16/10/2007

Pesquisa do Cremesp

Mais de 60% dos médicos em atividade no Estado de São Paulo não passaram pela residência médica. A informação faz parte de um levantamento inédito divulgado nesta terça-feira pelo Conselho Regional de Medicina de São Paulo (Cremesp) sobre o perfil dos 92.500 profissionais que atuam no Estado. A pesquisa foi divulgada às vésperas do Dia do Médico, comemorado nesta quinta-feira.
A residência médica, segundo o Cremesp, é considerada o melhor instrumento para especialização dos profissionais, mas não é obrigatória. Outra forma de obter o título de especialista é fazer uma avaliação nas sociedades filiadas à Associação Médica Brasileira.
O levantamento do Cremesp também revela uma mudança histórica: pela primeira vez, as médicas são maioria no Estado. Dentre os 3.030 formandos que se inscreveram em 2006, 1.568 eram mulheres e 1.462, homens. Já no conjunto, o sexo masculino ainda predomina na profissão (61,65%).
A entidade ainda informa que há cada vez mais médicos jovens no mercado de trabalho: mais de um quarto do total está no exercício da profissão há nove anos ou menos, sendo que metade desse grupo trabalha há quatro anos ou menos. A média de idade dos profissionais é de 42 anos.
De 1980 a 2006, a população do Estado de São Paulo cresceu 63,94%, enquanto o número de médicos em atividade aumentou 247,41%, segundo o Conselho.
Leia mais no site do Cremesp, clique aqui .

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios