17/02/2021

Prefeitura de Maringá solicita aos hospitais particulares criação de leitos de UTI Covid-19

Reunião convocada nesta quarta-feira, 17, pela Força de Trabalho Emergencial para discutir aumento de casos no município e região contou com a presença de representantes do CRM-PR

A equipe da Força de Trabalho Emergencial da Prefeitura de Maringá deu início nesta quarta-feira, 17, às reuniões com representantes da sociedade civil organizada para tratar do aumento e gravidade dos casos de Covid-19 na cidade e no Estado, começando pelos proprietários e gestores de hospitais privados e planos de saúde locais. No início do encontro, o vice-prefeito Edson Scabora explicou as medidas que estão sendo tomadas pela prefeitura para conter o avanço do coronavírus, inclusive com apresentação do decreto que será publicado nesta quarta, 17.

Um dos temas do encontro foi a criação de novos leitos por parte dos hospitais privados. Edson Scabora lembrou que o prefeito Ulisses Maia conversou com o secretário de Saúde estadual, Beto Preto, e este garantiu que Governo do Estado fará o credenciamento e o pagamento para os hospitais interessados em celebrar convênio para implantação dos leitos de UTI exclusivos Covid-19. 

O secretário de Governo, Hércules Kotsifas, e o secretário de Saúde, Marcelo Puzzi, reforçaram a importância de os hospitais suspenderem as cirurgias eletivas nesse momento em que a ocupação de leitos está alta. Antônio Carlos Nardi, representante do Hospital Santa Rita, elogiou a iniciativa do encontro e levará aos demais diretores da instituição a solicitação da prefeitura.

A diretora do Hospital Universitário, Elisabete Mitiko Kobayashi, declarou que fica mais tranquila com as medidas que estão sendo tomadas pela prefeitura. O diretor-presidente do Hospital e Maternidade Maringá, Daoud Nasser, afirmou que a divisão de responsabilidades é importante. “Além da criação de leitos precisamos do reforço da fiscalização envolvendo prefeitos da região, com auxílio do Judiciário”, disse.

Representando o Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR), a diretora Fabíola Menegoti Tasca chamou a atenção para os profissionais de saúde que ainda não foram vacinados, como médicos, fisioterapeutas, entre outros, os quais, apesar de não atuarem em hospitais, mantêm atendimento diário a pacientes em suas clínicas e consultórios. Além disso, a diretora solicitou maior fiscalização em relação a aglomerações e demais medidas de prevenção. Também participou do encontro o representante do CRM-PR Rafael Mori.

O secretário de Inovação, Aceleração Econômica, Turismo e Comunicação (Siacom), Marcos Cordiolli, destacou que festas clandestinas e descuido com os cuidados básicos de prevenção são os principais indutores de transmissão da Covid-19. “Estamos articulando movimentos que ajudam a educar e conscientizar as pessoas em ações do cotidiano, como o uso de máscara e estímulo à denúncias e identificação de festas e aglomerações”, afirmou Cordiolli. Fiscalizações do Grupo de Gestão Integrada da Prefeitura de Maringá serão intensificadas a partir desta quarta, 17, seguindo o trabalho realizado durante o Carnaval.

As reuniões online seguem durante o dia com gestores de bares e restaurantes, shoppings e supermercados para alinhar estratégias de prevenção ao coronavírus neste momento de aumento na taxa de ocupação dos hospitais. 

Participaram da reunião: Antônio Carlos Nardi (Hospital Santa Rita), Elisabete Mitiko Kobayashi (HU e Sociedade Médica), Fabíola Tasca (Diretora do CRM-PR), Alexandre Lima PAM/ Rede Cross), Reynaldo José Rafael Brovini (Unimed Maringá), Adelson Gonçalves dos Santos (Chefe da Unidade de Regulação de Leitos da Macro Noroeste), Nelson Bagatini (Hospital Paraná), Jeferson Junior Bopo (Hospital e Maternidade São Marcos), José Pereira (Hospital Santa Casa), Luiz Arthur (Hospital do Câncer), Ederlei Alkamin (15° Regional de Saúde), Ricardo Mello David (Sama), Aparecido Daibs (Hospital Memorial), Maria Emília e Paulo Cevhi Abdala (Hospital Psiquiátrico), Daoud Nasser (Hospital e Maternidade Maringá).

Força de Trabalho Emergencial

A Prefeitura de Maringá criou uma Força de Trabalho Emergencial que tem se reunido com frequência nos últimos dias para discutir o aumento e a gravidade nos casos de Covid-19 na cidade e no Estado do Paraná. Durante reunião virtual na noite desta terça, 16, o grupo, formado pelo prefeito Ulisses Maia; pelo vice, Edson Scabora; e vários secretários e diretores, tomou várias decisões. Uma delas é o adiamento, para 1º de março, do início das aulas presenciais da rede pública municipal. Novo decreto será publicado nesta quarta, 17.

Fonte: Prefeitura Municipal de Maringá com CRM-PR

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios