08/04/2021

Prazo para quitar anuidade Pessoa Física 2021 é prorrogado até 30 de abril

Em circular encaminhada nesta quinta-feira, 8, ao CRM-PR, Conselho Federal informou da decisão em função dos impactos da pandemia da Covid-19 na vida dos médicos

clique para ampliarclique para ampliarPagamento pode ser feito via boleto bancário ou cartão de crédito no Portal de Serviços do CRM-PR. (Foto: CRM-PR)
O Conselho Federal de Medicina decidiu mais uma vez prorrogar o prazo para pagamento das anuidades de Pessoa Física. Em 2020, em decorrência da pandemia do novo coronavírus, o prazo foi estendido até junho. Agora, além de não ter reajustado os valores na passagem de ano a autarquia decidiu pela prorrogação do prazo de pagamento (com vencimento inicial em 31/03) até 30 de abril. 

O valor integral da anuidade de Pessoa Física para exercício de 2021 é de R$ 772,00 e pode ser pago via boleto bancário ou cartão de crédito, diretamente no Portal de Serviços do CRM-PR.

Reembolso

O médico que tiver feito o pagamento integral da anuidade após o dia 31/03 poderá solicitar o reembolso dos juros para o Departamento Financeiro do CRM-PR enviando nome completo, número do CRM e dados bancários para o e-mail financeiro@crmpr.org.br.

Observações

Após o vencimento será cobrada multa de 2% e juros de 1% ao mês, calculados de acordo com a regra pro rata die. Os valores das anuidades 2021 foram determinados pela Resolução CFM nº 2.280/2020.

PARCELAMENTO

A anuidade pode ser parcelada em até cinco vezes e os vencimentos serão sempre no último dia do mês vigente do pedido e dos meses subsequentes. A solicitação deverá ser feita diretamente no Portal de Serviços do CRM-PR e não há desconto para quem solicita parcelamento.

PAGAMENTO


Desde 2020 a anuidade pode ser quitada também utilizando cartão de crédito. Por este motivo, além de questões como custo e logística, o CRM-PR não enviará boletos impressos via Correios. 

Para proceder ao pagamento, o médico deverá acessar o Portal de Serviços e optar pelo pagamento via cartão de crédito ou boleto, o qual poderá ser emitido diretamente no Portal de acordo com a modalidade de pagamento escolhida - integral ou parcelada.

ISENÇÕES

São isentos do pagamento da anuidade os médicos que no exercício de 2021 venham completar 70 (setenta) anos de idade, sem prejuízo da cobrança de anuidades de exercícios anteriores.

Ficam também isentos os médicos que estiverem exercendo a Medicina exclusivamente na condição de médico militar, ou seja, que não estejam desenvolvendo qualquer atividade médica na área civil, mediante apresentação anual da Declaração de Médico Militar, conforme estabelecido na Lei nº 6.681/79.

Da mesma forma que não pagam anuidade os estabelecimentos hospitalares e de saúde mantidos pela União, estados-membro e municípios - bem como suas autarquias e fundações públicas - e as empresas e/ou instituições prestadoras de serviços exclusivos médico-hospitalares mantidas por associações de pais e amigos de excepcionais e deficientes, devidamente reconhecidas como de utilidade pública, nos termos da lei.

ATUALIZE SEU CADASTRO

Para pagar a anuidade, emitir boletos e fazer a requisição de desconto para PJ - assim como emitir declarações, certidões, 2ª via de documentos e fazer registro de especialidade - é essencial estar com o cadastro atualizado no Conselho. 

Manter dados de contato como telefone, e-mail, endereço residencial e comercial atualizados também possibilita o recebimento dos informativos, boletins eletrônicos e SMS com divulgação de eventos de Educação Médica Continuada, publicações e informações de interesse da classe, seja para o dia a dia da profissão como para conhecimento e interação com os colegas.

Atualização pode ser feita online, basta acessar o Portal de Serviços e conferir se suas informações estão corretas!

Em caso de dúvida entre em contato pelo e-mail protocolo@crmpr.org.br.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios