30/07/2019

Professor homenageado durante o XI Congresso Sul-Brasileiro de Geriatria e Gerontologia

Prêmio Orgulho da Geriatria do Paraná foi conferido ao Dr. José Mario Tupiná Machado; evento ocorreu em Curitiba com mais de 800 participantes

A Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia Seção Paraná, em parceria com as seções estaduais de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, realizou de 25 a 27 de julho, no Expo Unimed Curitiba, o XI Congresso Sul-Brasileiro de Geriatria e Gerontologia, a XXIX Jornada Paranaense de Geriatria e Gerontologia e o VII Simpósio Idoso na Atenção Primária.

clique para ampliarclique para ampliarAbertura do 11º Congresso, na Expo Unimed Curtitiba. (Foto: Divulgação)

Ainda houve o Encontro das Ligas Acadêmicas de Geriatria e Gerontologia e a entrega do Prêmio Orgulho da Geriatria do Paraná, tradicional honraria concedida a cada edição da Jornada Paranaense de Geriatria e Gerontologia. A homenagem alcançou esta ano o Prof. José Mario Tupiná Machado (CRM-PR 7.930), formado pela PUCPR em dezembro de 1981 e atualmente professor Adjunto de Geriatria da Escola de Medicina da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, responsável técnico pelo Lar dos Idosos do Tarumã, coordenador da Equipe Interdisciplinar do Asilo São Vicente de Paulo e, ainda, chefe do Serviço de Geriatria e da residência da especialidade na Santa Casa de Curitiba.

Foram mais de 800 participantes do XI Congresso, que teve na presidência o Dr. Vitor Last Pintarelli (CRM-PR 19.124), professor de graduação dos cursos de medicina da UFPR (disciplina de Geriatria) e da Universidade Positivo (disciplinas de Semiologia e Geriatria), que também é médico da Fundação de Apoio e Valorização do Idoso e presidente da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia - Seção Paraná (SBGG-PR). O presidente do CRM-PR, Roberto Yosida, participou da solenidade de abertura e compôs a mesa diretora, fazendo a saudação aos presentes.

O evento teve em destaque o tema “Boas práticas para o pró-envelhecimento”. Como explicou o presidente da SBGG-PR, o envelhecimento não é uma doença ou um problema que deva ser evitado ou combatido, mas um fenômeno normal da condição humana, que deve transcorrer com as melhores condições possíveis de saúde, autonomia, independência e qualidade de vida. Ainda de acordo com ele, em tempos de difusão de práticas cientificamente carentes de fundamentos, que prometem juventude perene e até mesmo a reversão dos efeitos do envelhecimento, o congresso permitiu amplo debate sobre as boas práticas já consagradas e também apresentação de novidades existentes para proporcionar que o envelhecimento ocorra da forma mais bem-sucedida possível, amparadas em fundamentos éticos e científicos sólidos.

O XI Congresso teve diversificada programação científica, com palestrantes entre os principais nomes da geriatria e gerontologia do Sul do Brasil, bem como outros convidados de renome nacional e convidados estrangeiros. Dentre os convidados para o evento estavam integrantes da Câmara Técnica de Cuidados Paliativos do CRM-PR, incluindo a coordenadora Cecília Neves de Vasconcelos Krebs e os Drs. Carlos Augusto Sperandio Júnior e Gisele dos Santos.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios