06/10/2007

Presidente fala sobre livro que traça perfil da saúde dos médicos do Brasil


Na Reunião Plenária do CRM-PR realizada em 1.º de outubro, o presidente Gerson Zafalon Martins apresentou aos conselheiros do Paraná a obra "A Saúde dos Médicos do Brasil", publicada pelo Conselho Federal de Medicina. O livro compreende o primeiro esforço concreto em âmbito nacional para traçar um retrato de como anda a saúde daqueles que tem se empenhado em promover a saúde da população brasileira.

O CFM, por intermédio de seu Centro de Documentação e Pesquisa (CPDOC), planejou e executou uma pesquisa ampla, que incluiu 7.700 médicos de todas as Unidades da Federação, de diferentes cidades. Foram avaliados aspectos diversos, a exemplo da estafa profissional, dos indicadores psiquiátricos (fadiga, depressão, ansiedade), das doenças constantes na CID-10, dos medicamentos utilizados e do consumo e abuso de drogas psicotrópicas.

Para o presidente do Conselho, Edson de Oliveira Andrade, a pesquisa é o início para uma reflexão. "A pesquisa permite que a categoria, as entidades de classe e os gestores de Saúde possam refletir a respeito da saúde dos médicos e encontrar alternativas coletivas para os problemas vivenciados pelos médicos", ressalta.
A obra "A Saúde dos Médicos do Brasil" já está disponível no Portal Médico em PDF.



Resultados


Contrariando o imaginário popular, os médicos não são insusceptíveis às doenças prevalentes na população em geral. O coordenador da Pesquisa, Genário Barbosa, explica que com base na 10ª revisão da Classificação Internacional de Doenças (CID-10), a pesquisa procurou conhecer os de maior freqüência entre os médicos participantes, que foram inquiridos acerca da presença, ou não, de doença diagnosticada no momento em que respondiam ao questionário.

As doenças de maior prevalência entre os médicos que participaram do estudo incidem mais comumente sobre os olhos(26,4%), seguidas pelas que acometem o sistema osteomuscular e tecido conjuntivo (22,2%) e o aparelho circulatório (21,8%). Doenças endócrinas, metabólicas e nutricionais (19,1%), bem como as enfermidades do aparelho digestivo (19,7%), estão também entre as mais freqüentes.

Os participantes da pesquisa também foram indagados acerca do uso contínuo de algum medicamento sob recomendação médica. Responderam afirmativamente 1302 entrevistados, que ainda indicaram os fármacos que lhes foram prescritos. Significativa parcela de médicos faz uso de dois ou três medicamentos, e a média de medicamentos por entrevistado é de 1,5. A freqüência de utilização de medicamentos interpretados das 1.993 prescrições declaradas pelos respondentes, para os diversos grupos de enfermidades.

Dos médicos que responderam à pesquisa, 7,7% acusaram ser portadores de transtornos mentais ou comportamentais. Relativamente ao uso de medicamentos, em geral receberam 416 prescrições de um total de 1993, equivalente a 20,9%.

O estudo ainda tratou acerca do uso esporádico e/ou eventual ou regular de substâncias químicas, inclusive fármacos, capazes de alterar o humor, o pensamento e/ou as sensações. Para tal foi apresentada uma lista com 15 grupos de substância.



Autores

Edson de Oliveira Andrade - Presidente do Conselho Federal de Medicina. Conselheiro federal pelo Amazonas. Professor de medicina interna da Universidade Estadual do Amazonas. Mestre em pneumologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, onde atualmente cursa doutorado.

Genário Alves Barbosa - Conselheiro federal pela Paraíba. Coordenador do Centro de Pesquisa e Documentação (CPDOC) do Conselho Federal de Medicina. Professor de psiquiatria infantil no Departamento de Medicina Interna da Universidade Federal Paraíba. Doutor em psiquiatria infantil pela Universidade de Sevilla, Espanha. Coordenador da Comissão de Ensino Médico do Conselho Federal de Medicina. Membro da Comissão de Recertificação de Título de Especialista da Associação Médica Brasileira / Conselho Federal de Medicina.

Mauro Carneiro Brandão - Médico especialista em infectologia. Mestre em Saúde Pública pela ENSP / FIO CRUZ. Médico da Fundação Oswaldo Cruz e da Prefeitura do Rio de Janeiro. Presidente do Sindicato dos Médicos do Rio de Janeiro, 1989/1992. Conselheiro do CREMERJ (Conselho Regional de Medicina do Rio de Janeiro) desde 1988. Presidente do CREMERJ por três gestões: 1995/96, 1997/98 e 1998/99. Conselheiro do CFM pelo Rio de Janeiro, 1999-2004.

Munir Massud - Professor da disciplina de Estágio Supervisionado em Medicina Clínica da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professor da disciplina de Introdução à Medicina e Bioética da UFRN. Coordenador da Residência Médica e Médico Pneumologista do Hospital Universitário Onofre Lopes (UFRN). Presidente da Comissão de Farmácia e Terapêutica deste mesmo hospital. Preceptor da Residência em Clínica Médica (Pneumologia).

Valdiney Veloso Gouveia - Especialista em psicometria pela Universidade de Brasília, onde concluiu mestrado em psicologia social e da personalidade. Doutor em psicologia social pela Universidade Complutense de Madri. Professor de Técnicas de Exame Psicológico (Graduação) e Métodos de Pesquisa e Técnicas Estatísticas (Mestrado e Doutorado) na Universidade Federal da Paraíba. Coordenador do doutorado em psicologia social desta instituição. Vice-presidente do Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica, 2004-2007. Pesquisador 1C do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq.


Fonte: CRM-PR com dados do CFM

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios