14/01/2023

Primeira colocada no Vestibular da UFPR escolheu curso inspirada em médico que a atendeu na infância

Residente em Florianópolis (SC), Sayaka Tobouti Batistela tem 21 anos e é caloura do curso de Medicina. Resultado foi divulgado pela instituição na sexta-feira (13), com total de 4,4 mil aprovados

Aos 21 anos, a jovem Sayaka Tobouti Batistela foi a primeira colocada geral no Vestibular 2023 da Universidade Federal do Paraná  (UFPR). Com uma nota de 927.174, a estudante é caloura do curso de Medicina.

O resultado foi divulgado pela instituição às 14h de sexta-feira (13) e foram aprovados 4.410 candidatos.

Sayaka conta que é de Florianópolis e tentou o vestibular na universidade pela quarta vez. De acordo com ela, a escolha do curso foi inspirada por um médico que a atendeu durante um tratamento de saúde quando ela era criança.

clique para ampliarclique para ampliarSayaka, de 21 anos, primeira colocada no vestibular da UFPR. (Foto: Divulgação)

“Desde criança eu tinha ideia de fazer Medicina. Principalmente por causa do meu médico, que foi quem me incentivou. Eu tive que fazer um tratamento quando eu era criança e ele sempre brincava comigo: 'Ah, quando crescer vai ser médica'”, contou a jovem.

A estudante contou em entrevista que, com a divulgação do gabarito provisório, viu que tinha ido bem no concurso, porém não esperava que tivesse se destacado tanto.

“Eu vi que a minha nota tinha sido alta, então isso me deu uma certa tranquilidade. Mesmo assim eu fiquei meio apreensiva por conta de eu já ter feito várias outras provas e ter reprovado. Não imaginava que eu fosse ficar em primeiro”, afirmou.

Estratégia

De acordo com Sayaka, os três anos de preparação foram difíceis, por conta da pressão. Para conseguir lidar com isso, a estudante conta que buscou estratégias diferentes.

“No último ano eu mudei minha estratégia de estudo, comecei a frequentar uma psicóloga, e eu consegui lidar melhor com a pressão e nervosismo e criar uma estratégia também para conseguir passar. Também sempre tive o apoio da minha família, que foi fundamental”, contou.

A jovem conta também que passou a encarar as reprovações como um aprendizado, lembrado na hora que recebeu a notícia com o resultado.

"Eu estava na casa do namorado, e fiquei em choque, muito feliz. Foi um momento que passou um filmezinho na cabeça. Pensar na minha trajetória, as dificuldades que eu tive, todas as reprovações que eu passei, até chegar nesse momento", compartilhou.

Confira AQUI a relação de 150 aprovados em Medicina na UFPR, Campus de Curitiba, para o primeiro e segundo semestres de 2023.

Fonte: G1

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios