09/03/2022

Pessoas Físicas podem destinar parte do Imposto de Renda devido a entidades sociais

Contribuintes que fazem a declaração pelo formulário completo - independentemente se possuem IR a pagar ou a receber - podem destinar parte do valor a entidades como a APAE Curitiba e a Gerar

Até o dia 29 de abril, é possível destinar parte do Imposto de Renda Pessoa Física relativo ao exercício de 2021 a entidades sociais diretamente no preenchimento da declaração. Contribuintes que fazem a declaração pelo formulário completo - independentemente se possuem IR a pagar ou a receber - podem destinar até 3% do imposto devido para o Fundo Municipal para Criança e o Adolescente (FMCA) ou, ainda, diretamente para entidades e/ou projetos específicos.

É o caso da APAE Curitiba, que tem aprovado pelo FMCA Curitiba o projeto "Geração Futuro II", com o objetivo de contribuir com a qualidade de vida da criança e do adolescente com deficiência intelectual e/ou múltipla. Saiba mais sobre o projeto aqui. Para saber mais sobre os projetos da APAE Curitiba ou para obter ajuda sobre como realizar a doação, entre em contato com Luciana Mendes (captacao@apaecuritiba.org.br | (41) 3322 9339 | (41) 9 9788 7886). Acesse o passo a passo de como doar seu IR para a APAE Curitiba.

Já a organização social Gerar, presente no Paraná e em Santa Catarina, desenvolve projetos com foco na geração de emprego e renda. O projeto "Aprova" deve impactar neste ano cerca de mil jovens de 14 municípios do Paraná com reforço de aprendizagem, especialmente em conteúdos do Ensino Médio, e está entre as iniciativas chanceladas pelo Fundo da Infância e Adolescência (FIA) estadual. Mais informações: www.gerar.org.br | (41) 3039-6599 | gerar@gerar.org.br.

Conheça outros projetos e programas de atendimento à criança e ao adolescente no município de Curitiba no site: www.criancaquerfuturo.curitiba.pr.gov.br. As Pessoas Físicas também podem doar ao FMCA Curitiba, durante o exercício, por meio da emissão de boletos, indicando diretamente o Projeto escolhido a partir do site indicado acima. (
Neste caso, a doação será de até 6% do imposto devido, sendo informada somente na Declaração de Ajuste Anual de 2023 - ano calendário 2022.)

Veja como doar seu IR:

1º - Baixar o Programa Gerador de Imposto de Renda. Preencher a declaração, após concluída , seguir no MENU.

2º - No RESUMO DA DECLARAÇÃO, escolher a opção DOAÇÃO DIRETAMENTE NA DECLARAÇÃO - ECA;

3º - Nessa opção, clicar em "NOVO" e escolher no tipo de Fundo a opção Municipal/DISTRITAL e digitar o valor a ser doado;

4º - Para emissão do DARF, na opção IMPRIMIR, escolher "DARF - DOAÇÕES DIRETAMENTE NA DECLARAÇÃO - ECA", e recolher no Banco até 29/04/2022.

Importante: Para que um projeto de sua escolha seja beneficiado pelas doações diretas na declaração, será necessário digitalizar e lançar o documento DARF e Comprovante de pagamento, após indicar o projeto/entidade (é importante também enviar o comprovante de pagamento do DARF por e-mail para a instituição beneficiada, para que ela possa comprovar a doação perante a Receita Federal).

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios