22/04/2010

Prazo para recadastramento termina no dia 11 de maio

Mais de três mil médicos paranaenses ainda não iniciaram o processo.



O recadastramento obrigatório dos médicos brasileiros termina no dia 11 de maio de 2010. Apesar do Paraná se manter em primeiro lugar no ranking nacional, mais de três mil médicos paranaenses ainda não iniciaram o processo, que começa exclusivamente pelo meio eletrônico (internet). De acordo com o Conselho Federal de Medicina, o prazo final não será prorrogado e a falta de atualização cadastral pode gerar desde a proliferação de falsos médicos até problemas de comunicação entre os Conselhos e médicos.



Recadastramento em números

15.234 médicos aptos a fazer o recadastramento. Deste total,

12.085 médicos paranaenses já se recadastraram pelo site (79%).

9.513 médicos já fizeram recadastramento na internet e entregaram os documentos (62%)

6.910 médicos que concluíram todo o processo, inclusive recebendo a carteira profissional (45%)



Saiba como se recadastrar

Atendendo o estabelecido pela Resolução CFM n.º 1.827/07, a etapa pela internet, precede a entrega da documentação e termina com a substituição da Carteira de Identidade, uniformizada e impressa na Casa da Moeda do Brasil, com elementos de segurança que dificultam a falsificação.



1.ª etapa

A partir de acesso aos sites do Conselho Federal e Regional do Paraná ou clicando diretamente no link href="http://recadastramento.cfm.org.br/" target="_blank">recadastramento.cfm.org.br, o médico deverá preencher formulário. Importante observar que apenas as inscrições primárias passarão pelo recadastramento, já que os dados serão filtrados e transferidos para os Conselhos onde haja inscrições secundárias.


IMPORTANTE!

Os dados incluídos no formulário, bem como os documentos anexados à atualização cadastral, não serão registrados automaticamente. Há necessidade que seja efetuado trâmite, por meio de requerimento próprio disponível nas sedes do CRMPR ou pelo href="https://www.crmpr.org.br/crm2/documentacao.htm" target="_blank">site, para registros de título de especialista, certificado de habilitação (área de atuação) expedido por Sociedades de Especialidades reconhecidas pela CFM, ou certificado de conclusão de residência médica reconhecida pela CNRM/MEC.

Ao selecionar uma área de atuação ou especialidade no formulário online, o médico deve ter certeza de que a especialidade ou área de atuação está registrada perante o CRMPR. Caso o profissional tenha dúvidas quanto ao registro, a Comissão de Qualificação Profissional do Conselho sugere ao médico que entre em contato com o Conselho para averiguação por meio do telefone (41) 3240-4000 ou via e-mail href="mailto:cqp@crmpr.org.br" target="_blank">cqp@crmpr.org.br.



2.ª etapa

Após o preenchimento do formulário online, o médico deverá comparecer à sede ou regionais do CRMPR para entregar os seguintes documentos (originais e cópias):

- carteira de identidade (RG);

- título de eleitor;

- CPF;

- comprovante de residência (recente);

- diploma médico;

- títulos de especialista;

- certificado de habilitação (área de atuação) expedido por Sociedades de Especialidades reconhecidas pelo CFM;

- certificado de conclusão de Residência Médica reconhecida pelo MEC;

- comprovante de sociedade em empresa de serviços médicos, se for o caso;

- se médico estrangeiro, apresentar, também, comprovante de legalidade de permanência no país;

- uma fotografia recente, de modo a garantir o perfeito reconhecimento fisionômico do portador, cuja imagem deverá satisfazer os seguintes critérios:

- ser colorida;

- ter dimensão de 3x4cm;

- apresentar fundo branco ou cinza-claro;

- representar a visão completa da cabeça do portador, com a face centralizada, devendo ocupar mais de 50% da altura da fotografia;

- a fotografia deverá apresentar o rosto de frente;

- a fotografia não poderá conter qualquer tipo de mancha, alteração, retoque, perfuração, deformação ou correção.


Obs: não serão aceitas fotografias em que o portador utilize óculos, bonés, gorros, chapéus ou qualquer item de vestuário ou acessório que cubra parte do rosto ou da cabeça.



3.ª etapa

Os médicos serão informados por e-mail tão logo o documento esteja disponível para retirada. Lembrando que a cédula de identidade médica só pode ser retirada pelo próprio médico. Caso queira que outra pessoa retire o documento, o médico deverá enviar autorização por escrito e assinada.



Tire dúvidas em sua Regional ou pelo telefone (41) 3240-4000.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios