senhora das Graças. A professora Leide, como era carinhosamente chamada, não nos deixa em vida, nos deixa verdadeiramente um ensino, com sua capacidade de semear conhecimento, exemplo e doutrina, que ainda há de gerar muitos frutos nos mais diversos cantos do nosso país, honrando e verdadeiro sabor que a dermatologia tem no ato de cuidar do espelho da alma. Seremos sua memória, seus eternos frutos e suas novas sementes, eternizando seu nome e seu legado.”

Mais adiante, a SPP acrescentou: “A Dra. Leide era formada em Medicina pela UFPR. Atuou como Médica Pediatra desde a inauguração do Hospital de Clínicas da UFPR. Era um dos pilares da especialidade no Paraná e no Brasil. Dedicou toda a sua vida ao ensino e à Dermatologia Pediátrica, área na qual tem vários livros publicados, que servem como referência para especialistas de todas as áreas da Medicina. Mesmo após a pandemia da Covid-19, recebia em casa as especialistas da Dermatologia Pediátrica do HC, possibilitando a formação de mais de 40 especializandas. Uma referência para várias gerações de Pediatras.”

A mais recente homenagem prestada à Dra. Leide foi a inauguração, pelo Hospital de Clínicas da UFPR, do Centro de Simulação que leva o seu nome. A unidade foi projetada com o objetivo de treinar médicos em um ambiente controlado, capaz de capacitar o profissional para os mais diferentes cenários. “Quem foi discípulo ou conheceu a Dra. Leide a descreve como uma profissional que deixou um legado maravilhoso como professora, como médica, como mulher. Quem teve o privilégio de participar de suas aulas teóricas e práticas, teve uma admiração e imensa gratidão por sua dedicação. Era apaixonada por futebol e, em especial pelo Clube Athlético Paranaense, do qual foi a primeira mulher sócia. Chegou a ocupar inclusive cargo na diretoria do time”, reforçaram seus discípulos admiradores.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios