28/11/2022

Prefeitura de Ibaiti destaca trajetória do Dr. Mello, um dos homenageados com Mérito Ético

Médico chegou à cidade em 1974 e atuou ainda em Japira e Pinhalão, onde dirigiu hospitais. Não pôde comparecer à solenidade do Dia do Médico e recebeu a comenda em sua casa, sendo cumprimentado pelo prefeito, também médico

O médico Pergentino de Mello Neto (CRM-PR 3.278), com atuação em Ibaiti, foi um dos homenageados pelo Jubileu de Ouro em 2022, recebendo o Diploma de Mérito Ético-Profissional pelo histórico exemplar. Ele não pôde comparecer à solenidade alusiva ao Dia do Médico, que foi realizada em Curitiba no dia 23 de outubro, mas recebeu a comenda em sua residência.

No dia 21 de novembro, o Dr. Mello, como é carinhosamente chamado, foi recepcionado no gabinete da Prefeitura de Ibaiti para receber os cumprimentos pela homenagem. O prefeito Antonely de Cássio Alves de Carvalho (CRM-PR 22.620), que também é médico e especialista em gastroenterologia, agradeceu os préstimos do colega e destacou que a deferência é uma honraria para todos os munícipes.

clique para ampliarclique para ampliarDr. Mello com o Diploma de Mérito Ético. (Foto: Divulgação)

"O Dr. Mello é um grande exemplo para nós, médicos. Sua dedicação aos pacientes sempre foi motivo de orgulho para nosso município. Com uma trajetória profissional que hoje completa 50 anos, atuando com retidão, humildade e acima de tudo com ética médica, soube com maestria nos mostrar o bom caminho dos preceitos hipocráticos da atividade de cuidar da saúde do próximo”, declarou, o prefeito Dr. Antonely Carvalho.

Nascido em 22 de maio de 1946 na cidade de Quatiguá, Norte Pioneiro paranaense, o Dr. Melo é filho de Dalton Frederico de Mello e Josélia Jorge de Mello. Foi estudar muito jovem e, com 26 anos de idade, se formou-se pela Universidade Federal de Medicina de Santa Maria, Rio Grande do Sul em 1972. Fez residência médica no Hospital Santa Cruz de Curitiba (PR) e pós-graduação em Ultrassonografia na EURP (Escola de Ultrassonografia de Ribeirão Preto/SP), atual FATESA.

Na Capital do Estado, prestou serviços no Hospital Santa Cruz, Hospital e Maternidade do Portão, Paraná Clínicas e Hospital e Sanatório, em São José dos Pinhais.

Chegou em Ibaiti no ano de 1974, com 28 anos de idade. Casou-se com Marília Braga de Mello. O casal tem três filhos, Alexandre Braga de Mello, cirurgião dentista e advogado; Sabrina Braga de Mello Louzano, cirurgiã dentista; e Jerônimo Braga de Mello, médico veterinário. São seis netos: Gabriel, Letícia, Luísa, Marina, Murilo e Lavínia.

Em Ibaiti, o Dr. Mello construiu sua carreira médica conquistando os pacientes que se transformaram em seus grandes amigos. Prestou serviços no antigo Hospital São João Batista das irmãs católicas e foi sócio-fundador da Clínica Santa Cruz, de Ibaiti, e da Casa de Saúde São Marcos, de Japira. Dr. Mello também foi proprietário do Hospital Domingos Calixto, de Pinhalão.

Atualmente com 76 anos de idade, Dr. Mello é médico concursado pela Prefeitura Municipal de Ibaiti e médico da Secretaria Municipal de Saúde de Japira. Com 50 anos de formação em Medicina, Dr. Mello ocupa papel de destaque na história e desenvolvimento do município de Ibaiti sendo um dos médicos mais longevos do Norte Pioneiro paranaense.

“Na cidade de Ibaiti, tornou-se referência profissional e de defesa dos valores éticos da profissão médica. Atuando na área de ginecologia e obstetrícia, o médico já realizou mais de 23 mil partos na região. As crianças que vieram ao mundo pelas mãos do médico, hoje são professores, engenheiros, médicos, policiais, advogados, comerciantes, agricultores, empresários, pais e mães de famílias que residem em várias regiões do país”, diz a notícia divulgada pela Prefeitura em seu Portal.

No ano de 2020, Dr. Mello doou ao acervo do Museu da História de Ibaiti Mário Yamanouye o primeiro aparelho de ultrassonografia usado no município que pertenceu à sua clínica médica na década de 1980.

Ibaiti, que foi fundada em 1° de março de 1921 e emancipada em 9 de novembro de 1947, conta com aproximadamente 32 mil habitantes. De acordo com registros do Conselho de Medicina do Paraná, conta com 29 médicos ativos ali residentes.

SOLENIDADE DO DIA DO MÉDICO DE 2022.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura, com informações do CRM-PR.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios