18/11/2019

Pesar: três médicos paranaenses perdem a vida em acidentes em pouco mais de 24h

Cardiologista Eduardo Philippi, de Cascavel, faleceu em queda de avião; oftalmologista Felipe Breowicz, de Pato Branco, em acidente pessoal em Fernando de Noronha; e o pediatra Cézar Saldanha Moreira, de Cândido Rondon, foi vítima do trânsito

O Conselho Regional de Medicina do Paraná registra com pesar com a morte de três médicos paranaenses em acidentes diferentes ocorridos no domingo (17) e na manhã desta segunda-feira: o cardiologista Eduardo Frederico Borsarini Philippi (CRM-PR 16.036), de Cascavel; o oftalmologista Felipe Breowicz (CRM-PR 24.607), de Pato Branco; e ainda o pediatra Cezar Renato Saldanha Moreira (CRM-PR 8.782), de Marechal Cândido Rondon. As trágicas ocorrências foram registradas em pouco mais de 24 horas. As condolências da classe médica aos familiares e amigos.

clique para ampliarclique para ampliarDr. Eduardo Frederico Borsarini Philippi. (Foto: Arquivo)

O Dr. Eduardo Frederico, que era nascido em Curitibanos (SC) e tinha 48 anos, faleceu juntamente com a filha Fernanda, de 12 anos, e o piloto e instrutor de aviação Magnus Boeno Padilha, 32 anos, quando o avião que ocupavam preparava-se para pousar próximo a Cascavel, no final da tarde de domingo. A esposa do médico, Graziela de Souza Philippi, de 53 anos, foi socorrida de helicóptero e levada em estado gravíssimo para o Hospital Universitário de Cascavel, onde acabou falecendo nesta terça-feira (19). A família voltava de viagem ao litoral catarinense na aeronave de um amigo. Outra filha do Dr. Eduardo, que mora em São Paulo, não estava no avião.

Formado pela Universidade Federal de Santa Catarina em janeiro de 1995, o Dr. Eduardo iniciou sua vida profissional naquele estado, seguindo depois para Cascavel e obtendo registro no Conselho do Paraná. Era especialista em cardiologia e também com área de atuação em hemodinâmica e cardiologia intensivista. A Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista emitiu uma nota ainda na noite de domingo lamentando a morte do médico. “Deixa muitos amigos e a lembrança do seu sorriso franco e da sua grande habilidade nos procedimentos da Cardiologia Intervencionista”, assinalou a Sociedade.

Também o Cascavel Country Club, do qual ele era presidente, manifestou-se por nota e decretou luto de três dias. O Dr. Eduardo era o responsável pelo serviço de hemodinâmica do Hospital Nossa Senhora Salete e atuava em outros serviços médicos de Cascavel. O velório do médico e da filha ocorre no Cascavel Country. O corpo do piloto do avião está sendo velado em Cascavel e depois seguirá para Francisco Beltrão, para cerimônia de despedida e cremação.

clique para ampliarclique para ampliarDr. Felipe Breowicz. (Foto: Arquivo)

OFTALMOLOGISTA

O oftalmologista Felipe Breowicz também faleceu no domingo, após sofrer queda em uma pousada na Vila da Vacaria, em Fernando de Noronha, para onde tinha viajado com amigos para aproveitar o  feriado. Encontrado caído próximo a uma escada, chegou a ser socorrido e levado ao Hospital São Lucas, mas não resistiu ao ferimento na cabeça. A família do Dr. Felipe viajou para o Recife para liberar o corpo do médico, com previsão de chegada em Pato Branco no final da tarde desta segunda-feira (18).

Natural de São Lourenço do Oeste (SC), ele tinha 36 anos. Formou-se em dezembro de 2007 pela Universidade do Vale do Ivaí, tendo seguido depois para o Sudoeste paranaense. Era filho do também médico Dr. Bronislau Polan Breowicz (CRM-PR 1.046) e irmão da médica Dra. Sandra Broewicz Pederiva (CRM-PR 17.658). Também tinha outros familiares médicos. Outra irmão do Dr. Felipe, a empresária Ana Paula Slonski, publicou nota de pesar no Facebook: “O Felipe adorava as aventuras da vida, mas acabou sua jornada caindo de uma escada, em uma pousada, em Fernando de Noronha! Um acidente banal...”

PEDIATRA

Natural de São Gabriel (RS), o Dr. Cezar Renato Saldanha Moreira tinha 63 anos. Ele se formou em novembro de 1980 na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Especialista em pediatria, três anos depois de formado ele se registrou no Conselho de Medicina do Paraná. Atualmente, era sócio da empresa Costa Oeste Clínica de Serviços Médicos e atuava no Hospital Marechal Cândido Rondon, em Rondon, e no serviço público de saúde de Pato Bragado.

Ele sofreu acidente de trânsito às 7h30 desta segunda-feira (18), na rodovia PR-495, próximo à entrada do município de Pato Bragado. Dirigia um automóvel Citroen, com placas de Marechal Cândido Rondon, que saiu da pista e bateu contra árvore. O médico faleceu no local. O corpo seguiu para o IML de Cascavel e o sepultamento deve ocorrer na manhã desta terça em Rondon. A prefeitura do município, ao decretar luto oficial de três dias, assinalou a relevância da atuação do médico à saúde da população da região, citando seu trabalho como pediatra no início da realização de partos no Hospital Dr. Cruzatti.

O hospital da cidade emitiu nota nesta segunda:

“É com pesar que comunicamos o falecimento do médico pediatra Cezar Renato Saldanha Moreira, 63 anos de idade. Ele atuava como médico em Marechal Cândido Rondon desde o início da década de 80. Desde sua formação atuou no Hospital Rondon e era médico credenciado à operadora de Planos de Saúde Sempre Vida. Também atuava como pediatra na rede pública. Era um importante parceiro que contribuiu para a manutenção da assistência pediátrica na cidade Marechal Cândido Rondon e também das cidades circunvizinhas. Aos amigos, colegas de profissão e especialmente aos familiares, nossos sentimentos.”

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios