08/03/2022

Professor e médico paranaense faz ensaio sobre a consulta e a relação médico-paciente

O reumatologista e professor do Curso de Medicina da UEPG Marcelo Derbli Schafranski (CRM-PR 17.192) aborda o aspecto humanista do médico em seu novo livro, “Ensaio sobre a Consulta Médica: O rito e razão da Medicina sob novos olhares”

clique para ampliarclique para ampliarObra está disponível para download gratuito (Foto: Divulgação)
O professor e médico paranaense, Marcelo Derbli Schafranski (CRM-PR 17.192), se direciona tanto a médicos, profissionais da Saúde e estudantes de Medicina quanto ao público em geral em seu novo livro: “Ensaio sobre a Consulta Médica: O rito e razão da Medicina sob novos olhares”. Nele, o reumatologista, mestre e doutor em Medicina Interna pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e professor do curso de Medicina e do Mestrado em Ciências da Saúde da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) propõe um aprofundamento na questão humana que envolve a Medicina ao abordar a relação médico-paciente.

Lançado em agosto passado pela Editora Texto e Contexto, o ensaio está disponível gratuitamente para download no link. O Dr. Marcelo Schafranski é também autor dos livros Medicina – Fragilidades de um Modelo ainda Imperfeito (Editora Schoba, 2011) - saiba mais em notícia do CRM-PR aqui -, Medicina da Felicidade (Editora Matrix, 2012) e O Mínimo – 14 Breves Capítulos para Entender os Fundamentos da Bioestatística (Editora UEPG, 2014).

Ele conversou com o CRM-PR sobre a nova obra:

O que o levou a refletir sobre a consulta médica a partir do foco no paciente?

Principalmente leituras a respeito da Medicina Baseada em Evidências e do tema relacionamento médico-paciente. Devemos lembrar que, na ampla maioria das vezes, o paciente é leigo. Somos julgados por ele não tanto na esfera científica, mas pelas nossas virtudes como ser humano. E esse aspecto humanista do médico é foco pouco abordado de forma sistemática, embora extremamente importante. 

Nesse sentido, qual seria o principal papel do médico em uma consulta?

Ser ético e, principalmente, otimista. Embora de difícil tangibilidade e quantificação, a postura do médico influencia a resposta terapêutica e fortalece o relacionamento médico-paciente.

Como fortalecer a relação médico-paciente?

Penso que a resposta a essa questão pode ser dada em uma palavra: comprometimento, em todos os sentidos. Comprometimento no ouvir com atenção, no esclarecer os problemas relatados pelo paciente e no desenvolver um plano terapêutico totalmente isento de conflitos de interesse. E, mais importante, acompanhar o resultado de suas ações, se colocando sempre à disposição. 

Como o profissional pode buscar motivação para o seu trabalho?

Aqui recorro principalmente à Arte, em suas múltiplas dimensões (literatura, música, cinema). Procuro me colocar como um personagem de uma Ciência que está em constante evolução, procurando motivação na atuação de outros indivíduos que a exerceram com maestria, sejam eles reais ou ficcionais. Mas, o principal incentivo, certamente, são os bons resultados (não onipresentes, haja vista que a Medicina não é ciência exata) e a satisfação dos pacientes. 

Gostaria de fazer alguma reflexão adicional?

Na Medicina, pouco é branco ou preto. Navegamos, na maioria das vezes, no cinza. Entretanto, jamais podemos deixar de nos aprimorar, seja do ponto de vista científico quanto de relacionamento. Devemos sempre lembrar que em nossa profissão, as verdades são transitórias, mas o bom médico é eterno. 

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios