12/08/2022

Presidente do CRM-PR participa do programa Paraná em Pauta, da TV Paraná Turismo

Convidado da edição da última terça-feira (9), Roberto Issamu Yosida conversou sobre temas importantes relacionados à Medicina, como a telemedicina e uso de novas tecnologias, a publicidade médica e a segurança dos profissionais

clique para ampliarclique para ampliarPresidente do CRM-PR foi o convidado do programa exibido na última terça-feira (9) (Foto: CRM-PR)
O presidente do Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR), Dr. Roberto Issamu Yosida, foi o convidado do programa Paraná em Pauta, da TV Paraná Turismo, que foi ao ar na última terça-feira (9). Entrevistado pela jornalista Giovanna Palaoro, o presidente da autarquia conversou sobre importantes temas relacionados à Medicina, como a regulamentação da telemedicina no País, os avanços da tecnologia e seu impacto na prática médica e a segurança dos profissionais no exercício da profissão.

Desde maio, a prática da telemedicina foi regulamentada no Brasil pela Resolução nº 2.314/2022, do Conselho Federal de Medicina. Com ela, foram definidas normas para a utilização dos meios tecnológicos e digitais de forma segura, sob rígidos parâmetros éticos, técnicos e legais (leia mais aqui). Sobre o assunto, o Dr. Roberto Yosida explicou que, apesar de normatizada a teleconsulta, a consulta presencial continua sendo a referência, o padrão ouro. “A Medicina é feita de confiança. Nesse aspecto, alguns pilares são fundamentais na Medicina. Um deles é o relacionamento entre o médico e o paciente”, pontuou. 


O presidente do Conselho destacou ainda a importância de se usar a tecnologia de forma consciente, sempre observando os princípios éticos da profissão. “Não podemos substituir o contato humano pela tecnologia. Evidente que não somos avessos a nenhuma tecnologia, mas é preciso saber usar com sabedoria tudo o que nós dispomos para poder ganhar tempo para dedicar à pessoa, usar a tecnologia para dedicar mais tempo ao paciente”, exemplificou.

Para tanto, explicou que é necessário que o médico busque equilibrar os quatro princípios bioéticos – fazer o bem; quando não for possível fazer o bem, não fazer o mal; preservar a autonomia das pessoas; e tratar de forma justa todas as pessoas – para ofertar o tratamento mais justo possível aos seus pacientes.

Outro tema abordado na entrevista foi o crescimento dos casos de violência contra profissionais da área da saúde, especialmente durante o período da pandemia. O presidente destacou a importância de os médicos que sofrerem algum tipo de violência no exercício do trabalho buscarem as autoridades competentes e também comunicarem o incidente ao CRM-PR. “Nós temos feito um trabalho preventivo e pequenas modificações podem levar a grandes resultados”, explicou, dando como exemplo a localização de uma porta ou a disposição dos móveis no consultório, que podem ajudar na questão da segurança.

Também o uso das redes sociais foi debatido, com a explicação de que existe um regramento para a publicidade médica que se estende ao que é publicado nas redes sociais dos profissionais. “Temos que ter bastante cuidado com o sensacionalismo, a autopromoção, anunciar títulos que o profissional não possui registro”, alertou Yosida, lembrando que é possível acessar o portal do CRM-PR para verificar a regularidade do registro do médico e se possui alguma especialidade. 

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios